CRISTÃOS PREGAM PROTESTOS CONTRA “CRISE MORAL” NA PORTA DE IGREJAS INICIATIVA TENTA REPRODUZIR O QUE LUTERO FEZ 500 ANOS TRÁS POR JARBAS ARAGÃO
Uma campanha inusitada está se espalhando pela Europa. Na semana em que comoram os 500 anos da Reforma Protestante, igrejas e catedrais tiveram uma lista de “declarações” pregadas em suas portas.
O movimento, que tenta reproduzir o impacto que tiveram as 95 teses de Martinho Lutero, critica, sobretudo a abordagem cada vez mais liberal das Igrejas, sobretudo no que diz respeito ao casamento de pessoas do mesmo sexo.
Cópias da Declaração de Southwark, documento que reafirma a crença nos ensinamentos da Bíblia e a teologia conservadora, foram afixadas em catedrais anglicanas no Reino Unido. Segundo o site Christian Today, o protesto foi criado por pastores contrariados com a possibilidade de a liderança anglicana mundial incluir a possibilidade de “abençoar casais homossexuais” e celebrar cerimônias de casamento gay nos templos.
Declaração afixada em catedral de Londres
Os responsáveis por afixar os protestos nas igrejas, que não querem se identificar, dizem esperar que o movimento cresça e sirva para pressionar as lideranças eclesiásticas a tratarem a “crise moral” que teria se instalado nas cúpulas das igrejas protestantes europeias. No último mês, a catedral de Rochester utilizou uma bandeira com o arco-íris para cobrir a mesa no altar onde seria servida a ceia, o que gerou grande revolta. Esta foi um dos primeiros templos a ter uma cópia do documento pregado em suas portas.
A Declaração de Southwark não é um documento novo. Criado em 2015 e assinado por mais de 60 sacerdotes chama os anglicanos de volta à Bíblia para “evitar uma ruptura na Igreja”. Em um trecho, afirma: “500 anos atrás, Martinho Lutero pregou 95 teses na porta de uma igreja na Alemanha. Ele fez isso porque a Igreja se tornou corrupta. Hoje, esta Declaração está sendo pregada na porta desta catedral porque a Igreja estabelecida em nossa terra está se tornando corrupta”. Deixou claro ainda que a aceitação do casamento gay está apenas “enfraquecendo e destruindo a Igreja”.
Nos últimos anos, em grande parte devido ao liberalismo teológico que não advoga a evangelização, cerca de 500 igrejas foram fechadas no Reino Unido.
Nenhum comentário
Postar um comentário