AS CONTRIBUIÇÕES DA REFORMA PROSTESTANTE – PASTOR AUGUSTUS NICODEMUS
Augustus Nicodemus Gomes Lopes (João Pessoa,25 de setembro de 1954) .
Estudou Desenho Industrial e alguns anos de Engenharia Elétrica na Universidade
Federal de Pernambuco. Entretanto, bacharelou-se em Teologia no Seminário
Presbiteriano do Norte, concluiu Mestrado em Novo Testamento na Universidade
Reformada da África do Sul, na cidade de Potchefstroom, após, fez doutorado em
Interpretação Bíblica no Westminster Theological Seminary, em Glenside,
Pensilvânia, Estados Unidos, e complementação no Seminário de Kampen, na
Holanda. Tornou-se pastor da primeira Igreja Presbiteriana do Recife (1987 a
1991), foi pastor da Igreja Evangélica Suíça de São Paulo (1995 a 2000). Voltou
à primeira Igreja Presbiteriana do Recife onde permaneceu entre 2001 e 2003. É
ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, professor e
escritor natural da Paraíba. Foi chanceler da Universidade Presbiteriana
Mackenzie no período de 2003 a 2013, cargo que visa manter a confessionalidade
presbiteriana da instituição. Foi vice-diretor e professor de Novo Testamento
no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper , da Igreja
Presbiteriana do Brasil, em São Paulo[3] , e atualmente é o vice-presidente do
Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e pastor da Primeira Igreja
Presbiteriana de Goiânia, Goiânia, Goiás. Em sua avaliação de natureza
reformada, argumenta que a infalibilidade das escrituras dá-se apenas nos
originais, e acredita no fim da revelação divina através de dons espirituais
como profecia, bem como não acredita na manifestação de línguas estranhas como
sinal de atuação do Espírito Santo para os dias modernos. Por esse motivo, é
considerado por escritores pentecostais como cessacionista em sua interpretação
das Escrituras. Considerado por parte dos protestantes como teólogo de linha
mais fundamentalista. Sua obra aborda as questões exegéticas, teológicas e
práticas a partir de uma perspectiva reformada. Sua linha de interpretação
segue o método gramático-histórico em oposição ao método histórico-crítico de
interpretação. Além de questões exegéticas e teológicas, Augustus Nicodemus
aborda questões práticas como família, missões, santificação e plenitude do
Espírito, culto, guerra espiritual. Em 2010, reproduziu no site da universidade
um artigo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil criticando o
PLC 122, que visa criminalizar a homofobia, que foi posteriormente retirado do
ar.
Nenhum comentário
Postar um comentário