EXPANSÃO MUNDIAL DA IGREJA BATISTA
Em 1791, um jovem pastor inglês chamado William Carey criou a Sociedade de Missões no Estrangeiro, para dar suporte no envio de missionários, sendo a Índia o primeiro campo missionário.
As Igrejas Congregacionais americanas enviaram Adoniram e Ana Judson em 1812, para evangelizar a Índia, com destino a Calcutá. O casal encontrou-se com o missionário batista William Carey e seu grupo de pastores, e aceitou a doutrina de imersão dos batistas e foram batizados pelo Pastor William Ward. Outro missionário congregacional, também enviado a Índia, Luther Rice tornou-se batista. Os Judsons permaneceram na Birmânia, atual Myanmar, e Luther Rice voltou aos Estados Unidos para mobilizar os batistas para a obra missionária.
Consequentemente em maio de 1814, foi fundada uma Convenção em Filadélfia com o nome de "Convenção Geral da Denominação Batista nos Estados Unidos para Missões no Estrangeiro". Desde então missionários batistas foram enviados à América Latina, África, Ásia e Europa.
A maior parte das convenções e associações batistas em todo o mundo estão filiadas à Aliança Batista Mundial, WBA, com a notável ausência da Convenção Batista do Sul (Southern Baptist Convention), e de parte de algumas organizações, como a Associação Geral das Igrejas Batistas Regulares (GARBC), Batistas do Sétimo Dia, associações de igrejas negras, como os Batistas Primitivos, e outras, fundamentalistas, igrejas sem filiação ou independentes.
Nenhum comentário
Postar um comentário