HUDSON TAYLOR E O EVANGELHO NA CHINA
Taylor deixou a Inglaterra no dia 19 de
Setembro de 1853 antes de completar os seus estudos médicos, chegando no
Xangai, China, no dia 1 de Março de 1854. A quase desastrosa viagem no navio
“Dumfries” pela passagem Leste próxima à Pulau Buru durou cerca de 5 meses. Na
China, ele foi imediatamente confrontado com a guerra civil, tornando o seu
primeiro ano no país um tanto tumultuado. Taylor fez 18 viagens de pregação na
área do Xangai começando em 1855, e frequentemente era mal recebido pela
população, mesmo trazendo consigo kits médicos e habilidades. Decidiu adotar as
roupas nativas chinesas e também cortar o seu cabelo com um rabo-de-cavalo,
como também era de costume. Assim, conseguiu atrair um público sem causar
perturbações. Antes disso, Taylor percebeu que para onde viajava era chamado de
“diabo preto” por causa do sobretudo que vestia. Distribuiu milhares de
panfletos evangelísticos e partes das Escrituras em Xangai e nas suas
proximidades. Durante a sua estadia no Xangai, também adotou e cuidou de um
menino chinês chamado Hanban. Wiliam Chalmers Burns, um evangelista escocês da
English Presbyterian Mission (Missão Presbiteriana Inglesa) começou um trabalho
em Shantou e Taylor se juntou a ele por um tempo. Depois de ir embora,
descobriu que todos os seus suprimentos médicos tinham sido destruídos num
incêndio. Então em Outubro de 1856, enquanto atravessava a China, foi roubado
de quase todos os seus pertences. Realocado em Ningbo em 1857, Taylor recebeu
uma carta de um George Müller apoiador que levou Taylor e seu colega John Jones
a se separarem da problemática missão que os enviara. Ao invés disso, decidiram
trabalhar de forma independente no que se tornou a “Missão Ningbo”. Quatro
homens chineses se juntaram a eles no trabalho: Ni Yongfa, Feng Ninggui, Wang
Laijun e Qiu Guogui. Em 1858, Taylor se casou com Maria Jane Dyer, a filha órfã
do Rev. Samuel Dyer da London Missionary Society (Sociedade Missionária de
Londres), que tinha sido um missionário pioneiro aos chineses de Penang,
Malásia. Hudson conheceu Maria em Ningbo onde ela viveu e trabalhou numa escola
para meninas dirigida por uma das primeiras mulheres missionárias na China,
Mary Ann Aldersey. Como um casal, os Taylors cuidaram e adotaram um menino
chamado Tianxi enquanto moravam em Ningbo. Tiveram um filho legítimo que morreu
no fim de 1858. Sua primeira filha a sobreviver, Grace, nasceu em 1859. Pouco
depois de seu nascimento, os Taylors se apropriaram de todas as operações no
hospital em Ningbo que estava sendo liderado pelo Dr. William Parker. Em uma
carta à sua irmã Amelia Hudson Taylor ele escreveu no dia 14 de Fevereiro de
1860, “ Se eu tivesse mil
libras a China deveria o ter- se eu tivesse mil vidas, a China deveria as ter.
