PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA ERA FORMADA POR ÍNDIOS, AFIRMA ESTUDO
Os primeiros protestantes
brasileiros foram evangelizados por missionários holandeses; No Brasil, como em
alguns outros países, o termo “evangélico” passou a ser sinônimo (e depois
substituiu) “protestante” ou “reformado”. Oficialmente, a primeira igreja
protestante (ou evangélica) para brasileiros, fundada em 1858, era da
denominação Congregacional. Mas um novo estudo contesta, afirmando que foi em
1625. Os registros históricos indicam que os primeiros missionários
protestantes chegaram aqui em 1557, enviados pela Igreja Reformada Francesa.
Dia 10 de março daquele ano realizaram o primeiro culto protestante no Brasil.
Porém, enfrentaram forte oposição dos portugueses católicos e nunca conseguiram
fundar uma igreja. No recém-lançado livro “A Primeira Igreja Protestante do
Brasil”, a historiadora e professora cearense Jaquelini de Souza procura provar
que se trata da “Igreja Reformada Potiguara”. Ela foi criada por índios durante
as chamadas “invasões holandesas” no Brasil, no século XVII. Cidades como
Recife guardam até hoje as marcas desse período conhecido como Brasil Holandês,
que ocupou grande parte da região Nordeste do Brasil, entre 1630 e 1654.
Segundo Jaquelini, a Igreja Potiguara tinha esse nome por que teve início entre
os índios de mesmo nome. Em 1625, numa frota aportaram holandeses, na Baía da
Traição, na Paraíba. Entre eles estavam missionários dispostos a evangelizar os
nativos. Depois de alguns meses, mandaram para a Holanda Pedro Poty e Antônio
Paraupaba, duas das maiores lideranças indígenas. Chegando aos Países Baixos,
tiveram acesso à melhor educação formal e religiosa disponível. Convertidos ao
protestantismo, voltaram ao Brasil cinco anos depois, durante a chamada
“segunda invasão holandesa”. Eles fundaram com apoio holandês a igreja onde
desenvolveram um programa de discipulado e de formação de professores
reformados indígenas. Começaram a se desenvolver, reunindo-se nas aldeias e
fazendo batismos, casamentos, profissões de fé e celebrando a ceias do Senhor.
Embora não tivesse um prédio, “Já era a Igreja Potiguara porque,
teologicamente, havendo dois ou três reunidos em nome de Deus,
independentemente do lugar, está ali uma igreja”, explica a historiadora. A diferença
do tratamento dos protestantes holandeses era grande em comparação com
católicos portugueses. A educação do brasileiro nativo era pré-requisito para
sua confissão de fé. Mas “foi só depois da expulsão dos holandeses [em 1654]
que vimos aflorar a verdadeira Igreja Potiguara”, defende Jaquelini. Forçados a
sair do país pelos portugueses, os holandeses deixaram um grupo de potiguares
convertidos e agora, sem supervisão. Muitos desses holandeses foram para a
América do Norte, onde fundaram a colônia de Nova Amsterdã, atual Nova York.
Por aqui, os índios continuavam perseguidos pelos portugueses. Fugindo,
caminharam cerca de 750 quilômetros a partir do litoral pernambucano até o
sertão na Serra da Ibiapaba, no atual Estado do Ceará. Continuaram praticando a
fé protestante e teriam feito convertidos entre os índios tabajaras, que viviam
ali. Paraupaba, nessa época, tentava na Holanda, receber apoio para os
refugiados, mas sem sucesso. Apoiam esse fato, os relatos do conhecido padre
Antônio Vieira, jesuíta que relatou à Companhia de Jesus o que acontecia na
região. Ele chamou o lugar de “Genebra de todos os sertões”, em referência à
Genebra, na Suíça, o berço da Igreja Reformada. Em um trecho de seu relato,
Vieira explica que “muitos deles [os índios] tão calvinistas e luteranos como
se nasceram em Inglaterra ou Alemanha”. É difícil identificar o que restou dos
índios da Igreja Potiguara após passarem seis anos de vida em comunidade na
Ibiapaba. O grupo acabou se desfazendo. Especula-se que alguns se juntaram aos
opositores dos portugueses na chamada “Guerras dos Bárbaros” de 1688. Outros
teriam voltado ao catolicismo ou às religiões nativas. Sabe-se que Pedro Poty
foi capturado pelos portugueses durante a Batalha dos Guararapes. Preso em
Pernambuco, acabou torturado para negar a sua fé. Não renegou e acabou morto.
Segundo Jaquelini, foi o primeiro latino-americano martirizado pela Igreja
Católica. O que ficará para história é que esses índios foram os primeiros
brasileiros protestantes, fundadores de uma igreja que possivelmente durou de
1625 a 1692. O livro de Jaquelini é
baseado em sua tese de doutorado, que pode ser lida aqui. Com informações de
Isto É e Editora Mackenzie.
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