OS DIAS DA CRIAÇÃO - "OS DIAS DA CRIAÇÃO DO MUNDO FORAM LITERALMENTE DIAS DE VINTE E QUATRO HORAS?" - A BÍBLIA RESPONDE - CPAD
Realmente,
muito se tem discutido sobre o significado da palavra dia nos primeiros
versículos do livro de Gênesis. Para muitos, os dias da criação (Gn 1.1,13) são
longos períodos, que. inclusive, devem coincidir com as eras geológicas.
Outros, no entanto, interpretam esses dias como períodos de vinte e quatro
horas. Os que advogam a palavra dia como significando um longo período, afirmam
que até o 3" dia (Gn 1.1.13) não existiam o Sol e a Lua. para regerem o
tempo, definindo o dia e a noite, à semelhança de hoje. Os que declaram que os
dias da criação compreendem um período de vinte e quatro horas apegam-se a
Êxodo 20.11. Moisés se teria referido a dias de vinte e quatro horas
aplicando-os à criação. Em muitas referências bíblicas, a palavra dia ou
"Yom" (heb.). tem vários significados. Por exemplo, "dia" 1.181
vezes; "hoje" 87 vezes; "eternamente" 18 vezes;
"continuamente" 10 vezes; "idade" 6 vezes; "vida"
4 vezes; "perpetuamente" 2 vezes. Além disso, às vezes parecem
compreender o período da criação, isto é, os seis dias (Gn 2.4), o que
dificulta, de fato, a compreensão exata do assunto. O que é mais aceito pelos
estudiosos desse assunto é que aí se refere a dia solar. As seguintes
referências sustentam o princípio de que os dias da criação, mencionados em
Gênesis capítulo 1 e 2, são dias solares: a) cento e cinqüenta dias do Dilúvio:
Gn 8.3; b) quarenta dias (espias): Nm 13.25; c) três dias (Jonas): Jn 1.17; d)
quarenta dias depois da ressurreição de Jesus: At 1.3; e) seis dias (criação):
Êx 20.9-11. Em todas as referências do Velho Testamento aqui mencionadas, a
palavra "dia", no original está "yom" (hb), que significa,
neste caso, dia solar. Em Atos aparece a palavra "hemera" (gr), que
tem o mesmo significado. Todavia, existem outros importantes sentidos, como
seja, um período de tempo que pode ser de curta ou de longa duração (Is 2 e 4),
ou um tempo mesmo (Gn 4.3; 26.8; Nm 20,15) ou um período inclusivo e
compreensivo: Gn cap. 2; Dt cap. 10. Destarte, a fim de esclarecer esta
questão, apresentamos, ao caríssimo leitor, nove razões que levam alguns estudiosos
da Bíblia a pensar que estes "yons", ou seja, dias, foram de 24
horas: 1. Cada um destes dias de Gênesis está dividido em períodos de luz e
escuridão, exatamente como um dia solar. Alguns, entretanto, discutem baseados
na convicção de que nos três primeiros dias da criação não havia sol, e que,
por isso, não poderiam ser 14 dias solares. Porém, existem dias no inverno em
que não aparece a luz solar, e, além disso, há países onde a luz do Sol não
aparece por longos períodos, mas ainda assim dividem-se os dias em 24 horas. 2. Notamos que no 3º dia o grande mundo
botânico nasceu, sendo este também dividido como os outros; mas, se
acreditarmos que este foi um período geológico, como alguns admitem, de 500.000
anos de luz e seguido por 250.000 anos de trevas; perguntamos: Seria possível o
mundo botânico sobreviver metade duma era geológica sem os raios do Sol? 3. O texto hebraico implica numa
espontaneidade de acontecimentos, que rejeitam, de fato. a necessidade duma era
para representar a palavra dia. Disse Deus: "Haja luz", e a luz
existiu. Será que o Deus onipotente e plenipotenciário iria precisar de tantos
séculos para realizar essa obra? Pedro esclarece-nos isso quando diz que um
dia. para o Senhor, é como mil anos e mil anos como um dia: 2 Pe 3.8. Deus. pela
sua Palavra, poderia ter feito todas as coisas num só dia, pois, para Ele,
tempo não é impedimento. 4. Temos de
convir em que Moisés, quase com certeza, se está referindo a dias solares de 24
horas, e não a dias geológicos, que os cientistas com seus determinados
cálculos pretendem provar. Moisés certamente não estava procurando expressar-se
em termos científicos, mas usou uma linguagem acessível à época. 5. Nos manuscritos hebraicos, quando um
número definido precede ou acompanha a palavra "yom". sempre indica
um dia solar. Por que não aqui? 6. Está
em evidência o relato da própria Bíblia, especialmente tratando do
estabelecimento do sábado, 7º dia: Êx 20. Portanto, se fôssemos dar crédito no
que dizem alguns cientistas modernos, teríamos, também, de crer no mesmo
período geológico para a criação de Adão e ainda em que Deus continua
descansando até hoje. Impossível! 7. Se
aceitarmos a teoria de que cada um destes "dias" representa uma era
geo-lógica de 500.000 anos. como explicar, por exemplo, que Adão foi criado no
sexto período e que Deus descansou no sétimo dia ou "era"? Adão
estaria vivo depois ou foi expulso do jardim do Éden no oitavo dia? Que idade
teria ele, então? a Bíblia declara-nos que Adão morreu com 930 anos. Porém, se
seguirmos o raciocínio da geologia moderna ele teria 750.000 anos, quando foi
expulso do jardim do Éden. Isto constitui um verdadeiro absurdo! 8. Não há razão de se exigir um período tão
extenso para cada dia. A menos que acreditemos na teoria dos evolucionistas,
porque somente deste modo precisaríamos crer nesses dias longos. 9. No versículo 3 de Gênesis não existe
discrepância. Deus disse: "Haja luz" e a luz existiu. Ademais, o
hebraico ajuda-nos a entender qual o significado dessa expressão. O termo vem
de uma tradução do hebraico: "Wa ye hi or". que dá a entender que foi
um ato instantâneo. A palavra luz, no versículo 3 é "or" fheb). e seu
corres-pondente é "phos" (gr). Já no versículo 14, temos a expressão
"luminares", "maior" fheb). que significa literalmente um
candeeiro, castiçal ou candelabro, ou seja, aquele que segura a luz ou depósito
de luz. Ademais, para provar a origem da luz no primeiro dia da criação (pois o
Sol somente foi criado no quarto dia), temos, por exemplo, a "Aurora
Boreal", do Pólo Nor-te; os "mares" que possuem elementos e
minerais que dão brilho fosforescente, onde existem plantas, peixes, fungos
marinhos, que têm este brilho. Um outro exemplo não menos importante é o
"vagalume" que. sem dúvida, quebra todos os argumentos da ciência
moderna, quando diz não existir luz sem calor; porém, confessam os próprios
cientistas, o inseto luminoso, joga por terra a exigência da ciência, pois há
luz sem calor. E finalmente, a "luz cósmica", que era desconhecida e
desacreditada até os homens explorarem o espaço. O nosso Planeta e Vênus,
quando contemplados de longe, no espaço, parecem bolas de luz. Do exposto,
podemos dizer que essa incerteza por parte da ciência, em relação à criação do
universo em nada afeta a veracidade da Palavra de Deus. Ele é o Criador de todas
as coisas.
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