O QUE VEM DEPOIS DA MORTE? – PASTOR AUGUSTUS NICODEMUS
Augustus Nicodemus
Gomes Lopes (João Pessoa,25 de setembro de 1954) . Estudou Desenho Industrial e
alguns anos de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco.
Entretanto, bacharelou-se em Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte,
concluiu Mestrado em Novo Testamento na Universidade Reformada da África do
Sul, na cidade de Potchefstroom, após, fez doutorado em Interpretação Bíblica
no Westminster Theological Seminary, em Glenside, Pensilvânia, Estados Unidos,
e complementação no Seminário de Kampen, na Holanda. Tornou-se pastor da
primeira Igreja Presbiteriana do Recife (1987 a 1991), foi pastor da Igreja
Evangélica Suíça de São Paulo (1995 a 2000). Voltou à primeira Igreja
Presbiteriana do Recife onde permaneceu entre 2001 e 2003. É ministro da Igreja
Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, professor e escritor natural da
Paraíba. Foi chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie no período de
2003 a 2013, cargo que visa manter a confessionalidade presbiteriana da
instituição. Foi vice-diretor e professor de Novo Testamento no Centro
Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper , da Igreja Presbiteriana do
Brasil, em São Paulo[3] , e atualmente é o vice-presidente do Supremo Concílio
da Igreja Presbiteriana do Brasil e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de
Goiânia, Goiânia, Goiás. Em sua avaliação de natureza reformada, argumenta que
a infalibilidade das escrituras dá-se apenas nos originais, e acredita no fim
da revelação divina através de dons espirituais como profecia, bem como não
acredita na manifestação de línguas estranhas como sinal de atuação do Espírito
Santo para os dias modernos. Por esse motivo, é considerado por escritores
pentecostais como cessacionista em sua interpretação das Escrituras.
Considerado por parte dos protestantes como teólogo de linha mais
fundamentalista. Sua obra aborda as questões exegéticas, teológicas e práticas
a partir de uma perspectiva reformada. Sua linha de interpretação segue o
método gramático-histórico em oposição ao método histórico-crítico de
interpretação. Além de questões exegéticas e teológicas, Augustus Nicodemus
aborda questões práticas como família, missões, santificação e plenitude do
Espírito, culto, guerra espiritual. Em 2010, reproduziu no site da universidade
um artigo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil criticando o
PLC 122, que visa criminalizar a homofobia, que foi posteriormente retirado do
ar.
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