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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

OS ARGUMENTOS DE ERASMO DEVEM SIGNIFICAR QUE A VONTADE DO HOMEM É COMPLETAMENTE LIVRE. - MARTINHO LUTERO COM A SERIE NASCIDO ESCRAVO

Resultado de imagem para MARTINHO LUTEROHá uma contradição básica em seu argumento. Por um lado, você diz que as palavras de Síracides (Eclesiásticos) 15.14-17 “Se queres, guardarás os mandamentos...” significam que o homem pode livremente escolher. Mas você também diz que o primeiro dos três possíveis pontos de vista é provavelmente verdadeiro. No entanto, esse ponto de vista afirma que o “livre-arbítrio” não pode fazer bem algum. Você não pode manter essas duas posições! Ora, o livro de Síracides (Eclesiásticos) não diz “Se queres, e tentares, guardarás os mandamentos”, diz: “Se queres, guardarás os mandamentos”. Por conseguinte, se o livro de Síracides (Eclesiásticos) favorece o “livre-arbítrio”, em algum sentido, deve estar em pauta uma liberdade total, não apenas parcial. Essa foi a conclusão a que chegaram os pelagianos acerca dessas palavras. Qualquer um que deseje discordar dos pelagianos enfrentará um grande problema. Tal pessoa talvez queira apenas conceber um “livre- arbítrio” parcial, a exemplo do que você faz. O que significa que um homem é livre meramente para desejar e tentar obedecer a Deus. Os pelagianos retrucariam dizendo que essa passagem ensina um comple- to “livre-arbítrio” ou uma completa servidão da vontade. E levariam esse argumento ainda mais adiante, para o trecho que diz: “...Se queres, guardarás os mandamentos, e farás fielmente a sua vontade”. Como re- sultado disso, os pelagianos ensinavam que o homem é livre para crer. Não obstante, na Bíblia, Paulo enfaticamente argumenta contra tal idéia, ao dizer que a fé é um dom especial conferido por Deus (Ef 2.8). Contudo, cumpre-me retornar ao meu argumento de que o livro de Síracides (Eclesiásticos) não prega o “livre-arbítrio”. Constitui um grande erro argumentar que as palavras “Se queres, guardarás os man- damentos”, devem significar “portanto, tu podes”. O primeiro homem, Adão, era assistido pela graça de Deus e, no entanto, desobedeceu. Se Adão desobedeceu, o que podemos nós fazer, antes de havermos recebido qualquer graça divina? O “livre-arbítrio” é completamente im- potente. Se pusermos a situação de Adão ao lado do trecho de Síracides (Eclesiásticos) 15.14-17, você verá que esse trecho, longe de manifes- tar-se em favor do “livre-arbítrio” é fortíssimo argumento contra tal idéia. Essa passagem, pelo contrário, ensina o nosso dever de cumprir a vontade de Deus e não a nossa capacidade de obedecer a Deus.

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