WILLIAM SEYMOUR: A BIOGRAFIA | CHARLES FOX JR.
Embora a Revista Life e a USA Today apontem o avivamento da Rua Azusa como um dos cem eventos que mais impactaram a nação americana no século XX, ainda há um certo grau de imprecisão sobre seu líder, William Joseph Seymour. Após cem anos, o movimento Carismático-Pentecostal cresceu para mais de 600 milhões de adeptos em nível mundial. Particularmente, dentro do contexto norte-americano, onde muitos desses crentes identificam suas raízes direta ou indiretamente com a Rua Azusa, tem se tornado mais importante investigar a relevância de Seymour. Embora nas últimas décadas alguns historiadores pentecostais tenham tentado tornar as pessoas mais conscientes de seu significado, poucos se concentraram especificamente na contribuição que a teologia de Seymour fez ao movimento.
Uma das razões para este descuido é que em virtude de sua falta de educação formal, a maioria dos historiadores tem visto Seymour simplesmente como um catalisador para o movimento pentecostal mundial em vez de um perspicaz teólogo do movimento. Por causa de tal atitude, a profundidade teológica de seus escritos e sermões muitas vezes é perdida.
Assim, este livro não é apenas outra história de Seymour e do avivamento da Rua Azusa. Esta é uma obra que se aprofunda mais na mente de William J. Seymour e lhe dá uma voz que realmente fala para nós hoje. Portanto, a primeira parte deste trabalho examinará sua teologia, com ênfase particular em seus pontos de vista sobre o pecado e salvação (soteriologia), sobre o Espírito Santo (pneumatologia), bem como sua visão da Igreja (eclesiologia) na tentativa de entendê-lo em seu próprio contexto, e descobrir todas as implicações para os pentecostais e carismáticos de hoje.
A Seção 1 deste livro amplia o conhecimento geral de Seymour em várias áreas. Em primeiro lugar, examina o contexto histórico e as fontes que moldaram sua teologia ao traçarem suas associações com Martin Wells Knapp, do movimento “Evening Light Saints” (também conhecidos como Movimento de Reforma da Igreja de Deus), Charles Harrison Mason, Charles Price Jones e Charles Fox Parham. Em segundo lugar, busca recuperar a mensagem central de Seymour e as controvérsias iniciais que se seguiram envolvendo seu nome. Terceiro, considera as implicações para o processo contínuo na formatação da teologia pentecostal/carismática contemporânea.
A Seção 2 do livro permite que Seymour fale por si, fornecendo duas importantes fontes primárias de sua autoria. A “Parte A” da Seção 2 ajudará os interessados no Pentecostalismo a entenderem os sermões de Seymour na Missão da Rua Azusa, fornecendo também os artigos escritos por ele entre 1906 a 1908 para a Fé Apostólica, que foi um periódico enviado para cerca de 50.000 pessoas com o objetivo de mantê-los informados sobre os acontecimentos da Rua Azusa. Também estão incluídos alguns dos temas que foram pregados por Seymour, tais como casamento, santificação, dons e batismo do Espírito Santo.
A “Parte B” da Seção 2 fornece os leitores com a obra completa Doctrines and Discipline of the Apostolic Faith Mission of Los Angeles, California, que Seymour publicou em 1915. Embora partes importantes de Doutrinas e Disciplina foram adaptadas de um Regimento Interno da Igreja Metodista Episcopal Africana, várias partes foram escritas por Seymour para estabelecer as doutrinas, identidade e constituição de sua própria igreja. As Doutrinas e Disciplina também nos ajudam a ver um Seymour mais maduro que evoluiu em sua teologia das línguas como evidência inicial.
A conclusão da Seção 1 deste exame completo do pensamento de Seymour, produz uma imagem de sua contribuição à teologia pentecostal que é muito mais rica do que aquela para a qual ele já foi creditado. Além disso, essa exploração eleva o debate sobre a experiência pentecostal para uma compreensão mais robusta do batismo do Espírito Santo e da vida capacitada pelo Espírito.
Nenhum comentário
Postar um comentário