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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

ASSOCIAÇÕES BATISTAS NO BRASIL

A Convenção Batista Brasileira (tradicional) foi organizada em 1907. Em 2013, possuía 8 357 igrejas organizadas, 1 200 congregações ou missões espalhadas em todo o território nacional e mais de 1 600 000 membros; a mesma também possui vários colégios, seminários, orfanatos, faculdades, hospitais, centros de recuperação para usuários de drogas, todos mantidos em convênios com as convenções estaduais e igrejas locais. Na área da educação teológico-ministerial, atualmente são reconhecidos pela CBB: O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (o o mais antigo seminário batista da América Latina), o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, o Seminário Teológico Batista Equatorial, Seminário Teológico Batista do Nordeste, a Faculdade Teológica Batista do Estado de São Paulo, Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo, Faculdade Teológica e Seminário Batista Ana Wollerman e a Faculdade Teológica Batista do Paraná. Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense (STBNF) situado em Itaperuna Rio de Janeiro. Todos oferecem cursos de graduação e pós-graduação.[14] A Convenção Batista Nacional (renovada) nasceu em 1958, quando foi aceito o batismo pentecostal por alguns batistas em Belo Horizonte. Em 1967, o pastor Enéas Tognini organizou a CBN, reunindo 60 igrejas. Grande parte dessas igrejas denominam-se "Batistas Renovadas". Hoje, a CBN conta com 2.271 igrejas organizadas, quase 2 mil congregações ou missões, e 412.750 membros espalhados pelo Brasil (dados de 2015). A Convenção adota o pentecostalismo, mas continua filiada à Aliança Batista Mundial.[15] As Igrejas Batistas Independentes no Brasil têm a sua origem no trabalho da Missão de Örebro, um movimento na Suécia. O missionário Erik Jansson veio em 1912 para atender colonos suecos residentes no município de Guarani, Rio Grande do Sul, mas mais tarde o grupo espalhou-se por outros estados. Conta com pelo menos 68 mil membros filiados à CIBI, com grande presença nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, em pouco mais de 800 igrejas, dados de 2013, e também são filiados à Aliança Batista Mundial.[16] A partir da década de 1930, surgiram grupos de cunho mais conservador e fundamentalista, como a Igreja Batista Conservadora fundada em Bagé, Rio Grande do Sul, que não teve origem e nem possui ligação direta com a de mesmo nome Norte Americana, trata-se de divisão ocorrida no início dos anos 1980, onde um grupo de igrejas oriundas da Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI), formaram a União Conservadora Batista Independente (UCBI), e posteriormente adotou sua atual denominação; a Igreja Batista Bíblica Nacional que organizou a Comunhão Batista Bíblica Nacional desde 1973, com cerca de uma centena de igrejas e congregações, a Igreja Batista Fundamentalista e a Igreja Batista Regular que são pouco numerosos, correspondendo-se aos de sua denominação norte-americana e canadense. Os Batistas Regulares possuem quase 700 Igrejas no país, sendo 400 ligadas à sua Associação (AIBREB) e à Associação Geral (GARBC). Embora a Convenção Batista Brasileira aceite as doutrinas da eleição, há igrejas batistas que se proclamam também calvinistas, e são filiadas às diversas convenções ou simplesmente, independentes. No Brasil, há um grupo cujo objetivo é estreitar laços de comunhão entre seus membros, em geral filiados a igrejas batistas reformadas: trata-se da Comunhão Reformada Batista no Brasil. Há, também, no Brasil, os chamados Batistas do Sétimo Dia (têm o sábado como dia de santificação). Eles vieram de um grupo de Adventistas do Sétimo Dia de Curitiba/PR que não concordou com vários pontos doutrinários da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foram organizados de forma autônoma, passaram a ter comunhão doutrinária com a Igreja Batista do Sétimo Dia de Hamburgo, Alemanha e depois foram afiliados à Federação Mundial Batista do Sétimo Dia, na década de 1960. Hoje, há igrejas batistas do Sétimo Dia nas cinco regiões do Brasil. A diferença deles para os Adventistas quanto à guarda do sábado é que o dia de descanso é um sinal da aliança com Deus e não são fundamentalistas ao ponto de relacionar a salvação com a observância do sábado como dia de descanso. Parte das Igrejas Batistas do Sétimo Dia são, também, filiadas à Aliança Batista Mundial. Existem também centenas de Igrejas Batistas sem filiação, tais como a Igreja Batista da Floresta em Belo Horizonte, com mais de 6 mil membros, Filadélfia, Calvário em Niterói, ou ainda a Igreja Batista Missionária Central em Petrolina, todas de orientação carismático-pentecostal, ou ainda mesmo, outras pequenas convenções batistas de orientação pentecostal. Todas essas igrejas batistas independentes, e pequenas convenções, somam hoje mais de 1 milhão de membros em todo o país, conforme dados do censo do IBGE de 2010. Boa parte destas Igrejas independentes adotaram sistema episcopal, mantém filiais ao invés de igrejas associadas, e não são filiadas a qualquer associação ou convenção. Em 1953, várias Igrejas Batistas de orientação landmarkista, afiliadas à Associação Batista Missionária da América, formaram a Associação