A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO DESDE A CRIAÇÃO ATÉ BELÉM - PASTOR BILLY GRAHAM - O PODER DO ESPIRITO SANTO
No capítulo anterior analisamos alguns versículos que mostram como o
Espírito Santo estava atuando na criação. De acordo com Gênesis1:2, "a
terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo". Logo em
seguida lemos que "o Espírito de Deus pairava por sobre as águas". Algumas versões trazem "mover-se",
mas a palavra hebraica é "estar sobre", assim como uma galinha fica
sobre seus ovos para chocá-los e trazer nova vida ao mundo; da mesma forma o
Espírito Santo pairou sobre a criação original de Deus para encher seu vazio
com as várias formas de vida, de onde resultou o relato de Gênesis 1 e 2.
Assim, desde o princípio o Espírito Santo estava ativo na criação, junto com o
Pai e o Filho. Quando Deus "formou o homem do pó da terra" (Gên.
2:7), o Espírito Santo estava envolvido. Isto poremos concluir indiretamente de
Jó 33:4: "O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá
vida." Um jogo de palavras aqui mostra como o Espirito de Deus e a nossa
respiração estão intimamente relacionados: "Espírito" e
"sopro" no hebraico são a mesma palavra. Também lemos em Gênesis 2:7
que o Senhor Deus "lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem
passou a ser alma vivente". Embora a palavra "fôlego" não seja
aqui a mesma que significa Espírito, é claro, de acordo com esta passagem, que
o homem deve sua vida a Deus. E o sopro de Deus que "deu partida" no
homem para sua peregrinação terrena foi de fato o Espírito Santo, como Jó 33:4
deixa claro. O Salmo 104:30 nos leva um passo adiante na compreensão do papel
do Espírito na criação. O Espírito não só colaborou na formação da terra e do
primeiro ser humano, mas Ele é sempre o criador da vida. "Envias (Deus) o
teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra." Quem do
os "eles" que o Espírito cria? Todo o Salmo o explica, mas nos
versículos 18-26 vemos que estão incluídos cabras selvagens e coelhos do mato
(V. 18, BLH), animais selvagens como leõezinhos (Vs. 20, 21), o homem (V. 23) e
tudo que vive sobre a terra ou no mar (Vs. 24, 25). No Antigo Testamento, uma
mulher casada que não conseguia ter filhos, sabendo que quem dá a vida é o
Espírito, ia ao tabernáculo ou ao templo. Lá, ou ela orava ou o sacerdote pedia
a Deus que abrisse o seu ventre. Bem, uma mulher assim conhecia as realidades
básicas da vida como nós também, mesmo não tendo um conhecimento científico do
processo de gestação como nós hoje. Mesmo para nós ainda é um mistério da
natureza que um espermatozóide possa penetrar num óvulo e iniciar urna nova
vida. Esta é simplesmente urna maneira médica ou biológica para descrever o
toque da mão de Deus na criação de uma nova vida. Ana é urna ilustração
clássica para isto. Ela foi para o tabernáculo para orar por um filho. O sumo
sacerdote Eli a princípio pensou que ela estivesse bêbada, mas ela lhe disse
que era uma mulher atribulada que tinha derramado seu coração diante do Senhor.
Eli respondeu: "Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que
lhe fizeste" (I Sam. 1:17). Mais tarde ela deu à luz ao profeta Samuel.
