CONHEÇA O LIVRO DE MATEUS
Chave: Reino dos Céus; Único
livro do Novo Testamento que foi escrito originalmente em hebraico. Comentário:
O evangelho segundo São Mateus tem em mira dar testemunho de que Jesus é o
prometido Messias da antigüidade, e que sua tarefa messiânica consistia em
levar aos homens o reino de Deus. Estes dois temas - a messianidade de Jesus e
a presença do reino de Deus - estão inseparavelmente vinculados, e cada um
deles engloba um "mistério"- uma nova revelação do propósito redentor
e divino. (Leia Romanos 16:25, 26). O mistério
da missão messiânica está que antes que o Messias venha nas nuvens, como
celestial Filho do Homem, para estabelecer seu reino sobre a terra, deve
primeiramente vir com humildade entre os homens, como o Servo sofredor que
morrerá na cruz. O judeu do primeiro século jamais tinha ouvido tal coisa. Para
o crente da atualidade, o capítulo 53 de Isaías relata com meridiana clareza os
sofrimentos do Messias. Contudo, nesta passagem não se faz referência ao
Messias, e o contexto (Isaías 48:20; 49:3) cita especificamente a Israel como
servo de Deus. Portanto, não devemos surpreender-nos com o fato de que os
judeus não compreendessem que o capítulo 53 de Isaías se referia ao Messias.
Esperavam um Messias que viesse com poder e vitória, e o Antigo Testamento promete,
em realidade, tal Messias. O Filho de
Davi é um Rei divino que governará no reino messiânico (Isaías 9:11; Jeremias
33), quando todo o pecado e todo o mal serão tirados, e prevalecerão a paz e a
justiça. O Filho do Homem é um Ser celestial a quem é confiado o governo sobre
todas as nações e reinos da terra. O Antigo Testamento não nos diz de que forma
se relacionam entre si estes dois conceitos proféticos do Rei davídico e do
celestial Filho de Deus, ou de que modo cada um deles pode ser identificado com
o Homem de dores do capítulo 53 de Isaías. Portanto, os judeus do primeiro
século esperavam um Messias vencedor, ou um Filho do Homem, porém celestial, e
não um Servo humilde do Senhor, que sofreria e morreria. O mistério messiânico
- a nova revelação do propósito divino - consiste em que o celestial Filho do
Homem deve primeiro sofrer e morrer em cumprimento de sua missão messiânica e
redentora, como o Varão de dores, antes de apresentar-se com poder e glória. O mistério do reino está intimamente associado
com o mistério messiânico. O capítulo 2 do livro de Daniel descreve a vinda do
reino de Deus com linguagem vivida, do ponto de vista da destruição de toda e
qualquer potência que resista a Deus e se oponha à vontade divina. O reino virá
com poder, varrendo todo mal e todo governo hostil, transformando a terra e
apresentando uma nova ordem universal de perfeita paz e justiça. Contudo, o
Senhor Jesus não apresentou um reino de poder portentoso. Daí que tanto sua
mensagem como sua pessoa deixassem completamente perplexos seus contemporâneos,
inclusive seus discipulos. Era filho de um carpinteiro; sua família era
conhecida em Nazaré; tinha muitíssima semelhança com qualquer rabino judeu.
Suas obras eram atos bondosos de afeto e amor; não obstante isso, afirmou que
em suas palavras, em seus feitos e em sua pessoa havia chegado a eles o reino
de Deus. Contudo, os reinos do homem e do mundo continuavam como sempre, sem
que o odiado governo romano sobre o povo de Deus fosse desafiado. Como podia
ser o reino de Deus se ele não despedaçava os outros reinos do mundo? Que esse
reino viesse com poder espiritual antes de apresentar-se em glória era uma nova
revelação do propósito divino. Autor: A
tradição do segundo século da igreja atribui a autoria do primeiro evangelho ao
apóstolo Mateus.
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