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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

MORTE E HADES "NA PARÁBOLA DE LUCAS 16.23, DIZ QUE O RICO FOI PARA O 'HADES' E LÁZARO PARA O 'SEIO DE ABRAÃO'. GOSTARIA DE SABER ONDE SE SI¬TUAVA UM E OUTRO LUGAR." - A BÍBLIA RESPONDE - EDIÇÕES CPAD

Em primeira instância podemos decla¬rar que é impossível situar a localização geográfica destes dois lugares, por se tratar da habitação dos espíritos. Todavia, apresentaremos a posição bíblica analisando ambos, dentro do parâmetro contextual divino "além-túmulo". Primeiramente, a palavra "hades", no Novo Testamento, é a transliteração do vocábulo grego "Hades", expressão essa usada para indicar o lugar dos espíritos que se foram daqui, isto é, o submundo. Eqüivale ao termo "sheol". Na tradução septuaginta ou LXX, ha¬des é a tradução constante do termo hebraico "sheol". Essa dimensão é pintada como lugar que consiste de duas divisões, a saber: uma para os ímpios e outra para os justos. A divisão para os justos também é denominada nos escritos judaicos de "seio de Abraão" por conotar um lugar de des¬canso e tranqüilidade. Equivale dizer que Jesus empregou os termos hebraicos nesta passagem. Assim, tanto faz dizer "seio de Abraão" (termo hebraico), como "Paraí¬so" (termo grego), porque ambos são aná¬logos. O Paraíso foi arrebatado desde as par¬tes inferiores da terra para um lugar situa¬do perto do trono de Deus. Esta mudança produziu-se durante a ascensão de Cristo. Esta afirmativa está em concordância com as palavras de Paulo em Efésios 4.8-10, nas quais se refere à descida aos lugares mais baixos da terra, realizada por Cristo, que, na sua subida, "levou cativo o cativeiro". Os mortos em Cristo estão ausentes do cor¬po e presentes com o Senhor: 2 Co 5.3. Paulo foi "arrebatado ao Paraíso" indica que o Paraíso foi mudado de lugar. O após¬tolo desejava partir e estar com Cristo. Os que morreram em seus pecados estão nas regiões inferiores e somente depois do Mi¬lênio eles ressuscitarão (Jo 5.29), a fim de comparecerem diante do Trono Branco, onde serão julgados e receberão a condena¬ção eterna, sendo lançados na "Geena", isto é, no lago de fogo ardente, preparado para o Diabo e seus anjos. Em segundo lugar concluímos que: • A alma sobrevive à morte física. • A alma, mesmo depois da morte, con¬tinua dotada de consciência, memória e razão. • Os justos entrarão em um estado infi¬nitamente melhor do que este que ora vivem. Finalmente, fazemos nossas as pala¬vras do profeta Malaquias: "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus, e o que não o serve", Ml 3.18.

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