Header Ads

MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

A DEIDADE DE CRISTO CONTESTADA

Respondendo as questões arguidas pelas testemunhas de Jeová, na sua revista despertai!, Edição de 8 de setembro de 1994, p. 11-13, permitimo-nos apontar que uma das doutrinas mais atacadas pelas Testemunhas de Jeová é a doutrina da Trindade. É notório que frequentemente suas edições de a sentinela e despertai! Abordam o assunto e o fazem de modo sarcástico e zombeteiro. Alegam, para suas publicações, o recebimento de orientação teocrática. Textualmente, afirmam: “a organização visível de Deus hoje também recebe orientação e direção teocrática. Na sede das testemunhas de Jeová no brooklyn, Nova Iorque, existe um corpo governante de anciãos cristãos de várias partes da terra, que dão a necessária supervisão às atividades mundiais do povo de Deus. Este corpo governante é composto de membros do ‘escravo fiel e discreto’. Os homens desse corpo governante, como os apóstolos e os anciãos em Jerusalém, têm muitos anos de experiência no serviço de Deus… Cujas decisões baseavam-se na palavra de Deus e eram feitas sob a direção do Espírito Santo” (Poderá viver…, p. 195/13). O que nos surpreende é que os espíritas também negam, com a mesma ênfase, a doutrina da trindade. Ridicularizam a doutrina da mesma forma como o fazem as testemunhas de Jeová. Dizem os espíritas sobre a trindade: “essa concepção trinitária, tão obscura, tão incompreensível, oferecia, entretanto, grande vantagem às pretensões da igreja. Permitia-lhe fazer de Jesus-Cristo um Deus. Conferia ao poderoso espírito, a que ela chama seu fundador, um prestígio, uma autoridade, cujo esplendor sobre ela recaía e assegurava o seu poder” (cristianismo e espiritismo, León Denis, p. 73). Essa identidade de opinião sobre a trindade, encontrada entre testemunhas de Jeová e os espíritas é paradoxal. Enquanto a torre de vigia afirma receber orientações teocráticas, ou seja, divinas, dizem também sobre o espiritismo: “que é espiritismo? É entrar em contato com espíritos iníquos, quer diretamente, quer por meio dum médium humano. O espiritismo faz a pessoa cair sob a influência dos demônios” (poderá viver… p. 95/13). É de se perguntar: não estariam realmente as testemunhas de Jeová e os espíritas dirigidos pelo mesmo espírito, para ter essa mesma identidade de opinião sobre a trindade? Certamente essa direção não vem do Espírito Santo, dado que para negar a doutrina da trindade negam a personalidade do espírito santo e, com isso, blasfemam dele e cometem o pecado acerca do qual disse Jesus que não há perdão? (Mt. 12.31-32). Despertai! – perguntas feitas Se Deus é e sempre foi uma trindade, será que os judeus encontravam este ensino nas escrituras hebraicas? Resposta cristã: sem dúvida que sim. Bastar ler gn. 1.26: “e Deus prosseguiu, dizendo: façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança…” (TNM). Comentário: o verbo ‘façamos’ no plural indica pluralidade de pessoas. O mesmo ocorre com o pronome ‘nossa’. Se Deus é um e somente um (unidade absoluta), por que teria que dizer “façamos” e “nossa”? Porém, não é só isso. Na construção da torre de babel, Deus disse: “eia. Desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (gn. 11.7). Ainda lemos em is. 6.3 a repetição tríplice “santo, santo, santo é o senhor dos exércitos…” por que três vezes os serafins cantavam ‘santo, santo, santo’? O verso 8 desse capítulo 6 de isaías responde com o pronome pessoal do caso reto ‘nós’ na primeira pessoa do plural: então temos: santo o pai, santo o filho e santo o espírito. Isso é confirmado por Mt. 28.19, onde Jesus recomenda o batismo dentro da fórmula Trinitária. O que dizem as escrituras hebraicas sobre Deus? Resposta cristã: a tnm nos aiuda a responder essa pergunta: “Jeová apareceu-lhe posteriormente entre as árvores grandes de manre, enquanto estava sentado à entrada da tenda, por volta do calor do dia” (gn. 18.1). “disse então: Jeová, se eu tiver agora achado favor aos teus olhos, por favor, não passes por teu servo (v. 3). Jeová fez então chover enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre gomorra, da parte de Jeová, desde os céus” (Gn 19.24} comentário: quem era o Jeová que estava na terra, enquanto o outro fazia chover desde os céus enxofre e fogo sobre sodoma e sobre gomorra? Quando Abraão levantou os olhos ele viu três varões “e levantou os seus olhos, e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele” (Gn. 18.2). Será que as escrituras hebraicas mencionam o Espírito Santo? Resposta cristã: sem dúvida que sim. Basta ler is. 63.10: “mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles”. Comentário: imagine só o Espírito Santo como força ativa ser contristado e se tornar em inimigo dos israelitas rebeldes! É possível entristecer uma força ativa? Uma pessoa espiritual pode ser entristecida (ef. 4.30), mas não uma força ativa impessoal. Nas escrituras