TEÓLOGO APONTA CRESCIMENTO DO ‘CRISTIANISMO REFORMADO’ NA INDONÉSIA, MAIOR PAÍS MUÇULMANO O 'CRISTIANISMO REFORMADO' TEM SIDO PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE PELITA HARAPAN, UMA DAS MAIS IMPORTANTES UNIVERSIDADES DO MUNDO
Com mais de 16 mil alunos, a Universidade Pelita Harapan é uma das
maiores universidades cristãs reformadas do mundo. Criada há apenas 22 anos, a
instituição de ensino oferece uma escola de direito, uma escola de medicina,
uma escola de engenharia e uma faculdade de professores, tudo a partir de uma
visão de mundo reformada. "Nós nem sequer temos isso nos Estados Unidos ou
na Europa", disse Ric Cannada, chanceler emérito do Seminário Teológico
Reformado. "Está na Indonésia. O Senhor costuma fazer coisas incríveis no
lugar menos provável - o país com a maior população muçulmana do mundo",
disse. Embora os cristãos sejam apenas 10% da população da Indonésia, a nação é
tão populosa que cerca de 25 milhões de cristãos vivem lá. Aproximadamente um
terço desse número são católicos, enquanto os protestantes são tipicamente
pentecostais ou reformados. Bancado por um empresário indonésio extremamente
bem sucedido e que ama Deus e a teologia reformada, a fundação Pelita Harapan -
onde Ric é um conselheiro sênior - abriu 55 escolas cristãs nos últimos 25
anos. Pelita Harapan é o lado da missionário do empresário James Riady. Mas é
claro que ele também tem um lado de negócios. E é enorme: 30 hospitais, 64
shoppings, 125 lojas de departamentos e o maior grupo de mídia do país. Ambos
são formados pela tradição reformada, disse Niel Nielson, ex-presidente da
Covenant College, que agora lidera a ala de educação da fundação e se senta na
diretoria de seus hospitais e lojas de departamento. "A família Riady é
apaixonadamente reformada em sua perspectiva teológica, e eles ligam tudo isso
em termos de como eles entendem a corporação", disse ele. "Há energia
e foco na integração, ao contrário de qualquer coisa que eu já vi em qualquer
lugar do mundo", ressaltou. "Estamos apaixonados pelos negócios -
sobre a sustentabilidade econômica - mas também pela visão bíblica da graça
comum que leva à graça salvadora para o país", disse Nielson. “Construir
hospitais de qualidade em áreas de baixa renda, significa ter médicos cristãos
conversando com seus pacientes muçulmanos, não apenas sobre a saúde de seus
corpos, mas também sobre a saúde de suas relações familiares, comunidades e
almas”, ressaltou. "A gente sempre diz que acredita que todos foram
criados exclusivamente à imagem de Deus, e Ele tem um propósito para cada ser
humano", disse Nielson. Essas convicções cristãs não ficam atrás dos
bastidores, mesmo que raramente estejam no centro do palco. Por exemplo, as 60
máquinas de café de Riady tocam músicas cristãs, e os funcionários tratam as
pessoas com dignidade. Escrituras. A
teologia reformada e sua influência chegou na Indonésia há um bom tempo. Chegou
em primeiro lugar no final de 1500 com os holandeses, que pretendiam
monopolizar o comércio de especiarias. Junto com os comerciantes, os holandeses
enviaram pastores que, como grande parte da Holanda, abraçaram o calvinismo. Esses
pastores chegaram ao povo indígena, mas o calvinismo nunca se tornou dominante
na Indonésia, pelo menos por duas razões, de acordo com Yudha Thianto,
professor do Trinity Christian College. Primeiro, a presença arraigada do Islã.
Em segundo lugar, os holandeses vieram como conquistadores, não como amigos, o
que fez a conversão à sua religião parecer traiçoeira para os indonésios
nativos. Mas os holandeses ficaram lá por um longo tempo, até agosto de 1945.
Assim, o calvinismo teve tempo de sobra para ganhar um teto. Em 1945,
missionários e pastores sentiram a influência dos ensinamentos de Abraão Kuyper
sobre a importância da graça comum e o envolvimento de Deus em cada centímetro
quadrado da criação. Assim, no final do século XIX, as agências missionárias
criaram escolas cristãs, hospitais cristãos e igrejas reformadas. Thianto, que
nasceu em 1965, foi criado em uma dessas igrejas. "Eu cresci cantando os
salmos e hinos enraizados na Genebra de Calvino, adotados pelos holandeses, e
depois trazidos para o arquipélago e traduzidos para a língua que agora é
indonésio", disse ele. Queda: Lamentavelmente, muitas dessas igrejas
acabaram por perder seu vigor bíblico e teológico. "No final da geração de
meus pais, o cristianismo reformado tornou-se muito prático em termos de seu
alcance. Eles estão próximos do que eu chamaria de ‘evangelho social’,
alcançando a comunidade sem pregar. Eles estavam tentando aplicar em cada
centímetro quadrado, em sua vida cotidiana, mas eles esqueceram o fundamento
doutrinário", comentou Thianto. Mas há uma boa notícia: a geração de
Thianto instigou uma espécie de renovação, agora com cerca de 25 anos, que
levou muitos a redescobrir uma nova excitação para o evangelismo que encontra
sua origem nas raízes reformadas. "Estávamos cansados de aplicação sem
conteúdo", disse ele. "Pelo menos três de meus amigos são agora
presidentes de seminários na Indonésia, que são evangélicos e reformados",
finalizou.
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