ESPECIAL JOHN WESLEY: PREGAÇÃO DO PASTOR JOHN WESLEY EM ÁUDIO COM O TEMA: IDOLATRIA ESPIRITUAL 'FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS. AMÉM'. (I JOÃO 5:21)
Existem duas palavras que ocorrem diversas vezes nesta Epístola –
paidia e teknia, -- às quais nossos tradutores conferiram a mesma expressão:
filhinhos. Mas o significado delas é muito diferente. A primeira é muito
propriamente atribuída, filhinhos; porque significa bebês em Cristo, -- aqueles
que têm testado ultimamente do seu amor, e são, ainda, fracos e instáveis nele.
A última, deveria, com mais propriedade, ser atribuída filhos amados: uma vez
que ela não denota algo mais do que a afeição do orador por aqueles a quem ele
tem procriado no Senhor 2. Um historiador antigo relata, que quando o Apóstolo
esteve tão enfraquecido pela idade, não sendo capaz de pregar, ele foi
freqüentemente trazido para a congregação, em sua cadeira, e afirmava
justamente: 'Amados filhos, amem uns aos outros'. Ele não teria dada um
conselho mais importante. E igualmente importante é este que se coloca diante
de nós; igualmente necessário para toda parte da igreja de Cristo. 'Amados
filhos, mantenham-se distantes de ídolos'. 3. De fato, existe uma ligação
íntima entre eles: Um não pode subsistir sem o outro. Já que não existe um
alicerce firme para o amor de nossos irmãos, exceto o amor de Deus; também não
existe possibilidade de se amar a Deus, exceto se nos mantivermos longe de
ídolos. I. Mas, quais são os ídolos de que o Apóstolo fala? Esta é a primeira
coisa a ser considerada. II. Nós podemos, então, em Segundo Lugar, inquirir: Como
nós podemos nos manter longe deles? I 1. Em Primeiro Lugar: Quais são os ídolos
de que o Apóstolo fala? Eu não imagino que ele queira dizer, pelo menos, não
principalmente, os ídolos que eram adorados pelos pagãos. Aqueles para os quais
ele estava escrevendo, quer fossem judeus ou pagãos, não estavam correndo muito
este risco. Não existe probabilidade de que os judeus agora convertidos
tivessem sido, alguma vez, culpados de adorá-los. Tanto quanto os israelitas
estiveram profundamente entregues a essa idolatria grave, por muitas eras, eles
dificilmente, estiveram, alguma vez, envolvidos nisto, depois de seu retorno do
cativeiro babilônico. Desde aquele período, todo o grupo de judeus tinha
mostrado uma constante e profunda aversão a isto: E os ateus, depois de terem
se voltado, uma vez, para o Deus vivo, tinham pelos seus ídolos anteriores, a
mais extrema abominação. Eles abominavam tocar em coisas sujas; sim, eles
escolhiam sacrificar suas vidas, a voltarem a adorar aqueles deuses a quem eles
agora sabiam tratarem-se de demônios. 2. Nem nós podemos razoavelmente supor
que ele fale daqueles ídolos que são agora adorados na Igreja de Roma; quer
anjos, ou as almas dos santos mortos; ou imagens de ouro, prata, madeira ou
pedra. Nenhum desses ídolos era conhecido na Igreja Cristã, até alguns séculos
depois do tempo dos Apóstolos. Uma vez, de fato, o próprio João 'caiu ao chão,
para adorar, diante da face de um anjo', que falava com ele; provavelmente
confundindo-o, pela sua aparência gloriosa, com o Grande Anjo da Aliança; mas a
reprovação severa do anjo, que se seguiu imediatamente, protegeu os cristãos de
imitaram aquele mau exemplo: 'Não faças, tu, isto!'. Por mais glorioso que eu
posso parecer, eu não sou teu Mestre. 'Eu sou conservo teu, e de teus irmãos, os
Profetas: Adora a Deus' (Apocalipse 22:9). 3. Colocando, então, os ídolos
pagãos e católicos de lado, quais são esses dos quais somos aqui advertidos
pelo Apóstolo? As palavras precedentes nos mostram o significado desses. 'Este
é o verdadeiro Deus', -- a finalidade de todas as almas que Ele criou; o centro
de todos os espíritos criados; -- 'a vida eterna', -- o único alicerce da
felicidade presente, assim como da felicidade eterna. A Ele, portanto, e tão
