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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

4 PRIORIDADES PARA IGREJAS E PASTORES NAS REDES SOCIAIS REDE SOCIAL TALVEZ SEJA O PRIMEIRO LUGAR QUE PESSOAS ENCONTRARÃO SUA IGREJA POR ANDRÉ CÂMARA

Busque no Google a frase “Rede Social para igreja” e você receberá milhares de artigos e descrevendo metodologias e a importância de ter presença nestas plataformas. Não sobra nenhum duvida que você e sua igreja devem estar nas redes sociais, a questão é que nos dias de hoje, somente ter um perfil na rede social já não basta. Você precisa priorizar o bom uso dessa ferramenta. Se você realmente quer tirar da rede social todo seu potencial você precisa dar a ela a importância necessária.Cá entre nós, já existem centenas de pastores e igrejas concorrendo pela atenção dos internautas. Se sua igreja estiver apenas envolvida e não – concentrada e investida – em crescer a presença digital então você estará gastando tempo e energia. Portanto irei listar aqui 5 pontos de prioridade para qualquer igreja e líder religioso. Se você primar por estes 5 aspectos tenho certeza que você terá um futuro garantido nas redes sociais. Rede Social talvez seja o primeiro lugar que pessoas encontrarão sua igreja 46% de implantadores de igrejas dizem que usam rede social e que é a comunicação mais efetiva para anunciar a igreja. Pense bem… esse lideres dizem que usam apenas redes sociais para divulgar uma igreja nova, ou seja, a rede social não está competindo com tv, ou radio somente, mas com todos outros meios de comunicação que existem hoje e metade dos pastores usam apenas a rede social. Com uma estratégia bem pensada para formar um engajamento social e empurrar internautas para a pagina da sua igreja onde tem endereço, e horário dos cultos, talvez você tenha a maneira perfeita de trazer visibilidade a sua igreja.Você pode construir relacionamento com amigos e seguidores de seus membros Pensa comigo. Se o publico primário da sua pagina, seus membros, curtem e compartilham suas publicações, este conteúdos é mostrado para os amigos, e seguidores deles. Essas pessoas serão diretamente alcançadas pelo que sua igreja publicar e são o publico alvo para iniciar algum tipo de conversa e relacionamento digital. Pense em estratégias de conteúdos que sejam do interesse de amigos e familiares de seus membros. Eles seriam o foco de qualquer investimento de comunicação digital com intuito de convidar para a igreja. Grupos do Facebook podem ser até maior que grupos da própria igreja Existem muitas maneiras e fazer grupos online, programas e sites que ajudam… mas nenhum bate os grupos do facebook por uma única razão, todas as pessoas já estão lá. O Whatsapp também tem se tornado uma boa ferramenta de grupos, porém muitos acham invasivo e muito chato por participarem de vários outros grupos. Você pode usar o facebook de várias maneiras, para grupos menores, para grupo de estudos, para grupos de departamentos, para oração… existem infinitas utilidades.Eu sugiro todas as igrejas criarem grupos como: Pais de adolescentes: é muito capaz que existam pais de adolescentes da igreja que não sejam cristãos, desta maneira você conecta com um possível visitante e potencial membro da igreja. Grupos de Estudo: Criar engajamento e aproximação maior com membros da igreja. Grupos menores: Mantem em contato pessoas que participam de células e grupos que se reúnem durante a semana fora da igreja. Grupos: de conexão: esse seria para visitantes ou novos convertidos. Se usado com sabedoria pode fornecer conteúdos de muita relevância para as pessoas que irão ser cada vez mais inspiradas pela sua igreja. Grupo é o próximo passo para uma pessoa que você quer que se torne membro. Se uma pessoa viu algum material da igreja que a fez ter curiosidade de saber mais sobre a igreja, coloque ela em um grupo para que ele tenha contato diário com sua igreja no mundo digital. Você encontra as pessoas onde elas estão O nosso senso de comunidade está mudando drasticamente. Pessoas estão construindo redes de conexões online e isto é um ativo valorizadíssimo. Por exemplo: você sabia que 35% dos casais que casaram entre 2005 e 2012 se conheceram online. Eu sou um desses. Conheci minha mulher na internet…e fui afunilando a nossa comunicação começando de uma rede social – depois um chat – depois áudio chamada – vídeo chamada até que cheguei a conhece-la e iniciamos um namoro que hoje resultou na Bella e no André Filho. Ao invés de lutar contra esta transição irreversível, a igreja deve abraçar esta mudança de uma maneira positiva visando as oportunidades. Igrejas devem usar todas ferramentas de conexão e relacionamento online para se aproximarem de membros e potenciais membros. O mais importante de uma rede social, repito em voz alta.. “É ser social e criar relacionamento!”. Ou seja, não use apenas para informações frias mas para conversas, troca de ideias, aprofundamento de relacionamento. O mais impactante em qualquer rede social e no facebook é assim é você passar bons conteúdos. Conteúdos que cativem as pessoas do seu grupo. Podem ser imagens, vídeos, infográficos, resumos de livros em texto… o que for interessante para aquele grupo específico. A melhor maneira de se relacionar com pessoas na internet e ganhar a confiança e admiração delas é oferecer conteúdo de valor.

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