sábado, 3 de março de 2018

GÊNESIS - CAPÍTULO 29 - ESTUDANDO A BÍBLIA DE FORMA EFICIENTE - REALIZAÇÃO: CANAL DA BÍBLIA - MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA E CENTRO DE FORMAÇÃO APOSTÓLICA

GÊNESIS - CAPÍTULO 7  - ESTUDANDO A BÍBLIA DE FORMA EFICIENTE - REALIZAÇÃO: CANAL DA BÍBLIA - MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA E CENTRO DE FORMAÇÃO APOSTÓLICAOs filhos do Oriente não eram cananeus. 29.2-4 — Os pastores naturalmente utilizavam o poço. Jacó conheceu Raquel diante de um poço, da mesma forma que o servo de Abraão encontrou a esposa de Isaque num poço. Talvez até o local fosse o mesmo. Em razão de Deus ter feito com que muitos eventos importantes ocorressem junto a poços, eles se tornaram símbolo do cuidado e da benção de Deus (Gn 16.14; 21.19,30; 26.32; Is 12.3; Jo 4.1-26) 29.5 — O termo filho é usado aqui num sentido amplo. Na verdade, Naor era o avô de Labão (Gn 22.20- 23), e o pai deste era Betuel (Gn 24. 15,50). 29.6-8 — Está ele bem? Ao perguntar sobre Labão, no idioma original, Jacó emprega o termo shalom, utilizado na narrativa bíblica de um modo peculiar. Quanto ao nome Raquel, é uma palavra carinhosa que significa ovelha meiga. Ela era filha do irmão da mãe de Jacó, ou seja, sua prima. 29.9, 10 — Estando ele [Jacó] ainda falando com eles [os pastores]. Enquanto Jacó conversava com os pastores de Labão, a aproximação de Raquel se deu como um reflexo da chegada de Rebeca ao poço há muitos anos (Gn 24. 15-20). Mais uma vez, a sincronia de Deus foi perfeita (leia sobre Boaz e Rute em Rt 2.3 ). 29.11 — E Jacó beijou a Raquel. Sem dúvida alguma, o filho mais novo de Isaque ouvira muitas vezes a história do momento em que sua mãe conheceu o servo de Abraão junto ao poço. Jacó sabia que o encontro deles havia sido providenciado por Deus. 29.12-15 — Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário. Neste momento, a história tomou um novo rumo. Labão se tornou um mercador de ovelhas, um bom parceiro para Jacó, aquele que vence. 29.16 — Léia era a irmã mais velha de Raquel. Seu nome significava bezerra selvagem e provavelmente era um termo valoroso. 29.17 — A expressão que descreve os olhos de Léia, olhos tenros, transmite a ideia de meiguice ou fragilidade no olhar. Quanto a Raquel, sua caracterização é similar à de Sarai (Gn 12. 11 ) e à de Rebeca (Gn 24-16): bonita e atraente (n vi) o u de formoso semblante e formosa à vista [arc]. 29.18,19 — Jacó amava a Raquel. Este é um exemplo bíblico raro de amor à primeira vista. [Para ler sobre outro, veja o que ocorreu entre os pais de Jacó, em Gênesis 24.67.] Com o intuito de casar-se com Raquel, Jacó prestou serviços ao pai da jovem por sete longos anos, o que demonstra a grande apreciação do rapaz pela moça. 29.20,21 — E [os sete anos] foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava Esta é uma expressão extraordinária de amor romântico na Bíblia. 29.22 — Então Labão reuniu todo o povo daquele lugar e deu uma festa (n vi) . O termo hebraico traduzido como festa indica que houve fartura de comida e bebida, como se pode observar na versão Almeida Revista e Corrigida, em que é empregado o vocábulo banquete. 29.23 — E aconteceu, à tarde, que tomou Léia, sua filha, e trouxe-lha. E [Jacó] entrou a ela. Uma festa realizada publicamente para celebrar o casamento fez com que a união entre Jacó e Léia se tornasse oficial. 29.24,25 — E aconteceu pela manhã ver que era Léia. Somente pela manhã Jacó reconheceu quem realmente havia se deitado com ele. Deve ter sido inacreditável para o esposo e um enorme pesar para Léia. Este acontecimento também causou uma dor profunda em Raquel. O golpe sujo de Labão não só demonstrou desprezo da parte deste por Jacó, como também ressaltou seu desinteresse pelos sentimentos de suas duas filhas. Toda essa situação evidencia que naquela época as mulheres não tinham poder e nem direito de opinião diante dessas circunstâncias. Perante esse evento deplorável, Jacó expressa ao sogro toda a sua revolta, perguntando: Não te tenho servido por Raquel? Por que, pois, me enganaste? A palavra traduzida do hebraico como enganar quer dizer agir traiçoeiramente ou trair (1 Sm 19.17). Jacó, que outrora enganara o irmão, agora também havia sido enganado por Labão (Gn 27.35). 