MORTE E HADES "NA PARÁBOLA DE LUCAS 16.23, DIZ QUE O RICO FOI PARA O 'HADES' E LÁZARO PARA O 'SEIO DE ABRAÃO'. GOSTARIA DE SABER ONDE SE SITUAVA UM E OUTRO LUGAR." - A BÍBLIA RESPONDE - CPAD
Em
primeira instância podemos declarar que é impossível situar a localização
geográfica destes dois lugares, por se tratar da habitação dos espíritos.
Todavia, apresentaremos a posição bíblica analisando ambos, dentro do parâmetro
contextual divino "além-túmulo". Primeiramente, a palavra
"hades", no Novo Testamento, é a transliteração do vocábulo grego
"Hades", expressão essa usada para indicar o lugar dos espíritos que
se foram daqui, isto é, o submundo. Eqüivale ao termo "sheol".Na
tradução septuaginta ou LXX, hades é a tradução constante do termo hebraico
"sheol". Essa dimensão é pintada como lugar que consiste de duas
divisões, a saber: uma para os ímpios e outra para os justos. A divisão para os
justos também é denominada nos escritos judaicos de "seio de Abraão"
por conotar um lugar de descanso e tranqüilidade. Equivale dizer que Jesus
empregou os termos hebraicos nesta passagem. Assim, tanto faz dizer "seio
de Abraão" (termo hebraico), como "Paraíso" (termo grego),
porque ambos são análogos. O Paraíso foi arrebatado desde as partes inferiores
da terra para um lugar situado perto do trono de Deus. Esta mudança produziu-se
durante a ascensão de Cristo. Esta afirmativa está em concordância com as
palavras de Paulo em Efésios 4.8-10, nas quais se refere à descida aos lugares
mais baixos da terra, realizada por Cristo, que, na sua subida, "levou
cativo o cativeiro". Os mortos em Cristo estão ausentes do corpo e
presentes com o Senhor: 2 Co 5.3. Paulo foi "arrebatado ao Paraíso"
indica que o Paraíso foi mudado de lugar. O apóstolo desejava partir e estar
com Cristo. Os que morreram em seus pecados estão nas regiões inferiores e
somente depois do Milênio eles ressuscitarão (Jo 5.29), a fim de comparecerem
diante do Trono Branco, onde serão julgados e receberão a condenação eterna,
sendo lançados na "Geena", isto é, no lago de fogo ardente, preparado
para o Diabo e seus anjos. Em segundo lugar concluímos que: A alma sobrevive à
morte física. A alma, mesmo depois da morte, continua dotada de consciência,
memória e razão. Os justos entrarão em um estado infinitamente melhor do que
este que ora vivem. Finalmente, fazemos nossas as palavras do profeta
Malaquias: "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio,
entre o que serve a Deus, e o que não o serve", Ml 3.18.
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