OS EXTREMOS E MISTURAS NOS AVIVAMENTOS - A HISTÓRIA DO AVIVAMENTO AZUZA - FRANK BARTLEMAN
A presente manifestação Pentecostal não irrompeu num
instante como se fosse um imenso incêndio de pradaria para
pôr fogo no mundo inteiro. Na realidade, nenhuma obra
divina aparece desta maneira. É preciso tempo para a
preparação O produto final não é reconhecido em seu
período inicial. Os homens indagarão de onde veio tudo
aquilo, pois não tomaram conhecimento da preparação; no
entanto, esta preparação é sempre uma condição essencial.
Cada movimento do Espírito de Deus também tem de
passar pelas poderosas investidas das forças de Satanás. "O
dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à
luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse" (Apocalipse
12:4). Foi assim também com o princípio desta obra
Pentecostal. O inimigo fez muitas falsificações, mas Deus
manteve a criancinha bem escondida dos Herodes por uma
estação, até que pôde adquirir força e discernimento para
resistir-lhes. A chama foi preservada com ciúmes pela mão do
Senhor dos ventos das críticas, dos ciúmes, da
incredulidade, etc. Passou por mais ou menos as mesma
experiências de todos os Avivamentos. Havia inimigos dentro
e fora da obra. Tanto Lutero, quanto Wesley, tiveram as
mesmas dificuldades nos seus tempos. Temos este tesouro
em "vasos de barro". Todo nascimento normal é cercado de
circunstâncias não totalmente agradáveis. O trabalho
perfeito de Deus é realizado dentro da imperfeição humana.
Somos criaturas da "queda".
Por que esperar uma manifestação perfeita neste caso? Estamos voltando para Deus.
John Wesley descreve assim o Avivamento em sua época: "Assim que parti, dois ou três começaram a crer que o que imaginavam eram impressões vindas de Deus.
Enquanto isso uma enxurrada de críticas vinha de todas
as partes. Não se admire que Satanás semeio o joio no meio
do trigo de Cristo. Foi sempre assim, principalmente
quando houve um grande derramamento do Espírito, e
sempre será assim até o diabo ser preso por mil anos. Até
então, ele tentará imitar e se opor ao trabalho do Espírito
de Cristo."
D'Aubigné disse: "Um movimento religioso quase sempre
excede a justa moderação.
para A fim de que a natureza humana possa dar um passo
frente, seus pioneiros devem estar muitos passos na
vanguarda." Outro escritor disse: "Lembrem-se que grandes
extravagâncias e fanatismos acompanharam a doutrina da
justificação pela fé quando foi trazida de volta por Lutero. A
maravilha não foi que Lutero tivesse a coragem de
enfrentar o papa e os cardeais, mas que ele tivesse a
coragem de suportar o desprezo que sua própria doutrina
trouxe sobre ele pela maneira como foi interpretada e
alardeada por adeptos. Lembrem-se do escândalo e
ofensas que se fizeram presentes com o ressurgimento da
piedade e devoção sob a influência de Wesley. O que nós
consideramos hoje como errado pode ser a luz refratada de
uma grande verdade que ainda está abaixo do horizonte."
John Wesley mesmo orou assim quando o Avivamento
parecia estar desfalecendo:
"Senhor, manda-nos o antigo Avivamento sem seus
defeitos; mas se não for possível, manda-o de volta com
todos os seus defeitos. Precisamos de um Avivamento!"
Adam Clark disse: "A natureza (como também Satanás)
sempre se mescla tanto quanto possível com o verdadeiro
trabalho do Espírito de forma a levá-lo ao descrédito e a
destruí-lo. Assim, em todos os grandes Avivamentos
religiosos é quase impossível impedir que o fogo estranho se
misture com o verdadeiro fogo."
O Dr. Seiss disse: "Nunca houve uma semeadura de
Deus na terra que não fosse super-semeada por Satanás;
nem houve crescimento vindo de Cristo sem que as ervas
do maligno se misturassem para impedir o crescimento.
Aquele que pretender achar uma igreja perfeita em que não
haja elementos indignos nem imperfeições, pretende tarefa
impossível."
Ainda outro escritor diz: "Nas diversas crises que
ocorreram na história da igreja, têm surgido homens com
um destemor santo que assombrava seus companheiros.
Quando Lutero afixou suas teses na porta da catedral
de Wittenburg, os homens cautelosos se impressionaram com
sua audácia. Quando John Wesley ignorou todas as
restrições eclesiásticas e normas religiosas e pregou no
campo e pelas ruas, os homens consideraram sua reputação
arruinada. Em todas as épocas tem sido assim. Quando as
condições religiosas de uma época exigiam a chamada de
homens que estavam dispostos a sacrificar tudo por Cristo, "a
demanda criou a oferta" e sempre acharam-se alguns que
estavam dispostos a serem considerados loucos pela causa
de Deus. Um total desprezo com relação às opiniões dos
homens e outras conseqüências é a única atitude que pode vir de encontro às exigências do tempo presente."
Deus achou seu Moisés na pessoa do irmão Smale para nos guiar até a travessia do Jordão. Escolheu, entretanto, ao irmão Seymour para ser nosso Josué para nos levar ao outro lado.
Domingo, dia 15 de abril, o Senhor me chamou para
dez dias de orações especiais... Eu me sentia como se
carregasse um grande fardo, mas não sabia o que Ele estava
pensando. Ele tinha algo para eu fazer e queria que eu me
preparasse para isto. Quarta-feira, dia 18 de abril, o grande
terremoto de São Francisco ocorreu e devastou a cidade e
os arredores. Não menos do que quinhentas pessoas
perderam a vida só em São Francisco. Eu senti que o Senhor
estava respondendo nossas orações concernentes a um
Avivamento à sua própria maneira. "Quando os teus juízos
reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça"
(Isaías 26:9). Um enorme fardo de oração veio sobre mim; orei
para que as pessoas não fossem indiferentes à voz de Deus.
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