QUANDO NASCEU JESUS? PAULO RODRIGUES ROMEIRO É UM PASTOR E APOLOGISTA CRISTÃO EVANGÉLICO BRASILEIRO. FOI PRESIDENTE DO INSTITUTO CRISTÃO DE PESQUISAS (ICP) EM SÃO PAULO, E ATUALMENTE É PASTOR PRESIDENTE NA IGREJA CRISTÃ DA TRINDADE
Hagin cita Atos 13:33 para afirmar que Jesus só nasceu ou foi gerado na ressurreição. Observe o que ele diz:
Quando Jesus foi gerado? A maioria das pessoas pensam que Ele foi gerado quando entrou no mundo como o Menino de Belém. Não! Oh, não! Gerado significa nascido. O Filho de Deus não nasceu quando tomou sobre Si a carne humana... Não nasceu quando veio para o mundo; sempre existiu com o Pai (...) Quando foi, então, que Jesus foi gerado? Quando Ele foi ressuscitado! Naquela manhã da Ressurreição.49
Atos 13:33 é uma citação direta do Salmo 2:7, um salmo que fala da vitória do Messias. O título Filho é introduzido no versículo 12, apontando ainda mais para o Senhor Jesus.
I. Howard Marshall comenta:
Freqüentemente se argumenta que foi o emprego de versículos tais como este que capacitou a igreja a considerar que Jesus foi adotado por Deus como Seu Filho na ocasião da ressurreição (e que foi somente numa etapa posterior que a igreja veio a crer que Jesus já era Filho de Deus durante a Sua vida terrestre). E altamente improvável, no entanto, que a igreja primitiva encarasse a ressurreição como um começo e que depois empregasse esta idéia para argumentar que Jesus veio a ser Filho de Deus na ressurreição. Pelo contrário, foi porque foi reconhecido como Filho de Deus que o Salmo 2 pôde ser aplicado a Ele, passando depois a ser encarado como prenúncio da ressurreição.50
Não é nosso propósito discutir aqui se a frase "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei" refere-se à encarnação de Cristo ou a um "hoje" eterno, sustentando assim a doutrina da eterna filiação, que indica que Jesus sempre foi o Filho de Deus. Agora, dizer que Jesus só nasceu ou foi gerado na ressurreição contradiz as Escrituras e a geografia bíblica. Em Mateus 1:19,20, está escrito: "Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas cousas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo" (o grifo é meu).
O erro geográfico pode ser notado quando se examina Mateus 2:1-6. Vejamos alguns trechos: ''Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?" (o grifo é meu). Ao indagar na corte do rei Herodes aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas sobre o local do nascimento do Messias, ouviram que este seria em Belém, pois assim fora dito pelo profeta: "E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:2). Ora, se Jesus só nasceu ou foi gerado na ressurreição, o que aconteceu nos arredores de Jerusalém, seria uma contradição da profecia de Miquéias e das narrativas do nascimento em Mateus e em Lucas.
Jesus já era o Filho de Deus e assim fora declarado muito antes da ressurreição. No batismo, o Pai lhe diz: "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo" (Lucas 3:22). O mesmo se dá no monte da transfiguração: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi" (Mateus 17:5). Sobre Atos 13:33, Jamieson, Fausset e Brown acrescentam:
Será que o apóstolo quer dizer, então, que Cristo se tornou o Filho de Deus num sentido único e pela primeira vez na ressurreição dentre os mortos? Isto não pode ser. Pois, além de isso contradizer toda a ênfase do Novo Testamento sobre a relação de Cristo com o Pai, nega a própria declaração do apóstolo em Romanos 8:32, em que ele raciocina sobre a filiação de Cristo como alguém de essência eterna. E até mesmo em Romanos 1:4, em que ele fala da ressurreição de Cristo e diz que ele foi desse modo apenas declarado (definido ou determinado) Filho de Deus com Poder — em outras palavras, a ressurreição de Cristo, foi meramente a manifestação de uma filiação que existiu antes, mas somente agora "declarada com poder". O sentido é que aquele poder que ele sempre possuiu, mas esteve encoberto aos olhos humanos até então, resplandeceu quando ele ressuscitou dos mortos.51
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