somente, nosso coração é devido. E Ele não pode, Ele não irá, desistir de Seu
título; ou consentir que ele seja dado a algum outro: Ele está dizendo
continuamente a todo filho do homem: 'Meu filho, dá-me teu coração!'. E dar
nosso coração a algum outro, é idolatria clara. Assim sendo, o que quer que
tire nosso coração Dele, ou o divida com Ele, é um ídolo; ou, em outras
palavras, no que quer que encontremos felicidade, e que seja independente de
Deus. 4. Tome um exemplo do que ocorre, quase diariamente. A pessoa que tem
estado, tanto tempo, envolvida no mundo, cercada e fatigada com abundância de
trabalho, tendo, por fim, adquirido uma fortuna fácil, desprende-se de todos os
negócios, e se retira para o interior, -- para ser feliz. Feliz em que? Para
desfrutar. Porque ela pretende agora, dormir e passar o dia na inatividade
agradável! Feliz em comer e beber o que seu coração desejar: talvez, uma
refeição mais primorosa do que aquela dos velhos romanos, que festejaram sua
imaginação antes que a iguaria fosse servida; e que, antes de deixar a cidade,
confortaram-se com o pensamento de 'bacon gordo e repolho, também!'. Feliz, --
em modificar, desenvolver, reconstruir, ou, pelo menos, decorar, a velha mansão
que ele adquiriu; e, igualmente, em melhorar tudo ao redor dela; os estábulos,
o alpendre, os jardins. Mas, neste meio tempo, onde Deus entrou? Em nenhum
lugar, afinal. Ele não pensou Nele. Ele não pensou mais no Rei dos céus, do que
no rei da França. Deus não estava nos seus planos. O conhecimento e amor de
Deus estavam inteiramente fora de questão. Portanto, todo este esquema de
felicidade no isolamento, é idolatria, do começo ao fim. 5. Se nós formos para
os particulares, a primeira espécie desta idolatria é o que João denomina, o
desejo da carne. Nós estamos aptos a tomarmos isto em um significado mais restrito,
como se ele se referisse a um dos sentidos apenas. Não é assim: esta expressão
igualmente se refere a todos os sentidos exteriores. Ela significa buscar a
felicidade na gratificação de algum, ou de todos os sentidos externos; embora,
mais particularmente, nesses três sentidos menores, -- gosto, cheiro e tato.
Ela significa, o buscar a felicidade nisto, se não de uma maneira grosseira, de
uma maneira indelicada, através da intemperança declarada, por meio da
glutonaria ou bebedeira, ou desavergonhada devassidão; ainda que, de em uma
forma regular de epicurismo; na sensualidade distinta; em tal curso elegante de
auto-indulgência, como não a perturbar tanto a cabeça, quanto o estômago; como
não a prejudicar, afinal, nossa saúde, ou envergonhar nossa reputação. 6. Mas
nós não devemos supor que estas espécies de idolatria estão confinadas aos
ricos e grandes. Nisto também, 'o dedo do camponês' (como nosso poeta fala)
'pisa no calcanhar do cortesão'. Milhares, da classe inferior, assim como os
das classes altas, sacrificam suas vidas a estes ídolos; buscando sua
felicidade (embora que de uma maneira mais humilde), em gratificarem seus
sentidos exteriores. É verdade, que a carne, bebida, e os objetos deles são de
um tipo inferior. Mas eles ainda elaboram toda a felicidade que eles tanto têm,
quanto buscam; e usurpam os corações que são devidos a Deus. 7. A segunda forma
de idolatria mencionada pelo Apóstolo é o desejo dos olhos: Ou seja: buscar a
felicidade, em gratificar a imaginação (utilizando-se principalmente dos
olhos); aquele sentido interno que é tão natural para os homens, quanto ver ou
ouvir. Este é gratificado por tais objetos que são tanto grandes e bonitos
quanto incomuns. Mas, assim como para os objetos grandes, parece que eles só se
agradam deles, enquanto são novos. Fôssemos observar as Pirâmides do Egito,
diariamente, durante um ano, que prazer elas proporcionariam, então? Mais
ainda, que prazer um objeto maior do que esses -- o oceano, revolvendo a costa
