Header Ads

MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

-- CAPACITAÇÃO DE OBREIROS E DIÁCONOS -- ( 1ª PARTE )

PASTOR SERGIO LOURENÇO

COMO DEVE SER A VIDA DE UM OBREIRO
Um obreiro de forma geral tem que ter uma vida integra diante de Deus e dos homens, pois o mesmo deve ser exemplo em sua igreja, comunidade e família, em I Timóteo 4.12 o apóstolo  Paulo disse assim a Timóteo: “Sê exemplo dos fieis”.
Uma pessoa que toma a decisão de trabalhar em pro da obra de Deus, não pode ter motivos para se envergonhar, vejamos o que diz ll Timóteo 2:15:

“Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho”.

“Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

Vemos claramente em duas traduções que todo aquele que deseja ser um obreiro deve andar com sua vida focada em Cristo, ou seja, manter sua vida no altar de Deus. Tendo como alvo principal e primordial a semelhança a Cristo.  O apóstolo Paulo era muito focado nas atividades de Cristo de tal modo que ate parecia com o próprio Cristo, e desejava que outros também tivessem tal semelhança, vejamos o que diz l Coríntios 11.1:   

“Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo”.

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”

Vemos nestas duas traduções que devemos ser imitadores de Cristo, deste modo ser um obreiro não é apenas fazer os ofícios da igreja, mais é manter em primeiro lugar manter sua vida no altar do Senhor, honrado ao Senhor Jesus todos os dias da sua vida.

COMO DEVE SER A VIDA ESPIRITUAL DE UM OBREIRO
Todos deveram conhecer o mundo espiritual, onde são travadas varias batalhas espirituais, por esta razão a vida espiritual de um obreiro deve estar focada só mente em Cristo. Podemos afirma que a vida espiritual de um obreiro é o alicerce de um trabalho prospero e frutífero. Pois aqueles que não têm sua vida espiritual em Cristo, correm um grande risco de ser exposta a vergonha por sua própria negligencia.
O obreiro deve ter sua vida espiritual bem alicerçada, pois para isso o obreiro deve desenvolver algumas atitudes, que devem virar um hábito na sua vida, vejamos três hábitos fundamentais para um obreiro:
HÁBITO DE ORAR: este é um dos hábitos que deve ser cultivados diariamente pelo obreiro, pois a falta deste hábito tem levado muitos ao desanimo e ao comodismo, abrindo assim uma grande porta para satanás trabalhar. Nossa dica esta em l tessalonicenses 5.17: “orai sem cessar”. Gostaríamos que você meditasse nos seguintes versículos: (Mateus 14.23), (Marcos 1.35), (Lucas 6.12), (Atos 6.04). Então desta forma, todo o obreiro que realmente deseja ser um grande instrumento nas mãos de Deus levará muito a sério este precioso hábito e fará da oração seu momento diário  de dialogo com Deus.
HÁBITO DE ESTUDAR PROFUNDAMENTE A BÍBLIA: este é um dos hábitos que deve ser cultivados diariamente pelo obreiro, pois a Bíblia é a fonte de alimento para o espírito, a vida espiritual de um obreiro depende principalmente dela.  Podemos afirmar que a Bíblia é a principal ferramenta de trabalho de um obreiro e ele precisa ter muita habilidade e capacidade para usá-la.  

HÁBITO DE SER VIGILANTE: este hábito é fundamental para que o obreiro conserve sua comunhão com Deus. Isto significa que devemos preservar os tesouros espirituais que estão dentro da  nossa alma. Não basta orar muito, ler muito a Bíblia e deixar de vigiar diariamente. Tudo o que se constrói por meio da oração e do estudo da palavra pode desmoronar se o obreiro não vigiar. O Senhor Jesus falou muito sobre a necessidade da vigilância, medite nos seguintes versículos: (Mateus 26.41-42), (Mateus 25.13), (l Pedro 5.8).  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.