O CONTRA-ATAQUE DA IGREJA DEUS É AMOR
Enquanto denominações como a
Universal do Reino de Deus e a Mundial do Poder de Deus crescem em ritmo
acelerado, a Igreja Pentecostal Deus é Amor possui algo em torno de 900.000
membros, segundo último levantamento feito pelo IBGE, em 2010. O baixo
crescimento passou a ser visto com preocupação por parte da liderança da IPDA,
por motivos óbvios: apesar de possuir mais tempo de atividade no Brasil e no
mundo – completou 50 anos no último dia 3 de junho – e ter experimentado um
significativo crescimento entre as décadas de 80 e 90, a IPDA tem encontrado
dificuldade para competir com outras denominações com menos tempo de atividade,
mas que ocupam cada vez mais espaço nas capitais e grandes cidades do Brasil. Fora
a sede mundial e umas poucas sedes regionais, grande parte das igrejas da IPDA
são compostas por pequenos salões alugados e com não mais de que 50 membros, o
que dificulta a competição com outras denominações com maior presença nas
principais vias como a IURD e a IMPD, além de outras denominações pentecostais
com grande presença nos bairros, como as Assembleias de Deus. Há outras razões
do baixo crescimento experimentado nos últimos anos, como a rigidez doutrinária
e de usos e costumes, escândalos envolvendo lideres máximos da Igreja,
campanhas de cura e libertação adaptadas a partir da IPDA pelas igrejas
neopentecostais e o não investimento em meios de comunicação de massa, como a
televisão. Com a liberalização de costumes e o investimento na comunicação
direta com os telespectadores, as igrejas neopentecostais criaram um mecanismo
“eficaz” de captação de contribuintes e avanço em áreas dominadas por igrejas
pentecostais e históricas. O uso de mecanismos comuns à Segunda Onda
Pentecostal Brasileira (Paul Freston, 1993), como às campanhas de cura e
libertação permitiu às igrejas neopentecostais garantias de um crescimento
contínuo. Seduzidas pelas promessas de prosperidade e cura “divina” e a não
exigência de usos e costumes, os ouvintes encontraram em denominações como a
Mundial do Poder de Deus a solução para seus problemas. Campanha publicitária: Penalizada
pelo avanço das igrejas neopentecostais – baseado nos programas televisivos – e
sem poder abrir mão de sua história e costumes, recentemente a Igreja
Pentecostal Deus é Amor passou a desenvolver uma campanha publicitária que
envolve anúncios em jornais como o Metro, panfletos e a associação da imagem do
fundador, David Miranda, à denominação. No jornal e nas fachadas das filiais da
IPDA, uma imagem do fundador com sua coleção particular de cadeiras de rodas e
muletas – frutos de suas campanhas “milagrosas” na sede mundial e em cruzadas
pelo mundo – é exibida na tentativa de atrair mais seguidores. Associada à imagem
de Miranda, no Metro uma frase chama a atenção: “Estas são algumas das milhares
de muletas, cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos de pessoas que alcançaram
o milagre de Jesus, na Igreja Pentecostal Deus é Amor.”
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