PESQUISADORES APONTAM USO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA DA GRAÇA: “OPERA EXATAMENTE COMO UMA EMPRESA”
Um estudo científico produzido
para um artigo analisou a prática de estratégias de marketing na Igreja
Internacional da Graça de Deus (IIGD), liderada pelo missionário R. R. Soares. No
estudo, os pesquisadores Ana Paula de Carvalho Martins, Harlyene Bruna Viégas
Borges e Weudys Menezes de Moraes constataram que alguns dos principais métodos
de marketing usados no mercado, são aplicados na administração da IIGD. Aspectos como abordagem de vendas, mix de
produtos, marketing digital, segmentação de mercado, propaganda, processos
midiáticos, estratégias mercadológicas, conceitos de logística, apreciação
visual do ambiente físico e dos produtos, posição demográfico, tudo isso com o
intuito de oferecer satisfação às necessidades dos clientes, foram aspectos
constatados na igreja pelas observações realizadas e descritas neste artigo –
resume o documento. O artigo usa os termos mercadológicos, como clientes e
produtos, para se referir aos fiéis, cultos e campanhas, por exemplo. Na
pesquisa para a produção do artigo, foram usadas referências bibliográficas que
trouxeram embasamento para a tese de que, o uso dessas estratégias no que se
refere à fé é recente. Segundo McCarthy e Perreault (2002) somente a partir de
1970 o marketing começou a ser amplamente reconhecido como um instrumento
aplicável a todos os tipos de organizações sem fins lucrativos, públicas ou
particulares – hospitais, faculdades, instituições beneficentes, organizações
religiosas, grupos comunitários, associações profissionalizantes, movimentos
sociais, grupos de autoajuda etc. Consideram ainda que algumas delas operam
exatamente como uma empresa, mas diferente destas, as organizações sem fins
lucrativos não mensuram o seu resultado final através do “lucro” e sim de
medidas de sucesso a logo prazo tomadas para a consecução de seu objetivo, que
é satisfazer a necessidade e o desejo de seu público alvo – contextualiza o
artigo. O documento, publicado no site Administradores, sintetiza, em sua
introdução, que os métodos de marketing são essenciais para a Igreja da Graça
se manter e continuar em busca de crescimento: “Descrevendo a análise dos dados
coletados, verificou-se a importância do marketing não apenas nas empresas, mas
também em organização como a IIGD, pois esta necessita de sustentabilidade e
ordem de crescimento assim como uma empresa. Para isso é necessário desenvolver
uma plano de estratégia fundamentado nos objetivos que a organização deseja
alcançar, no caso da IIGD, a angariação, fidelização e recepção de novos
clientes (fieis)”. A teologia da prosperidade foi mencionada como um dos
principais fatores de impulso para o crescimento da denominação: “Um dos
grandes responsáveis por esse crescimento da comunidade evangélica no Brasil é
um segmento do protestantismo chamado neopentencostal. Esse Fenômeno surgido a
partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional
especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça.
Para Romeiro (1996, p. 35) essa doutrina ensina que todo crente deve viver com
muito dinheiro, morar em mansão, desfilar em carrões, ficar livre de qualquer
tipo de enfermidade durante todo o tempo de sua vida. As igrejas desta
categoria investem maciçamente em mídia eletrônica”.Por Tiago Chagas, para o
Gospel+
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