ARQUEÓLOGOS REVELAM COMO ERA O SOM OUVIDO DENTRO DO SANTO DOS SANTOS SONORIDADE DOS SINOS USADOS NAS VESTES DO SUMO SACERDOTE FOI RECRIADA EM ESTÚDIO
A descoberta de um pequeno sino de ouro em 2011 pelos arqueólogos Eli
Shukron e Ronnie Reich passou quase despercebido em meio a tantos outros
achados na cidade de Jerusalém. Durante uma escavação numa antiga tubulação de
água, a peça, muito bem preservada, foi encontrada logo abaixo do Muro das
Lamentações. O canal de drenagem começa no Tanque de Siloé e continua
subterrâneo até uma área perto do Muro Ocidental, conhecida como a Arca de
Robinson. No mesmo local em outras ocasiões, foram encontradas moedas e vários
utensílios do período do Segundo Templo. Porém, após ser confirmado pelo
Departamento de Antiguidades de Israel o sino com cerca de dois mil anos foi
identificado como parte da vestimenta do sumo sacerdote. Em um vídeo gravado
este mês, Eli Shukron explica que a pequena esfera mede cerca de 1,5
centímetros de diâmetro, tem um pequeno aro em cima e é feita de ouro puro. O
badalo mede 4 milímetros e, segundo relatos da Bíblia e os escritos do
historiador Flávio Josefo, fazia um som facilmente reconhecido pelos judeus
praticantes. A instrução para costurar sinos iguais a esse encontra-se no
capítulo 28 de Êxodo. Algumas traduções em português preferem o termo
“campainha”. Diz o texto: “Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha
de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor, e estará sobre
Aarão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no
santuário diante do Senhor, e quando sair, para que não morra.”(Êx 28, 33-35) “Não
havia somente um sino na roupa. Havia 72 desses sinos. O sacerdote caminhava e
os sinos de suas vestes faziam um som distintivo. Todos o ouviam chegando. O
sino não era muito alto, mas evocavam reverência”, disse ele disse Eli à CBN
News. No vídeo apresentado este mês, o arqueólogo mostra como conseguiram
reproduzir em um estúdio musical, como era o som emitido quando o sacerdote
entrava no Santo dos Santos. É a primeira vez que isso é ouvido em Jerusalém
desde a destruição do Templo, no ano 70 d.C. Para reproduzir o som dos sinos,
foi chamada Murial Selinger, musicista profissional e produtora musical. Ela
fez a sintetização do som do sino de ouro e reproduziu a sonoridade 72 vezes,
de forma sequencial e randômica. O resultado
está presente na animação que simula a entrada do sacerdote no Templo. Ouça:
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