TEOLOGIA PASTORAL E AUTONOMIA DO SUJEITO NA MODERNIDADE – PASTOR ESDRAS COSTA BENTHO TEÓLOGO, BACHAREL E LICENCIADO EM TEOLOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM HERMENÊUTICA; GRADUADO EM PEDAGOGIA
É assente e ponto pacífico na teologia a relação do saber teológico com
os paradigmas explicativos da realidade de seu tempo. A teologia sempre foi e
será uma ciência inculturada. Neste aspecto, é necessário ao trabalho pastoral
ensinar a comunidade a desaprender as formulações arcaicas, os conceitos
teológicos e litúrgicos ultrapassados, que não mais falam ao homem moderno. A
mera repetição de fórmulas teológicas não presta serviço algum ao povo de Deus,
muito pelo contrário, essa cantilena só pode provocar fastio e constitui uma
infidelidade e irresponsabilidade para com a mensagem cristã. É necessária uma
interpretação mais criativa dos dados da fé transformando-os em fonte de
conhecimento e renovação do ser humano. O dogma é um caminho, uma orientação. Uma
afirmação dogmática reflete o contexto que a gerou, pois se trata de uma
resposta a uma situação epocal. Gerações que vivem em épocas diferentes devem
dar novo vigor, frescor e interpretação ao dogma. Devemos reinterpretar os
enunciados dogmáticos à luz de nossa leitura atual da Escritura. Não é possível
anunciar o Evangelho sem considerar o homem moderno, o seu destinatário. Não é mais possível negar os reclamos
científicos que exigem da fé uma resposta dialógica. Não podemos mais aceitar
uma visão de homem que lhe negue sua completude. Neste ínterim, a pastoral deve
resgatar o sentido de pessoa que encontra no amor e liberdade de Deus o seu
fundamento. Ser pessoa é ser livre. Heidegger afirmava que a liberdade não é
uma propriedade (Eigenschaft) do homem, mas que o homem é essencialmente livre.
Entendia o filósofo que para o homem adorar a Deus precisava estar livre de
Deus, livre para se desviar de Deus, não determinado ou compelido por Deus para
adorá-lo. Se o homem adorar a Deus deve fazê-lo mediante uma ação livre, não
compelida. Ser livre, em última instância, é ser capaz de se decidir a favor ou
não de Deus. A concepção heideggeriana de modo algum entra em conflito com a
teologia. Em Deus subsiste em toda plenitude a liberdade, o amor e a relação, elementos
pessoais constitutivos. Deus criou o homem como ser livre, chamado para se
decidir na abertura, para acolher o dom de Deus salvador-criador e para viver o
amor concreto aos outros seres pessoais e assumir responsabilidade face ao
mundo criado por Deus. Todavia, como a experiência tem demonstrado e a própria
escatologia paulina, nem todos ainda se submetem ao senhorio de Cristo e
respondem positivamente ao seu chamado (1Co 15,24-28). Não é isto indício de
uma liberdade, mesmo que negativa? Ao criar o homem como ser livre (para), o
próprio Senhor arca com a responsabilidade de o homem desejar ser livre d’Ele.
O ser, assim, é pessoa, criada pelo amor e liberdade de Deus, capaz de se
decidir a favor ou mesmo contrário a Deus. Javé decide criar o homem e o faz
como um ser livre. Embora não explícito, a última proposição conforma-se à
concepção do escritor, segundo a qual Deus criou o homem e o guia para a
salvação. O mundo é o palco no qual Deus revela o seu amor ao homem e reafirma
sua autonomia e liberdade ao permitir que ele faça suas próprias escolhas,
mesmo que essas contrariem seus mandamentos (Gn 3). Somente uma perspectiva da
liberdade de Deus e do homem pode conformar-se ao sentido de autonomia do
sujeito, da natureza e do social propalados pela Modernidade. A pastoral, por
conseguinte, não se pode fechar ao novo contexto que tanto desafia quanto
impele a Igreja ao cumprimento de sua missão no mundo.
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