rica em moluscos, dá a alguém que esteja por tanto tempo acostumado a ele? Sim,
que prazer nós recebemos, em geral, dos objetos maiores do Universo – do
longínquo e amplo céu azul; terrivelmente largo, e maravilhosamente brilhante,
com estrelas inumeráveis e luz incomensurável? 8. Os objetos bonitos são, em
geral, a próxima busca de prazeres da imaginação. As obras da natureza, em
particular. Assim, pessoas, em todas as épocas, têm se deleitado, com cenas
rurais, e colinas e vales, e quedas d'água de correntezas murmurantes. Outros
têm se agradado, em acrescentar arte à natureza, como nos jardins, com seus
vários ornamentos: Outros com meras obras de arte; como edifícios, e
representações da natureza, se em estátuas ou pinturas. Muitos, igualmente,
encontrar prazer nas vestimentas bonitas, ou mobílias de vários tipos. Mas a
novidade deve ser acrescentada à beleza; assim como a grandeza, ou, logo, ela
tornar-se-á insípida ao sentido. 9. Nós estamos nos referimos à parte principal
da beleza, ao prazer que muitos têm no seu animal favorito? Quem sabe, um pardal,
um papagaio, um gato, um cachorro pequeno? Algumas vezes, isto pode ser devido
a estes. Em outras, a nenhum, mas as pessoas agradam-se de poder encontrar
alguma beleza, afinal, no favorito. Não, possivelmente ele seja
superlativamente feio, aos olhos de todas as outras pessoas. Neste caso, o
prazer parece surgir da mera extravagância ou capricho, ou seja, loucura. 10.
Nós devemos nos referir ao ápice da novidade, principalmente, o prazer
encontrado na maioria das diversões e deleites, os quais, fôssemos repeti-los
diariamente, em poucos meses se tornariam extremamente chatos e insípidos? Ao
mesmo tópico, nós podemos nos referir ao prazer que é obtido em colecionar
curiosidades; se elas são naturais ou artificiais, quer velhas ou novas. Isto
adocica o trabalho do virtuoso, e torna todo seu trabalho leve. 11. Mas não é
principalmente à novidade que nós imputamos o prazer que recebemos da música?
Certamente, esta tem uma beleza intrínseca, assim como freqüentemente, uma
excelência intrínseca. Trata-se de uma beleza e grandeza de um tipo peculiar,
não expressa facilmente; relacionada proximamente ao sublime e ao belo na
poesia, que fornece um prazer raro. E, ainda assim, admite-se que a novidade
salienta o prazer que se ergue de alguma dessas fontes. 12. Do estudo da
língua, do Criticismo, e da História, nós recebemos um prazer de uma natureza
mista. Em todos esses, existe sempre alguma coisa nova; freqüentemente, alguma
coisa bela ou sublime. E a História não apenas gratifica a imaginação em todos
esses aspectos, mas igualmente nos satisfaz, por tocar em nossas paixões, nosso
amor, desejo, alegria, devoção. A última desses nos oferece um prazer enorme,
embora estranhamente misturado com uma espécie de dor. De modo que alguém não
deve se admirar da exclamação de um poeta refinado. O que é toda alegria e
jovialidade, a não ser uma turbulência impura, Quando a beleza é comparada à
melancolia divina? 13. O amor à novidade é incomensuravelmente gratificado pela
filosofia experimental; e, na verdade, por todo ramo da filosofia natural; que
abre um campo imenso para as descobertas ainda novas. Mas não existe igualmente
um prazer nisto, assim como nos estudos matemáticos e metafísicos, que não
resultam da imaginação, mas do exercício do entendimento? A menos que nós digamos
que a novidade das descobertas que fazemos, através das pesquisas matemáticas
ou metafísicas seja uma razão, pelo menos, se não o principal, dos prazeres que
recebemos disto. 14. Eu insisto muito mais nessas coisas, porque bem poucos as
vêem, sob o verdadeiro ponto de vista. A generalidade dos homens, e, mais
particularmente, dos homens de consciência e eruditos, está tão longe de
suspeitar que existe, ou pode existir, o menor perigo nelas, que ela acredita
seriamente que se trata de motivo de grande prazer, dedicar-se totalmente a
