A ORAÇÃO DE JOSUÉ "NO LIVRO DE JOSUÉ (10.12-15) ESTÁ ESCRI¬TO QUE JOSUÉ MANDOU PARAR O SOL. MAS, SE¬GUNDO A CIÊNCIA, É A TERRA QUE GIRA EM TOR¬NO DO SOL. COMO É QUE JOSUÉ MANDOU PARAR O SOL SE O MESMO ESTÁ PARADO SEGUNDO A NOSSA CONCEPÇÃO?"
O Sol - centro do nosso sistema planetário - está apenas relativamente pa¬rado, já que anda, em corrida veloz, rumo à estrela Vega, na constelação de Hércules, arrastando o sistema em causa. Este é, em certo aspecto, o seu movimento de translação. Quanto ao de rotação, o astro-rei leva 24 dias e 15 horas para completar uma vol¬ta em torno do seu eixo. Pode-se dizer, por¬tanto, que o Sol está parado, mas em rela¬ção ao nosso sistema planetário. Apesar disso, ainda hoje os próprios cientistas usam as expressões: "pôr-do-sol" e "nascer do sol". O povo diz com freqüência: "O sol vai alto" ou "o sol vai para o sul". Con¬tudo, nos dias de Josué e segundo a astronomia egípcia, eram o Sol e a Lua que an¬davam ao redor da Terra. Claro que a Bíblia não é um compêndio de ciência, mas as suas assertivas são verdadeiras. Em¬prega, porém, uma linguagem popular, a fim de as verdades divinas poderem ser as¬similadas, mesmo pelas pessoas mais hu¬mildes.
Josué, ao dirigir-se ao Sol, aplicou o termo "deman". exarado 21 vezes no Velho Testamento, significando, entre outras coisas, silencia-te. A palavra hebraica para detém-te é "amad". a qual ocorre centenas de vezes no Antigo Testamento, sendo ge¬ralmente traduzida por ficar de pé ou de¬ter.
Admite-se. nos meios científicos, que a revolução da Terra em torno do seu próprio eixo é motivada pela ação do Sol sobre o nosso planeta. Assim, quando Josué orde¬nou: "Sol. aquieta-te" ou "detém-te", a rotação do Globo Terráqueo teria diminuí¬do substancialmente por via de um tempo¬rário enfraquecimento da ação solar sobre ele. Existem, como é óbvio, outras teorias para explicar a detenção do Sol narrada no livro de Josué, porém cremos na palavra bíblica.
Finalmente, os astrônomos modernos deram-se ao trabalho de buscar, no calendário astronômico, se de fato teria real¬mente ocorrido o evento. Depois de buscas e fastidiosos estudos, concluíram que, efe¬tivamente, falta um dia no calendário as¬tronômico, concluindo então, que o quase um dia inteiro (Js 10.13b), correspondem a 11 horas e cinqüenta minutos, sendo assim provado que de fato a Terra esteve parada por todo um dia de Sol.
Nenhum comentário
Postar um comentário