NOSSA MISSÃO: GANHAR VIDAS PARA CRISTO
Maio é sempre um mês especial para a Associação Vitória em Cristo, pois é tempo de celebrar mais um aniversário e também as vitórias em meio a tantos desafios. A história da Avec não foi construída de um dia para o outro, mas representa 34 anos de trabalho para o Reino de Deus, por intermédio do ministério do pastor Silas Malafaia, fundador e presidente da instituição.
A Avec tem a missão de ganhar vidas para Cristo e, por isso, apoia diversos projetos sociais sérios e que têm o compromisso de ensinar a Palavra de Deus, promovendo salvação e transformação das pessoas assistidas. Para disseminar o evangelho, a associação também realiza eventos evangelísticos, como a Cruzada Vida Vitoriosa para Você, eventos de edificação, como o Fogo para o Brasil, a Escola de Líderes e o Congresso de Avivamento Despertai, além de transmitir para nações do mundo inteiro o programa Vitória em Cristo.
Buscando expandir a atuação na área de assistência social, a Avec está contribuindo financeiramente com um novo projeto: a Casa de Maquir, que é um centro de recuperação de dependentes químicos, localizado em Santa Cruz (RJ). O nome tem um propósito especial, segundo a fundadora da instituição, Suzana Pantaleão: “A Bíblia conta a história de Mefibosete, que era neto de Saul e foi rejeitado por sua deficiência física, porém, aceito por Maquir em sua casa. Essa instituição quer ser para o dependente químico o que a Casa de Maquir foi para Mefibosete, porque vemos príncipes onde a maioria só enxerga defeitos”, afirmou.
Suzana é terapeuta e já trabalhou por sete anos em clínicas e centros de recuperação. Ela decidiu iniciar o projeto da Casa de Maquir por perceber que os dependentes químicos precisavam de um tratamento mais amplo, que envolvesse também o cuidado espiritual. “Tendo em vista que a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) define a dependência química como uma doença física, mental e espiritual, nos sentimos respaldados a trabalhar esses três aspectos da doença”, afirmou.
Como é o tratamento
A Casa de Maquir foi inaugurada recentemente, em setembro de 2015, e possui 18 internos homens, na faixa etária de 30 anos. A maior parte deles está em sua primeira internação. O tratamento dura cerca de 6 a 9 meses, dependendo da alta médica, e é realizado em etapas: na primeira, o paciente fica recluso por três meses. Após esse período, começa a fase de ressocialização, por meio de cursos profissionalizantes, e os internos também passam a ter o direito de fazer uma visita ao seu lar.
Ao chegarem ao centro de recuperação, os assistidos são encaminhados para a Clínica da Família e são submetidos a diversos exames para avaliar o estado de saúde. O projeto conta com médicos e terapeutas voluntários, e oferece ainda seminários, palestras e terapia em grupo. As palestras também serão estendidas aos familiares, que deverão assistir, uma vez por mês, antes da visita. A família receberá orientações de como lidar com o ex-interno após a alta.
O apoio espiritual é feito por pastores de igrejas próximas, que dão aconselhamento e realizam cultos na instituição. Por meio do ensino da Palavra de Deus e o amor ao próximo, a Casa de Maquir pretende ajudar os dependentes químicos a alcançarem uma mudança completa de vida. “Nosso alvo é a reformulação de vida do indivíduo, e, sabemos que para atingir esse alvo, será necessário que haja metanoia, que significa mudança de mente”, explicou Suzana.
Embora a Casa de Maquir seja recente, ela já conta com testemunhos positivos de transformação. De acordo com Suzana, três internos que já saíram da instituição continuam sem usar drogas e mantêm contato. “Nós também já temos visto diferença na vida de alguns que estão internados ainda. Tem um rapaz, que não conhecia Jesus, e, hoje, tem sede de aprender a Palavra de Deus. Eu sempre o vejo lendo a Bíblia e buscado o Senhor por conta própria”, testemunhou.
Nenhum comentário
Postar um comentário