elas. Quem deles, por exemplo, não se admiraria e elogiaria a engenhosidade
incansável do grande filósofo que diz: 'Eu estou há trinta e oito anos em minha
paróquia de Upminster, e estou certo de que existem não menos do que cinqüenta
e três espécies de borboletas nela: Mas se Deus me concedesse alguns anos mais
de vida, eu não duvido que eu pudesse demonstrar que existem cinqüenta e
cinco!' Eu admito que a maioria desses estudos tem seu uso, e que é possível
usá-los, sem abusar deles. Mas se nós formos buscar nossa felicidade nestas
coisas, então, ela se torna um ídolo. E o desfrutar dele, não obstante, possa
ser admirado ou aplaudido pelo mundo, é condenado por Deus, como nem melhor,
nem pior do que a idolatria condenável. 15. A terceira coisa, o amor ao mundo,
o Apóstolo fala sob aquela expressão incomum - hE alazoneia ta biou, - que é
afirmada por nossos tradutores, como o orgulho da vida. Usualmente se supõe que
ela signifique a pompa e esplendor daqueles que são de uma classe mais alta.
Mas ela não tem um sentido mais extenso? Ela, preferivelmente, não significa
buscar felicidade no louvor de homem, que, acima de todas as coisas, produz
orgulho? Quando isto é buscado, de uma maneira mais pomposa, pelos reis ou
homens ilustres, nós chamamos de 'sede de glória'; quando é buscada, de uma
maneira mais simples, pelos homens comuns, nós denominados 'cuidar de nossa
reputação'. Em termos claros, é buscar a honra do que vem de homens, em vez
daquela que vem de Deus apenas. 16. Mas o que cria uma dificuldade aqui é isto:
Nós somos requeridos não apenas para 'não ofender a quem quer que seja', e
'providenciar coisas honestas aos olhos de todos os homens', mas para 'agradar
a todos os homens, para a sua boa edificação'. Mas quão difícil é fazer isto
com um olho único em direção a Deus! Nós devemos fazer tudo que se nos
apresenta, para impedirmos 'que falem mal a respeito do bem que existe em nós'.
Sim, nós devemos valorizar uma reputação limpa, se for dado a nós, apenas menos
do que uma boa consciência. Mas, ainda assim, se nós buscamos nossa felicidade
nisto, nós seremos capazes de perecer em nossa idolatria. 17. A quais, desses
tópicos precedentes, o amor ao dinheiro se refere? Talvez, algumas vezes, a um,
e, algumas vezes, a outro, já que ele é um meio de gratificar, tanto o 'desejo
da carne', por causa 'do desejo dos olhos', quanto 'o orgulho da vida'. Em
qualquer um desses casos, o dinheiro é apenas buscado com o objetivo de uma
finalidade mais além. Mas ele é buscado, algumas vezes, por amor a ele, sem
qualquer outra visão mais adicional. Alguém que seja devidamente um sovina ama
e busca o dinheiro, por amor a ele. Ele não busca coisa alguma além, a não ser,
colocar sua felicidade em adquiri-lo ou possuí-lo. E isto é uma espécie de
idolatria distinta de todas as precedentes; e, certamente, a mais vil, e mais
comum idolatria que uma alma humana é capaz. Buscar felicidade, tanto em
gratificar este ou outro dos desejos acima mencionados é efetivamente renunciar
ao Deus verdadeiro, e colocar um ídolo em seu lugar. Em uma palavra, existem
tantos objetivos no mundo, em que os homens buscam felicidade, em vez de
buscarem-na em Deus; tanto ídolos em que eles colocam seus corações; tantas
espécies de idolatria que eles praticam. 18. Eu gostaria de levar ao
conhecimento, apenas de mais uma, embora ela, em alguma medida, possa ser
incluída em diversas das precedentes; sim, em muitos aspectos, sendo distinta
de todas elas; ou seja, idolatrar a criatura humana. Sem dúvida, é da vontade
de Deus que nós todos possamos amar uns aos outros. É sua vontade que possamos
amar nossas relações, e nossos irmãos cristãos, com um amor peculiar; e esses
em particular, a quem Ele tem feito particularmente úteis à nossas almas. Esses
nós somos ordenados a 'amar fervorosamente'; ainda assim, 'com o coração puro'.
