PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419
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/DIA DA REFORMA PROTESTANTE: E VOCÊ COM ISSO? PRECISAMOS RETORNAR À PALAVRA DE DEUS E ABANDONAR AS BIZARRICES, AS MENINICES, O FOGO ESTRANHO, A FRIEZA, A MORNIDÃO, O FORMALISMO, A AFETAÇÃO DE QUEM SABE MUITO QUANDO NÃO SABE NADA. POR ALEX ESTEVES
DIA DA REFORMA PROTESTANTE: E VOCÊ COM ISSO? PRECISAMOS RETORNAR À PALAVRA DE DEUS E ABANDONAR AS BIZARRICES, AS MENINICES, O FOGO ESTRANHO, A FRIEZA, A MORNIDÃO, O FORMALISMO, A AFETAÇÃO DE QUEM SABE MUITO QUANDO NÃO SABE NADA. POR ALEX ESTEVES
Neste 31 de outubro a Reforma Protestante comemora 501 anos, pois foi nessa data que o monge agostiniano Martinho Lutero afixou suas 95 Teses na porta da capela da Universidade de Wittenberg, na Alemanha. Antes e depois houve reformadores da Igreja, mas esse é o marco porque a partir dali eclodiu um movimento de grandes proporções que mudou (e moldou) a história da Igreja e do mundo ocidental, com efeitos espirituais, litúrgicos, eclesiásticos, morais, éticos, sociais, culturais, educacionais, ideológicos, jurídicos e políticos que se fazem sentir até os nossos dias.
Quando se pensa na Reforma do Séc. XVI, é comum perguntar se a Igreja brasileira precisa de reforma. A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo: sim, ela precisa de reforma porque “A Igreja é reformada e está sempre se reformando”, para citar a célebre frase de Gisbertus Voetius (1589-1676), reformador holandês; e precisa de reforma especialmente porque o quadro que ora vivemos lembra as circunstâncias nas quais Lutero foi levantado por Deus.Neste 31 de outubro a Reforma Protestante comemora 501 anos, pois foi nessa data que o monge agostiniano Martinho Lutero afixou suas 95 Teses na porta da capela da Universidade de Wittenberg, na Alemanha. Antes e depois houve reformadores da Igreja, mas esse é o marco porque a partir dali eclodiu um movimento de grandes proporções que mudou (e moldou) a história da Igreja e do mundo ocidental, com efeitos espirituais, litúrgicos, eclesiásticos, morais, éticos, sociais, culturais, educacionais, ideológicos, jurídicos e políticos que se fazem sentir até os nossos dias.
Quando se pensa na Reforma do Séc. XVI, é comum perguntar se a Igreja brasileira precisa de reforma. A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo: sim, ela precisa de reforma porque “A Igreja é reformada e está sempre se reformando”, para citar a célebre frase de Gisbertus Voetius (1589-1676), reformador holandês; e precisa de reforma especialmente porque o quadro que ora vivemos lembra as circunstâncias nas quais Lutero foi levantado por Deus.Temos em nosso país um evangelicalismo heterogêneo e muito influenciado pela religiosidade popular, pelo espírito do tempo (pós-modernidade) e por interesses menores. Pela religiosidade popular respondem a superstição, o misticismo, a credulidade, a tentativa de materialização da fé. A pós-modernidade traz em seu bojo o relativismo, o situacionismo, o pluralismo, o pragmatismo, o hedonismo, a religiosidade sem religião, o que explica, em parte, tanto o movimento dos desigrejados como as igrejas que têm dificuldade com a tradição evangélica (para não dizer que têm vergonha). E interesses menores caracterizam projetos ministeriais e eclesiásticos em que estratégias de marketing justificam mudanças na doutrina e na prática com o propósito de angariar mais adeptos e mais dinheiro, enquanto se erigem verdadeiros impérios da (suposta) fé.
A Reforma do Séc. XVI começou no coração de Lutero quando este leu e entendeu Rm 1.17, onde está escrito, com base em Hc 2.4: “O justo pela sua fé viverá”. Como diz a minha esposa, não foi o raio que abriu a mente de Lutero – foi a Palavra. E não há reforma, avivamento ou despertamento que não comece pela Palavra de Deus.
O rei Josias realizou uma reforma religiosa em Judá? Ele descobriu a Palavra. O governador Neemias operou uma reforma religiosa, ética e social em Jerusalém e Judá? Ele leu a Palavra com o povo. A Igreja Primitiva foi abençoada, avivada e próspera? Foi com a Palavra que tudo começou e se desenvolveu. Não por acaso, entre suas divisas a Reforma Protestante tem a sentença latina Sola Scriptura, porque a Escritura Sagrada é suficiente para salvar o pecador, não lhe sendo equiparável nenhuma ideia, nenhuma crença, nenhuma tradição, nenhuma emoção, nenhuma experiência, nenhuma virtude.
O critério da verdade não é o que dá certo, mas o que é bíblico; o critério da verdade não é o que emociona, mas o que é bíblico; o critério da verdade não é o que aconteceu no passado, mas o que é bíblico; o critério da verdade não é o que o meu coração deseja, mas o que é bíblico; o critério da verdade não é o que enche a igreja de gente, mas o que é bíblico; o critério da verdade não é o que traz mais arrecadação financeira, mas o que é bíblico. E a Palavra é assim tão importante porque todas as outras coisas sagradas dela dependem e nela buscam seu fundamento de validade: a oração tem de ser bíblica, o louvor tem de ser bíblico, a adoração tem de ser bíblica, a liturgia tem de ser bíblica, a evangelização tem de ser bíblica, as missões têm de ser bíblicas, a forma de governo eclesiástico tem de ser bíblica, o ensino tem de ser bíblico, a teologia tem de ser bíblica, a experiência tem de ser bíblica, a virtude tem de ser bíblica, este artigo tem de ser bíblico, minha conduta tem de ser bíblica.