Apesar de o Espírito não ser mencionado na história, a nossa compreensão das
suas funções, de acordo com o Salmo 104 (e Jó 33:4) nos mostra que cabia ao
Espírito de Deus conceder vida. O Salmo 104:30 diz mais do que isto, que
devermos nossa criação ao Espírito. Ele também renova a face da terra. Deus
alimento o que cria. Os crentes do Antigo Testamento tinham a convicção, e com
razão, de que Deus tinha algo a ver com plantação e colheita. Uma boa colheita
era atribuída a Ele. "Fazes crescer a relva para os animais, e as plantas
para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão" (Salmo
104.14). Em Deuteronômio 28 são relacionadas as condições para bênção ou
maldição da terra prometida. Se Israel obedecesse a Deus, tinha a promessa:
"Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra", e "o
Senhor te dará abundância . . . no fruto do teu solo" (Deut. 28:4, 11). A
Festa das Primícias que Israel comemorava reconhecia formalmente que Deus era
responsável pela abundância. Hoje, curvando nossas cabeças à mesa para agradecer
a Deus pelos alimentos, continuamos reconhecendo Deus como Aquele que nos
sustenta. Todavia, Deus abençoa e
amaldiçoa, liberta e castiga. Diversas vezes o Antigo Testamento atribui a
salvação de Israel ao Espírito de Deus. Ele agiu nas pessoas antes do dilúvio
(Gên. 6:3). Eu creio que Ele está agindo nas pessoas hoje exatamente corno
antes do dilúvio. Jesus disse: "Assim como foi nos dias de Noé, será
também nos dias do Filho do Homem" (Lucas 17:26). As mesmas perversões
doentias, a mesma decadência e corrupção moral predominam hoje em dia. O
Espírito Santo está agindo poderosamente, mas a grande maioria da raça humana
não quer ouvir. Depois, de tempo em tempo o Espírito Santo tomou posse de
diversas pessoas para libertar o povo de Deus. Por exemplo somente no livro de
Juízes Ele veia sobre Otniel (Juí. 13:10), Gideão (16:34), Jefté (11:29) e
Sansão (13:25). Há no Antigo Testamento três expressões principais para a
atuação do Espírito Santo nas pessoas: Ele
vinha sobre alguém: "O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias (2 Crôn.
24:20). Ele repousava sobre alguém:
"O Espírito repousou sobre eles" (Núm. 11:25). Ele enchia alguém:
"Eu o enchi do Espírito de Deus" (Êxodo 31:3). O Espírito não só usou
juízes e profetas para libertar Israel, mas também reis. Estes eram ungidos com
óleo, símbolo de que eles estavam sendo revestidos com o poder do Espírito
Santo, como podemos ver na unção de Davi por Samuel, em 1 Sam. 16:13: ". .
. daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi." No versículo seguinte nos deparamos com uma
afirmação solene. No livro de Juizes geralmente o Espírito Se retirava depois
de a pessoa escolhida concluir a sua obra. Aqui vemos que Ele poria retirar-se
também quando esta pessoa desobedecia. l Sam. 16:14 diz isto de Saul, e
comparando Juízes 14:19 com 16:14 vemos que aconteceu a mesma coisa a Sansão.
No uso de Davi, vemos até em suas orações como ele se preocupava com a retirada
do Espírito: "Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo
Espírito." (Salmo 51:11). A grande
libertação que Deus providenciou, é claro, não veio com um rei ungido por
homens, mas com o Messias, título que significa "Ungido". Isaías
escreveu profeticamente que o Messias diria: "O Espírito do Senhor Deus
está sobre mim, porque o Senhor me ungiu" (Isa. 61:1). Jesus, lendo esta
passagem 800 anos depois na sinagoga, disse: "Hoje Se cumpriu a Escritura
que acabais de ouvir" (Lucas 4:21). Nem sempre é fácil separar o papel do
Pai, do Filho e do Espírito Santo no Antigo Testamento. Mas sabemos que Jesus
apareceu de tempo em tempo em "teofanias", que são aparições do nosso
Senhor antes da sua encarnação. Sabemos também que o nome de Deus no Antigo
Testamento pode estar Se referindo a diferentes pessoas da Trindade. Em resumo, vimos que o Espírito Santo estava agindo
antes de o mundo começar. Depois Ele renovava e alimentava Sua criação. Estava
ativo em todo o Antigo Testamento, tanto na natureza como no meio do Seu povo,
guiando-o e libertando-o através de juízes, profetas, reis e outras pessoas. E
falou daquele dia em que viria o Ungido.
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