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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

GLOBO EXIBE FILME SOBRE A HISTÓRIA DE MOISÉS E EVANGÉLICOS REPERCUTEM SURPRESOS NAS REDES SOCIAIS


No último sábado pela manhã, o programa TV Globinho apresentou o filme “Príncipe do Egito”, produzido em 1998 pela DreamWorks, e o fato causou surpresa em diversos usuários das redes sociais, embora essa não tenha sido a primeira exibição do filme pela emissora. No Twitter, a reação dos evangélicos era vista através de comentários, tanto a respeito da mensagem que o filme expressa, quanto à inusitada situação de assistir a um filme de temática bíblica na TV Globo: “Assistindo desenho animado ‘Moisés’ na TV Globinho, muito legal! Quando imaginei que ia ver história bíblica na Globo”, publicou o pastor e deputado federal Jefferson Campos (PSD-SP) em seu perfil no Twitter. A mesma foi compartilhada por outros internautas, que repercutiram a veiculação do filme de forma positiva: “Esse desenho que tá passando na Globo sobre a vida de Moisés, é pra fazer refletir e nunca, jamais perder a fé!”, escreveu Pollyana Ellen. O bom humor também esteve presente nos comentários: “Moisés ta dividindo o mar na globo! (risos)”, escreveu Bruna Lins. Com um olhar analítico sobre o fato, o presbítero assembleiano João Batista Cruzué escreveu um artigo no blog Olhar Cristão falando sobre possíveis motivos que tenham levado a emissora da família Marinho á exibição do filme: “Foi uma boa surpresa [...]Decididamente a direção das organizações Globo resolveu ‘agradar’ os evangélicos. Ou, sendo mais pragmático, não continuar desprezando os crentes”. Para Cruzué, a questão é mercadológica, e perante o crescimento em número da população declaradamente evangélica, a emissora teria optado por abrir espaço a temas com que os evangélicos se identificam. -Minhas estimativas (conservadoras) dizem que os evangélicos serão 25% da população  brasileira até 2015. Sendo a maioria da classe média, em termos de poder aquisitivo devem representar uma grande fatia do mercado consumidor para os produtos populares que financiam as novelas brasileiras. A Globo não se tornou evangélica,  apenas mudou sua política estratégica em relação aos crentes por causa do que está em seus bolsos.  O aumento do faturamento da Rede depende dos evangélicos – conceituou o presbítero blogueiro. A concorrência com a TV Record, emissora do bispo Edir Macedo, também foi pontuada por Cruzué: “Outra razão para a aproximação da família Marinho com os evangélicos é sua concorrência com a Rede Record. Se o Bispo Macedo optou por fazer benchmarking com as novelas da Globo, a família Marinho decidiu contratacar na área religiosa do Bispo. Daí, veio o desenho animado do Êxodus que vi  parte, hoje sábado 17.11.2012, pela manhã. Concorrência comercial.  Tenho certeza que em tempo não muito distante, veremos um programa evangélico mensal na Rede Globo”, previu.

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