Header Ads

MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

NA IGREJA DO IRMÃO SMALE- A HISTÓRIA DO AVIVAMENTO AZUSA SEGUNDO FRANK BARTLEMAN

No dia 17 de junho, fui a Los Angeles para assistir a uma reunião da Primeira Igreja Batista. Eles, também, esperavam em Deus por um derramamento do Espírito ali. Seu pastor, Joseph Smale, acabara de voltar do País de Gales onde estivera em contato com o avivamento e com Evan Roberts, e estava na sua própria igreja em Los Angeles. Esse encontro parecia estar em perfeito acordo com a minha visão, tarefa e desejo, e passei duas horas na igreja orando, antes da reunião da noite. As reuniões estavam sendo realizadas ali dia e noite, diariamente, e Deus estava presente. Uma tarde comecei a reunião em Los Angeles, enquanto esperava que Smale aparecesse. Eu os exortei a não esperar pelos homens, mas a esperar em Deus. Eles estavam esperando em alguma grande figura humana; era o mesmo espírito de idolatria que havia sido uma praga para igreja e que impedira a ação de Deus através dos séculos. Como os filhos de Israel, o povo precisava ter "um outro Deus diante do Senhor." (Em algumas igrejas oficiais na Europa, o pastor é muitas vezes conhecido como "o pequeno deus!") Começamos o culto da noite nos degraus do templo, do lado de fora, enquanto esperávamos que o Zelador chagasse com a chave. Tivemos um período de oração em favor da comunidade vizinha. A reunião foi uma marcha progressiva de vitória. Depois fui para o Parque Lamanda, e após a pregação passei a noite na casa paroquial orando e dormindo alternadamente. Eu queria uma revelação maior de Jesus PARA MIM MESMO. Como a lua cheia que fica mais e mais nítida e mais próxima à medida que a contemplamos incessantemente, assim também Jesus fica mais real às nossas almas à medida que o contemplamos. Precisamos de um relacionamento mais íntimo, vivo, e pessoal com Deus, e de conhecimento e comunhão maior com Ele. Só o homem que vive em comunhão com a realidade divina está habilitado a levar as pessoas à Deus. Fui à igreja de Smale outra vez e novamente encontrei as pessoas sem ânimo, esperando o pregador aparecer. Muitas pareciam nem ter idéia definida a respeito do que esperavam que acontecesse! Comecei a orar em voz alta e a reunião se iniciou com poder. Estava já com força total quando o irmão Smale chegou. Deus queria que as pessoas olhassem apenas para Ele e não para algum homem. Aqueles que não colocavam a glória do Senhor em primeiro lugar, naturalmente se ressentiam disto. Contudo este é o plano de Deus. Verifiquei que a maioria dos cristãos não queriam aumentar sua carga de oração. Era difícil demais para a carne! Eu carregava agora uma carga cada vez mais volumosa, noite e dia. O ministério era intenso. Era a "comunhão dos seus sofrimentos" (Filipenses 3:10), a angústia de alma "com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26, 27). Muitos crentes acham mais fácil criticar do que orar... Um dia eu estava sobre uma carga tremenda de oração. Fui à casa de oração do irmão Manley, caí no altar e ali aliviei minha alma. Um obreiro entrou correndo e pediu que orasse por ele. Naquela noite fui a uma reunião e encontrei um outro jovem, Edward Boehmer, que havia sido tocado por Deus nas reuniões de Peniel, no outono, e que tinha o mesmo fardo de oração sobre si. Ele estava destinado a ser meu companheiro de oração no futuro. Fomos unidos no Espírito daquele dia em diante de forma maravilhosa. Oramos juntos na pequena Missão Peniel até às duas horas da manhã. Deus encontrou-Se conosco e nos fortaleceu maravilhosamente enquanto lutávamos com Ele por um derramamento do Espírito sobre o povo. Minha vida então estava totalmente consumida pela oração contínua. Estava orando dia e noite! Escrevi mais artigos para a imprensa religiosa, exortando os santos a orar. Novamente fui a igreja de Smale em Los Angeles. Encontrei as pessoas esperando o pregador outra vez. Esta situação me oprimia muito e tentei mostrar-lhes que só deviam esperar pelo Senhor. Algumas se ressentiram, pois eram muito tradicionais, mas outras aceitaram. Afinal, estávamos orando por um avivamento como houvera no País de Gales, onde um dos pontos principais era que somente esperavam em Deus. As reuniões continuavam lá com ou sem pregador. Eles vinham se encontrar com Deus. E o Senhor vinha para estar com eles. Eu havia escrito uma carta a Evan Roberts, pedindo que em Gales orassem por nós na Califórnia. Recebi resposta de que eles estavam orando, o que nos ligava, então, ao avivamento de lá. A carta dizia: "Meu querido irmão na fé, muito agradecido por sua carta gentil. Fiquei impressionado com sua sinceridade e honestidade de propósitos. Reúna o povo que está disposto a fazer uma entrega total. Ore e espere. Creia nas promessas de Deus. Faça reuniões diárias. Deus o abençoe, é a minha oração." Sentimo-nos muito encorajados ao saber que estavam orando por nós em Gales. Escrevi mais artigos e o que se segue são extratos deles: "Um trabalho maravilhoso do Espírito irrompeu em Los Angeles, Califórnia, precedido de um profundo trabalho preparatório de oração e expectativa. A convicção está se espalhando entre o povo, e as pessoas estão afluindo de todas as partes da cidade para as reuniões da igreja do Pr. Smale. Estas reuniões realizaram-se por si mesmas. Pessoas estão sendo salvas por todo o auditório, enquanto a reunião continua sem ser guiada por mãos humanas. A maré está subindo rapidamente e nós estamos antecipando coisas maravilhosas. A intercessão em angústia de alma está se tornando em importante aspecto do trabalho, e estamos sendo transportados para além das barreiras denominacionais. O temor do Senhor está vindo sobre o povo, um verdadeiro espírito de quebrantamento. A reunião que começou domingo à noite durou até a madrugada do dia seguinte. O pastor Smale profetizou coisas maravilhosas que irão acontecer. Ele profetizou que os dons apostólicos logo voltarão à igreja. Los Angeles é uma verdadeira Jerusalém. Justamente o lugar certo para uma grande obra de Deus começar. É exatamente este tipo de demonstração de poder divino que eu tenho esperado há algum tempo. Tenho sentido que a qualquer momento ela surgirá. Sinto, também, que virá onde menos se espera para que Deus receba toda a glória. Ore por um Pentecostes!"

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.