29.26 — Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Segundo a nvi, Labão respondeu [a Jacó]: “Aqui não é costume entregar em casamento a filha mais nova antes da mais velha”. Nota-se claramente que Labão utilizou como justificativa para seu ato fraudulento a tradição ou a cultura da região onde vivia. Contudo, não se sabe ao certo se o costume era esse. 29.27 — Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires comigo. Labão enganou Jacó a fim de conseguir mais sete anos de trabalho do genro. [Para saber outras informações a respeito dos acordos de Labão envolvendo seu rebanho, leia Gn 31.7,41.] No entanto, Jacó amava tanto Raquel que acabou concordando com essa proposta (v. 28). 29.28,29 — Da mesma forma que Zilpa em relação a Léia (v. 24), Bila mais tarde geraria um filho de Jacó, com o consentimento de Raquel, por causa da esterilidade desta (Gn 30.3-8). 29.30,31 — Vendo, pois, o SENHOR que Léia era aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril. Aborrecida (v. 33) quer dizer desprezada, termo empregado na nvi. O Senhor, por Sua graça, fez com que Léia tivesse um filho porque ela era rejeitada pelo marido. No antigo Oriente Médio, a cultura valorizava somente a mulher que podia ter filhos, especialmente meninos. Embora Raquel fosse a esposa amada por Jacó, ela era estéril. Raquel desejava a capacidade que Léia tinha de engravidar, enquanto Léia almejava o amor que Jacó dava a Raquel. 29.32 — Léia orou ao Senhor para que Ele lhe desse um filho. Talvez ela tenha bradado entusiasmada “aqui está o filho!” quando Rúben nasceu, pois é exatamente isso que o nome dele significa. A fé de Léia em Yahweh é atestada em seu reconhecimento de que o Senhor olhara por sua necessidade e encontrara uma forma de recompensá-la. Este acontecimento nos lembra a história de Ana (1 Sm 1) e o grande exemplo do amor leal de Yahweh no Salmo 113.9. Porém, há outros aspectos a serem destacados além do exemplo isolado da concepção de um filho. Desde o nascimento de Caim (Gn 4.1), podem ser observadas inúmeras passagens do Antigo Testamento que relatam a persistência dos casais quanto à preservação da linhagem. Léia e Raquel se enquadram neste padrão, da mesma maneira que, antes delas, Sara e Rebeca. Por fim, essa busca pela perpetuação da descendência leva ao nascimento do Salvador (Mt 1.18-25), realizando-se assim o cumprimento da promessa original de Deus a Eva: dela viria a Semente que triunfaria sobre o inimigo (Gn 3.15). 29.33 — O nome Simeão celebra o fato de que Deus ouviu as súplicas de Léia novamente. Ele atendeu às orações da filha mais velha de Labão porque observava seu trágico relacionamento com o marido. 29.34 — Tempos depois, Deus escolheria a tribo de Levi para que dela se originassem os sacerdotes do tabernáculo. Assim, o nome Levi quer dizer ligado a Deus. 29.35 — Judá, o último dos quatro filhos de Léia e Jacó, recebeu um nome que está relacionado (ou possui a pronúncia muito parecida) com a palavra mais usada na Bíblia para louvor ao Senhor (yadâ). Este verbo é traduzido como agradecer, mas seu significado mais apropriado é agradecer publicamente (SI 118.1). Neste versículo, Léia e Jacó (Gn 49.8) vinculam o nome Judá ao louvor a Yahweh. Os quatro nomes dos filhos de Léia expressam a busca dessa mulher pelo amor de seu marido. Porém, em cada caso, não é concedida a Léia a grande bênção almejada. Podemos observar também que o escritor de Gênesis não é um filólogo moderno — aquele que estuda a língua, a literatura e todos os fenômenos culturais de um povo — que transmite em cada nome os significados precisos das palavras em seu contexto histórico e desenvolvimento linguístico. Alguns desses nomes apenas soam como os vocábulos com os quais estão relacionados (Zebulom, em Gn 30.20). Outros são baseados em múltiplos trocadilhos (José, em Gn 30.24). Contudo, há aqueles a que se imprime a conotação que corresponde exatamente ao seu significado.

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