hebraicas é o Espírito Santo mencionado como se fosse uma pessoa ou como a força ativa de Deus? Resposta cristã: o Espírito Santo é mencionado como uma pessoa em gn. 6.3: “então disse o senhor: não contenderá o meu espírito para sempre com o homem…” Comentário: é possível contender com uma força ativa? É possível contender com uma pessoa! Mencionam as escrituras hebraicas um prometido messias, ou ungido? Resposta cristã: sem dúvida que sim: is. 7.14; 9.6; mq. 5.2; dn. 9.25-26. Existe algum versículo das escrituras hebraicas que iguale o messias a Deus? Resposta cristã: sim: “e deveras andarei no vosso meio e mostrarei ser vosso Deus, e vós, da vossa parte, mostrareis ser meu povo” (lv. 26.12). “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o domínio principesco virá estar sobre o seu ombro. E será chamado pelo nome de maravilhoso conselheiro, Deus poderoso, pai eterno, príncipe da paz” (is. 9.6). “um mero restante retornará, o restante de Jacó, ao Deus poderoso” (is. 10.21). Comentário: ouem era o Emanuel que andou entre nós? (Mt 1.23). Não é a criação do universo do nada um exemplo da ação do todo-poderoso? (jo 1.3 cc hb. 1.10-12). Se Jesus é Deus poderoso (Is. 9.6) e Jeová é Deus poderoso (10.21), então temos que reconhecer duas pessoas em um só Deus poderoso. Existe algum versículo das escrituras hebraicas que dê base sólida para se crer que jeová são três pessoas em um só Deus? Resposta cristã: sim: “chegai-vos a mim. Ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali; e agora o senhor Jeová me enviou o seu espírito“ (is. 48.16). Comentário: a primeira pessoa que fala é Jesus que diz: “chegai-vos a mim… Não falei em segredo… Desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali” (jo. 1.1; 17.5); a segunda pessoa que aparece é mencionada como ‘o senhor Jeová’ (Deus, o pai); e, por fim, a terceira pessoa ‘o seu espírito’ (Mt. 3.16-17). Por que será que as tjs são leitoras tão descuidadas da bíblia? Será que ignoravam essa escritura hebraica de is. 48.16? Quem enviou Jesus à terra? Então quem é superior? Resposta cristã: o que não perguntam as tjs é ouem era Jesus antes de vir à terra. A resposta está em fp 2.6-8. “que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”. O que fez ele então? “mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens, e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. Comentário: quando Jesus viveu na forma de homem, era 100% homem? Sem dúvida que sim, respondem as tjs. E quando vivia na forma de Deus no céu? Obviamente, era 100% Deus. O texto fala que ele se esvaziou e se fez homem, espontaneamente. Apesar disso, afirmou: “tudo quanto o pai tem é meu” (Jo. 16.15). Ao retornar ao céu, reassumiu a condição que lá ocupava (Mt. 28.18). “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl. 2.9). Disse Jesus alguma vez que era Deus? Resposta cristã: sim: “… dizia que Deus era seu próprio pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). “disse-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem” (Jo. 8.58-59). Comparar com Ex 3.14. “eu e o pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes jesus: tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (Jo 10.30-33). Como Deus, Jesus perdoou pecados (Mc 2.5-11) e recebeu adoração (Mt 28.9,17). Muitas pessoas viram Jesus, mas será que algum homem já viu Deus? Resposta cristã: sim: “e Jeová falava a moisés face a face: assim como um homem fala seu próximo” (êx. 33.12). “disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o pai, o que nos basta. Disse-lhe jesus: estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, felipe? Quem vê a mim vê o pai; e como dizes tu: mostra-nos o pai?” (Jo. 14.8-9). Comentário: o que se viu de Jesus foi sua humanidade e não a sua deidade (Mt 11.27). Disse Jesus que ele era o ‘filho de Deus’ ou que era ‘Deus, o filho’? Resposta cristã: o que Jesus nunca disse foi ser ele Deus pai. Mas afirmou que era filho de Deus, ou o Deus filho: “por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18; 8.58; 10.30-33. Disse Jesus alguma vez que era igual ao pai? Resposta cristã: sim. “disse-lhe Jesus: estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o pai; e como dizes tu: mostra-nos o pai? Não crês tu que eu estou no pai, e que o pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no pai e o pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras” (Jo 14.9-11). Será que as palavras ‘eu e o pai somos um’ provam a Trindade? Resposta cristã: sem dúvida que sim. A prova cabal disso está em que os judeus quiseram apedrejar Jesus pela sua declaração “eu e o pai somos um”. O apedrejamento só se justificava em caso de blasfêmia e disso era Jesus acusado (v.33). “e aquele que blasfemar o nome do senhor, certamente morrerá” (lv. 24.16). Quem era Jesus, de acordo com os seus primeiros discípulos? Resposta cristã: “Tomé respondeu e disse-lhe: senhor meu, e Deus meu!” (jo. 20.28). Como