Mas isto não é 'impossível para o homem?'. Preservar a força e ternura da
afeição, e, ainda assim, sem qualquer mancha na alma, com pureza imaculada? Eu
não quero dizer apenas não maculada pela luxúria. Eu sei que isto é possível.
Eu sei que uma pessoa pode ter uma afeição inalterável por outra, sem qualquer
desejo deste tipo. Mas ele é sem idolatria? Não se trata de amar a criatura
mais do que o Criador? Não é colocar um homem ou uma mulher, no lugar de Deus?
Dando a eles seu coração? Que isto seja cuidadosamente considerado, até mesmo,
por aqueles a quem Deus tem reunido; através dos maridos e esposas; pais e
filhos. Não se pode negar que esses devem amar um ao outro ternamente? Eles
foram ordenados a assim fazerem. Mas eles não foram ordenados, nem lhes foi
permitido, amarem um ao outro de maneira idólatra. Ainda assim, quão comum é
isto! Quão freqüentemente, um marido, uma mulher, um filho, são colocados no
lugar de Deus. Quantos destes que são considerados bons cristãos fixam suas
afeições, uns nos outros, de modo a não deixarem lugar para Deus! Eles buscam
sua felicidade na criatura, não no Criador. Um pode verdadeiramente dizer ao
outro: Eu te vejo, Senhor, e objetivo de meus desejos. Ou seja: 'Eu desejo nada
mais, a não ser a ti! Tu és a coisa que eu tanto busco! Todos os meus desejos
estão em ti, e junto à lembrança de teu nome'. Agora, se isto não é idolatria
clara, eu não saberei dizer o que poderá ser. II Tendo considerado largamente o
que são esses ídolos, dos quais o Apóstolo fala, eu vou inquirir agora (o que
pode ser feito mais sumariamente) como nós podemos nos precaver deles. 1. Com
este objetivo, eu aconselharia você, Em Primeiro Lugar, a estar profundamente
convencido de que nenhum deles traz felicidade; que nenhuma coisa, nenhuma
pessoa debaixo do sol; não, nem um amontoado de todos juntos, pode dar alguma
felicidade sólida, satisfatória a algum filho do homem. O próprio mundo,
leviano, imprudente, reconhece isto, sem refletir a respeito, enquanto ele
considera, ou, mais do que isto, enquanto ele mantém veementemente que 'nenhum
homem sobre a terra está satisfeito'. A mesma observação foi feita há dois mil
anos: -- Permita seja dada ao homem, fortuna, ou escolha de posição; ainda
assim, ninguém sobre a terra viverá satisfeito. E se nenhum homem sobre a terra
está contente, é certo que nenhum homem é feliz. Porque qualquer que seja a
posição em que ele se encontre, o descontentamento é incompatível com a
felicidade. 2. De fato, não apenas a parte inconseqüente do mundo, mas a parte
pensante concorda que nenhum homem está satisfeito; a melancolia prova o que
vemos, de todos os lados, no alto e no baixo, no rico e no pobre. E,
geralmente, quanto mais entendimento eles têm, mais descontentes eles estão,
porque eles sabem, com maior distinção, pelo que se queixam, e pelo que sentem
dor. É verdade, que cada um tem (para usar de um jargão atual, e um excelente)
seu cavalinho de pau [brinquedo de criança], alguma coisa que agrada ao garoto
grande, por algumas poucas horas ou dias, e nisto ele espera ser feliz! Mas,
embora a esperança floresça eterna no peito do homem; o homem nunca é feliz;
mas estará sempre pronto a ser. Ainda que ele esteja caminhando na sombra
inútil, que logo irá desaparecer! Assim sendo, aquela experiência universal,
nossa e de todos os novos amigos e familiares, claramente prova que, como Deus
fez nossos corações para si mesmo, então eles não terão descanso, até que
repousem Nele; até que nós nos familiarizemos com Ele, nós não estaremos em
paz. Como 'um escarnecedor' da sabedoria de Deus 'busca sabedoria e não a
encontra'; assim, um escarnecedor da felicidade em Deus, busca felicidade, mas
encontra nenhuma. 3. Já que você está totalmente convencido disto, eu o
aconselho, em Segundo Lugar, a parar e considerar sobre si mesmo.Você pretende
ser um tolo e um louco todos os seus dias? Já não está em tempo de cair em si?