Precisamos retornar à Palavra de Deus e abandonar as bizarrices, as meninices, o fogo estranho, a frieza, a mornidão, o formalismo, a afetação de quem sabe muito quando não sabe nada. Precisamos de fogo verdadeiro a purificar o coração, iluminar a razão, aquecer o que está frio e incendiar o mundo! O fogo de Deus queima o mal e preserva o que é bom. O fogo de Deus espalha-se na esteira de Sua Palavra, operando o que ao Homem é impossível. Isto acontece somente nos verdadeiros avivamentos, e verdadeiros avivamentos não se fazem a partir do barulho, mas do exame cuidadoso da Palavra de Deus – sem a Escritura, nada feito, porque Jesus é o Verbo e o Verbo é Jesus.
Por que o crente tem de ir orar no monte? Por que precisa de objetos para aumentar sua fé? Por que precisaríamos semear dinheiro para colher bênçãos? Por que alguém tem de tocar um shofar na igreja? Por que precisaríamos de um culto recheado de referências judaicas? Por que se acredita que o Espírito Santo só opera quando o povo dança, requebra, cai no chão, sai correndo, assopra, treme, grita ou se sacode? Por que temos extrema dificuldade de discernir um movimento santo de um movimento tolo, uma pregação bíblica de uma pregação sensacionalista e carnal?
Em que ponto da estrada perdemos o juízo? Por que damos crédito a qualquer um que fala palavras do dialeto “evangeliquês” e afeta espiritualidade? Por que julgamos pesadamente os cristãos calvinistas e somos tão condescendentes com pseudopentecostais que violam as nossas bases de fé dentro de nossas igrejas? Por que permitimos que pregadores tão vaidosos quanto débeis no conhecimento assumam nossos púlpitos? Por que coamos mosquito e engolimos camelo? Por que somos duros com as igrejas históricas e excessivamente lhanos com as igrejas triunfalistas, da prosperidade, judaizantes e que distorcem a doutrina da batalha espiritual? Não está faltando reforma aí, não?
A falta de Luteros é um problema. Não queremos que um João Tetzel (1465-1519) fale sozinho: é necessário que um Martinho Lutero se ponha à frente dele para combater o bom combate da fé.
A questão é a seguinte: estaremos preparados para defender a fé ou será que temos negligenciado a substância de nossa confissão, em troca de bens efêmeros como a glória terrena e o conforto de sintonizar-se com o sistema?
Resta-me dizer Soli Deo Gloria.
O ministério teve seu início em Maio de 2010 , quando o Pastor Sergio Lourenço encontrou dificuldades em alcançar vidas de pessoas que não conhecem a Cristo através do púlpito das igrejas, pois seria impossível ganhar o mundo para Cristo somente ministrando na igreja local, tendo uma visão de conquista em massa, o ministério consiste em alcançar vidas e evangelizar através da rede mundial da internet, sem perder o compromisso de exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Temos o ideal de amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento. Com a necessidade de ter um líder nos dias 22 e 23 de Abril de 2011 no salão de convenções do Hotel Bernal na Cidade de Ituiutaba – Minas Gerais, foi realizada a unção e consagração de Obreiros e Pastores do Seminário Internacional de Teologia, com as ilustres presenças do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo. Onde foi realizada a unção com olho e consagração do Pastor Sergio Lourenço, sobre a palavra de I SAMUEL 16:12-13 que diz assim: E DISSE O SENHOR DEUS, LEVANTE E UNGE-O PORQUÊ ESTE MESMO É. ENTÃO SAMUEL TOMOU O CHIFRE DO AZEITE, E UNGIU-O NO MEIO DE SEUS IRMÃOS E DESDE AQUELE DIA EM DIANTE O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS SE APODEROU DE DAVI. Após a ministração da palavra, o Pastor Sergio Lourenço fez o seguinte Juramento Pastoral: Eu Pastor Sergio Lourenço, prometo exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Prometo amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, criar e dirigir igrejas, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento ou do ultimo minuto de minha vida. Assim eu prometo! Após o juramento pastoral o Pastor Sergio Lourenço Junior teve seu ministério pastoral reconhecido e apoiado pelas instituições presentes, e recebeu seu diploma de conclusão das mãos do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo concluindo assim a cerimônia. Após o termino da cerimônia o Pastor Sergio Lourenço fez a seguinte declaração aos presentes: “Eu quero trabalhar pra meu Senhor, Levando a Palavra com amor; Quero eu cantar e orar, E ocupado quero estar, Sim, na vinha do Senhor. Trabalhai e orai. Na seara e na vinha do Senhor; Meu desejo é orar, E ocupado quero estar Sim, na vinha do Senhor. Eu quero, cada dia, trabalhar; Escravos do pecado libertar; Conduzi-los a Jesus, Nosso guia, nossa luz, Sim, na vinha do Senhor. Eu quero ser obreiro de valor, Confiando no poder do Salvador; Se quiseres trabalhar, Acharás também lugar, Sim, na vinha do Senhor”. O ministério teve uma grande aceitação mundial e já teria alcançado mais de 55 países ao redor do mundo entre eles: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, México, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Território Britânico do Oceano Índico, Turquia, Ucrânia, Venezuela, Vietnã entre outros. O ministério tem o apoio do grupo Portas Abertas e também o apoio do CONSELHO DE PASTORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. Faça você também parte e ajude este ministério a levar a palavra de Deus para o mundo quebrando as fronteiras e salvando vidas para o reino dos céus!
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