Deus encarava Jesus? Resposta cristã: “a pronunciação de Jeová a meu Senhor é: senta-te à minha direita. …o próprio jeová, à tua direita, há de despedaçar reis no dia da sua ira” (Sl 110.1,5). “mas, do filho diz: ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do reino” (hb. 1.8). Comentário: chamava-o de Jeová e Deus. Será que as Escrituras Gregas (Novo Testamento) Contradizem as Escrituras Hebraicas, no que diz respeito ao Espírito Santo ser A Força Ativa De Deus? Resposta cristã: as escrituras gregas não contradizem as escrituras hebraicas, no que diz respeito ao Espírito Santo ser uma pessoa divina. Como se pode conciliar o ensino das tjs que diz que ser o Espírito Santo uma ‘força ativa’ com o ensino bíblico segundo o qual se pode mentir ao Espírito Santo (At 5.3-4); pode-se entristecer o espírito santo (Ef 4.30); pode-se obedecer ao Espírito Santo (At 10.19.20) e pode-se blasfemar contra o espírito santo? (Mt 12.31-32). Por ocasião do batismo de Jesus, onde estavam o Pai, o Filho, e o Espírito Santo? Eram eles três em um? Resposta cristã: com relação à trindade afirmamos: 1) quanto à natureza, Deus é um; 2) com respeito às pessoas, Deus é trino; 3) nunca devemos dividir a natureza ou confundir as pessoas. Assim, no batismo de jesus, o filho estava saindo das águas batismais; o espírito santo descia sobre ele em forma corpórea de uma pomba; e a voz do pai ecoava desde os céus: ”este é o meu filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16-17). Que posição ocupa jesus nos céus, após sua ressurreição? Resposta cristã: “e toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e o mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: ao que está sentado no trono [jeová Deus] e ao cordeiro [jesus cristo] seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre“ (Ap 5.13). Comentário: no livro “Raciocínios à base das escrituras”, p. 300 as TJs reconhecem a igualdade de posição de Jesus após a sua ressurreição, no céu, ao lhe atribuir o título “unificará toda a criação na adoração ao único Deus verdadeiro” – apontando como tal o pai e o filho. Quem deu essa posição enaltecida a Jesus? Resposta cristã: naturalmente, Deus o pai: “pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é senhor, para glória de Deus pai” (Fp 2.9-11). Comentário: o que se pode dizer da verdadeira natureza de Jesus, quando se declara em ap. 5.12-13 estar ele recebendo a mesma adoração tributada ao pai? E não podemos deixar de reconhecer que Fp 2.10-11. É uma citação de Is 45.23 onde se anuncia uma adoração única ao Deus todo-poderoso atribuída a Deus pai nas escrituras hebraicas e transferida, por Paulo, para Jesus, nas escrituras gregas: “por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua”. Será que isso torna Jesus a mesma pessoa que Deus, ou o torna o segundo no universo, abaixo apenas de Deus? Resposta cristã: a trindade não define três pessoas em uma pessoa, mas um Deus em três pessoas distintas. As pessoas são distintas, logo pai e filho não são a mesma pessoa, mas duas pessoas distintas. Jesus não é a mesma pessoa que o pai e vice-versa, mas Jesus e o pai são o mesmo Deus: “eu e o pai somos um”, plural, ou seja, o mesmo Deus (jo 10.30-33). Quem é o soberano supremo do universo? Resposta cristã: o único Deus, integrado na personalidade do pai, do filho e do espírito santo: “aquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus (o Pai, O Filho E O Espírito Santo) seja todas as coisas para com todos” (ICo 15.28). Comentário: comparações entre o que dizem as escrituras hebraicas e as escrituras gregas no que concerne ao pai e ao filho: Pai – “dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro eu também o último” (Is 48.12). Filho – “e eu, quando o vi, caí aos seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me; não temas; eu sou o primeiro e o último. E o que vivo e fui morto, mas eis que aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno“ (Ap 1.17-18). “e ao anjo da igreja que está em esmirna, escreve. Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu” (Ap 2.8). Conclusão Não é de admirar que as tjs se preocupem tão seriamente em negar a doutrina da trindade, dado que se acham sem a orientação do espírito santo, que segundo o ensino de jesus, nos guiaria em toda a verdade e para sempre (Jo 15.26). Ocorre que as tjs afirmam que a missão do espírito santo já terminou: “quando o espírito santo cessou sua missão de confortador e advogado…” (Jeová, p. 204, sociedade torre de vigia de bíblias e tratados). Jesus prometeu que o espírito santo ficaria conosco para sempre: “e eu rogarei ao pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). Não é o caso das testemunhas de Jeová, que, infelizmente, deixaram de ser guiadas pelo espírito santo e adotaram o ponto de vista doutrinário dos espíritas, com vistas à negação da doutrina da Trindade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.