Batista Brasileira. Atualmente esta associação é presidida pelo Pastor Osvaldo de Andrade Freitas desde 2012. Uma das convenções que surgiram embaladas pela renovação espiritual que as igrejas batistas brasileiras experimentavam foi a Convenção Batista Missionária do Brasil- CBMB(Renovada) que tem a sua origem em 1979 a partir de um grupo de Igrejas Batistas liderado Pelo Pastor Valdomiro Luiz de Souza na época denominado "ASSEBAME", Associação Evangélica Batista Missionária da Esperança, que prosseguiu até 1987, quando foi organizada a atual Convenção Batista Missionária do Brasil. Hoje a CBMB está presente em pelo menos seis estados Brasileiros e sustenta missionários em outros países, o seu atual presidente é o Reverendo Pr. Manoel Jorge de Lima. Ainda no Brasil, uma das mais jovens convenções é a Convenção Batista Renovada- CBR, anteriormente denominada de Conbras-IBR, que reúne as Igrejas Batista Renovadas, em pelo menos 40 cidades brasileiras. No dia 16 de dezembro de 1984 foram 27 pessoas desligadas da Igreja Batista Brasileira em Teresópolis-RJ por motivos Doutrinários (abertura Pentecostal). O diácono Roberto Damas Cardoso e sua esposa Joventina Rosa Satyro eram os responsáveis pela Congregação, e ficaram sem local onde reunir. Após o aconselhamento de alguns Pastores renovados, decidiram se filiar à Igreja Batista Monte Hermon, que tem sede em Teresópolis-RJ. Assim permaneceram durante o ano de 1985. Em quatro de Maio de 1986, formou-se o Concílio com o qual ordenou-se ao Ministério Pastoral José Carlos Cardoso e Carlos dos Santos Morelli. Este Concílio foi formado pelos seguintes Pastores: Célio de Lima Medeiros (Igreja na Obra de Restauração em Corrêas - Petrópolis - RJ), Manoel de Souza (Igreja na Obra de Restauração em São José do Rio Preto - Petrópolis - RJ), Vítor Amorim Claveland (Igreja Metodista Wesleyana em Posse - Petrópolis -RJ), Alfredo Cândido Conceição (Igreja Cristã de Camboatá - São José do Rio Preto - Petrópolis - RJ), José da Silveira Matoso (in memorian) (Igreja Cristã em Laginha - Petrópolis - RJ), Manoel Gomes Chaves ( Igreja Metodista Wesleyana de Jaguara - São José do Rio Preto - RJ), Francisco Carlos da Rosa ( Igreja Batista Renova de Areal - Três Rios - RJ), Sebastião Francisco e Luís Soares de Souza (Igreja Revelação de Cristo - Petrópolis - RJ). Incluiu-se a essa cerimônia a consagração Diaconal de: José Francisco de Assumpção e João Teixeira Neto. Ao constituir-se o Ministério em 7 de dezembro de 1985, tomou o nome de "Primeira Igreja Batista na Obra de Renovação Espiritual em São José do Rio Preto", mais conhecida como "Igreja Batista Renovada". Assim permaneceu até maio de 1993, quando, em assembleia no dia 21 de maio de 1993, foi decidido simplificar juridicamente o nome, porque as Igrejas Batistas Renovadas já existiam e são conhecidas quando levam um nome de natureza Bíblica. Dentre várias opções, a Assembleia reunida optou por Igreja Batista Jeruel, termo hebraico que significa "Fundado por Deus". Alguns anos mais tarde, o nome da Igreja seria novamente mudado para ter uma conotação de Convenção, e não de Igreja Local. Em 2011, a Convenção Brasileira das Igrejas Batistas Renovadas (Conbras-IBR), passa a chamar-se Convenção Batista Renovada - CBR, deixando de ser brasileira, para ter abrangência internacional. Atualmente, a Missão Internacional CBR mantém missões nos seguintes países: Marrocos - Pastores Jamal e Michele, França - Pastores Benjaman e Rita, Inglaterra - Pastores Mariano e Jaris, Índia - Pastores Naia e Juliana, Bangladesh - Pastores Josué e Ana, África - Pr. Epitácio, Venezuela - Pr. Brasil. A Aliança de Batistas do Brasil foi fundada em 23 de abril de 2005, com sede na Rua Miguel Palmeira, nº 1300, Bairro Pinheiro, Município de Maceió, Estado de Alagoas, na Igreja Batista do Pinheiro. É um organismo de identidade batista e caráter ecumênico, cujo objetivo é a formação de uma rede de indivíduos e instituições visando à concretização da liberdade e dos princípios que historicamente identificam o movimento batista. São seus princípios norteadores: I. a liberdade do indivíduo para ler e interpretar as Escrituras Sagradas; II. a liberdade da igreja local para, sob a autoridade de Jesus Cristo, organizar sua própria vida e missão, elegendo homens e mulheres para a sua liderança, conforme seus carismas e ministérios; III. a relação ecumênica com todo o corpo de Cristo manifesto nas várias tradições cristãs, a cooperação e o diálogo inter-religioso; IV. o estilo de liderança marcado pelo serviço, pela eqüidade, pela colegialidade e pela colaboração de todo o povo de Deus, segundo o modelo de Jesus; V. a educação teológica nas igrejas locais, faculdades e seminários, caracterizada pela mediação da palavra de Deus e pela investigação acadêmica responsável; VI. a proclamação das Boas Novas de Jesus Cristo a todos os povos e o chamado de Deus à fé, à reconciliação, à esperança e à promoção de todas as formas de justiça que assegurem a dignidade da vida e a integridade da criação; VII. a liberdade religiosa para todas as pessoas e a separação institucional entre igreja e estado, rejeitando qualquer tentativa da igreja ou do estado de usarem-se reciprocamente para os seus próprios interesses.

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