Não! Não a China, mas Cristo. Podemos fazer demais para Ele? Podemos fazer
demais por um Salvador tão precioso? ”
Por conta de problemas de saúde, em 1860 Taylor decidiu retornar à Inglaterra
numa viagem familiar. Os Taylors navegaram de volta à Inglaterra no navio
Jubilee juntamente com a sua filha, Grace e um jovem homem, Wang Laijun, da
igreja de Bridge Street em Ningbo, que ajudaria com a tradução da Bíblia a
continuar na Inglaterra.aylor usou seu tempo na Inglaterra para continuar seu trabalho,
na companhia de Frederik Foster Gough da Sociedade Missionária da Igreja
traduzindo o Novo Testamento em um dialeto Ningbo Romanizado para a Sociedade
Bíblica Britânica e Estrangeira. Ele completou seu diploma (e um curso de
obstetrícia) no Hospital Real de Londres com o Royal College of Surgeons em
1862, e com a ajuda de Maria, escreveu um livro chamado “China's Spiritual Need
and Claims” em 1865, que foi instrumento para gerar simpatia pela China e
voluntários para o campo missionário. Estes voluntários começaram a ir em 1862,
o primeiro deles sendo James Joseph Meadows. No livro Taylor escreveu: “ Oh, se a eloquência defendesse a causa da
China, se um lápis colocado no fogo pintasse a condição desse povo. ” Ele viajou extensivamente pelas Ilhas
Britânicas falando em igrejas e promovendo as necessidades da China. Em casa,
no lado Leste de Londres, também ministrou na Prisão de Newsgate. Durante este
tempo ele se tornou amigo de Charles Haddon Spurgeon, que pastoreou o
Tabernáculo Metropolitano e se tornou um mantenedor de Taylor para toda a vida.
Também, entre 1865 e 1866, os Taylors anfitriaram o jovem Thomas John Bernardo
em sua casa como possível candidato missionário.Seu segundo filho, Herbert,
nasceu em Londres em 1861. Os Taylors tiveram outros filhos em 1862, Frederick;
em 1864, Samuel; e em 1865 Jane – que nasceu morta. No dia 25 de Junho de 1865,
em Brighton, Taylor definitivamente se dedicou a Deus para a fundação de uma
nova sociedade que se encarregasse do evangelismo das áreas não-alcançadas nas
províncias do interior da China. Ele fundou a China Inland Mission juntamente
com William Thomas Berger pouco depois. Em menos de um ano, eles tinham
aceitado 24 missionários e levantado mais de £2,000 (aproximadamente
R$380.903,57 nos valores de 2007[carece de fontes]). No começo de 1866 Taylor
publicou a primeira edição de “Occasional Paper of the China Inland Mission”
que depois se tornou “China's Millions” (Os Milhões da China). O resumo que se
segue foi escrito por Taylor e seus princípios se tornaram essenciais ao China
Inland Mission: “ 'Objetivo A
China Inland Mission foi formada sob uma percepção profunda da necessidade
urgente da China, e com um desejo sincero, constrangido pelo amor de CRISTO e a
esperança de Sua vinda, para obedecer ao comando de pregar o Evangelho a toda
criatura. O seu objetivo é, pela ajuda de DEUS, trazer aos chineses o
conhecimento do amor salvador de DEUS em CRISTO, trabalhando no interior da
China. Caráter. A missão é Evangélica, e abraça membros de todas as grandes
denominações Cristãs. Métodos. Métodos um tanto peculiares foram adotados para
trabalhar com a nova organização. Foi determinado: 1. Que cada candidato
adequadamente qualificado para trabalho missionário deve ser aceito sem
restrições em relação a denominações, desde que sua fé seja sã nos em todas as
verdades fundamentais. Que todos que saíram como missionários devem ir na
dependência de Deus para os suprimentos temporais, com o claro entendimento que
a Missão não garantiu nenhum tipo de salário; e sabendo que, como a Missão não
entraria em dívida, ela podia apenas ministrar à aqueles conectados com ela de
acordo com o dinheiro que entrasse no decorrer do tempo. Sustento. A Missão é
mantida inteiramente pelas ofertas de livre-arbítrio do povo do Senhor. As
necessidades do trabalho são colocadas diantes de Deus em oração, não sendo
autorizado nenhum tipo de solicitação pessoal. Não é gastado nada mais do que o
recebido, entrando em dívidas sendo considerado inconsistente com o princípio
bíblico de total dependência em Deus. ” No dia 26 de Maio de 1866, depois de
mais de cinco anos trabalhando na Inglaterra, Taylor e sua família foram à
China com sua nova equipe de missões o Partido Lammermuir. Na época, uma viagem
de 4 meses era considerada rápida. Enquanto estavam no Mar do Sul da China e
também no Oceano Pacífico o navio quase naufragou mas sobreviveu a 2 tufões.
Chegaram em segurança no Xangai no dia 30 de Setembro de 1866.
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