Finalmente, acorde do sono, e chacoalhe o pó! Liberte-se desta idolatria
miserável, e 'escolha a melhor parte!'. Decida-se, firmemente, a buscar a
felicidade onde ela pode ser encontrada; onde ela não poderá ser buscada em
vão. Decida-se a buscá-la no Deus verdadeiro, a fonte de toda bem-aventurança;
e não se demore! Coloque em execução, imediatamente, o que você resolveu! Vendo
que 'todas as coisas estão prontas', 'familiarize-se com Ele, e esteja em paz'.
4. Mas não resolva, ou tente executar sua resolução, confiando em suas próprias
forças. Se você o fizer, você irá se frustrar extremamente.Você não será capaz
de satisfazer-se com o mundo pecaminoso, muito menos com seu próprio coração
pecaminoso; e, menos do que tudo, com os poderes da escuridão. Clame, portanto,
ao Forte, por força. Debaixo de um profundo senso de sua própria fraqueza e
desamparo, confie no Senhor Jeová, em quem está a força eterna. Eu o aconselho
a clamar por Ele por arrependimento, em particular; não apenas para uma
consciência plena de sua impotência, mas por um senso agudo da culpa excessiva,
vileza, e loucura da idolatria que há tanto tempo o tem tragado. Clame por um
conhecimento completo de si mesmo; de toda a sua propensão ao pecado e culpa.
Ore para que você possa estar completamente revelado a si mesmo; para que você
possa se conhecer como você também é conhecido. Quando, você, então, possuir
esta convicção genuína, todos os seus ídolos perderão seus encantos. E você irá
se surpreender, em como você pode, por tanto tempo, curvar-se sobre essas
coisas, em que não se pode confiar, e que tão freqüentemente se afundaram
debaixo de você. 5. O que você poderia ter perguntado a seguir? "Jesus,
agora que eu perdi tudo; permita-me cair sobre teu peito!". Tu não
disseste, 'Se tu creres, tu verás a glória de Deus? Senhor, eu poderia crer!
Ajuda-me, em minha descrença. E me ajuda agora! Ajuda-me agora a entrar no
descanso que permanece para o povo de Deus; para aqueles que deram seu coração
a Ti, todo seu coração; que receberam a Ti como seu Deus e seu tudo. Ó Tu que
és mais fiel, do que os filhos dos homens; cheios de graça são teus lábios!
Fala, para que eu possa ver a Ti!E como as sombras que fogem diante do sol,
então permita que todos os meus ídolos desapareçam à Tua presença!'. 6. Do
momento em que você começar a experimentar isto, lute a boa luta da fé; Tome o
reino dos céus, com veemência! Tome-o, como se ele fosse, através de uma
tempestade! Negue a si mesmo, todo prazer que você não está divinamente
consciente que o leva para mais perto de Deus. Tome sua cruz diária: Não se
importe com a dor, se ela se colocar em seu caminho. Nada é impossível ao que
crê: Você pode fazer todas as coisas, através de Cristo que o fortalece. Faça-o
corajosamente; e apresse-se para a liberdade, com a qual Cristo o faz livre.
Sim, siga em Seu nome, e no poder de Sua força, até que você 'conheça todo o
amor de Deus que ultrapassa todo entendimento'. E, então, você terá apenas que
esperar, até que Ele o chame ao Seu reino eterno!
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