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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

CONCEITO DE “PREÇO” PARA INICIAR DO ZERO SEU NEGOCIO DIGITAL

Resultado de imagem para CONCEITO DE “PREÇO” PARA INICIAR DO ZERO SEU NEGOCIO DIGITALO preço é o mais importante em nossa economia física (átomos), como é no ambiente online (bits). Para você entender com clareza essa nova economia, leve em consideração que existe um mundo completamente novo de possibilidades ilimitadas. A internet das coisas globaliza os processos e permite a representação da forma humana em espaço digital. Como diz o filósofo alemão Shopenhauer “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”. Você já ultrapassou os seus limites? Veja que as mudanças na precificação exige uma adaptação nos modelos de negócios. Portanto, é certo que não existe “almoço de graça”, frase atribuída ao economista Milton Friedman. Então, o que devemos levar em consideração Preço ou Valor? Os dois. O valor do produto é determinado por quem produz ou por quem compra? O valor é determinado por quem compra. É o que chamamos de percepção de valor que foi identificado pelo seu cliente na hora da compra. O preço é determinado por quem vende. Portanto uma venda só acontece quando o valor é maior que o preço. Um carro antigo poderia não ter nenhum valor para meu amigo que não gosta de carros velhos e, mesmo assim, valer milhões para um colecionador. Os links patrocinados (por exemplo AdWords) é um outro modelo em que a precificação fica a cargo do anunciante, pois o leilão é baseado em preço e relevância. Em outro modelo de negócio o preço de venda passa a ser um equilíbrio negociável entre o valor percebido pelo usuário e o preço desejado pelo anunciante. Funciona assim no modelo de negócio do Mercado Livre, precificação livre. Uma Questão interessante: Uma empresa que oferece grande parte dos seus produtos grátis pode ganhar dinheiro? O que você acha? Se lembrarmos do Google, SIM, pois mantem uma politica de oferecer todo tipo de serviço grátis, sobrevivendo de cliques medidos em centavos nos links patrocinados. É a “economia do grátis” abordado no livro Free, de Chris Anderson.(recomendo ler). O conceito de preço e valor é fundamental para entendermos a nova economia. Valor esta relacionado com a percepção do consumidor, pois a realidade percebida é muito influente em nossas vidas. Ries e Trout dizem em As 22 leis consagradas do marketing, “o marketing é uma batalha de percepções, não de produtos”. Einstein, em 1926, em sua percepção dizia que “observar significa que construímos alguma conexão entre um fenômeno e a nossa concepção de fenômeno”. O que importa é a interação entre o observador e o observado. Portanto, quanto maior o valor que você enxerga em um produto, melhor a percepção dele e maior o preço que você estaria disposto a pagar. O seu papel a partir de agora é pensar como aumentar o valor percebido pelo seu cliente. O consumidor compra um benefício, não um produto. Produto é aquilo que ele leva para casa. O McDonald´s não vende comida, vende tempo. A Ferrari não vende carros, mas status. O Açaizeiro não vende vitamina, mas saúde. Benefícios tem valor, produtos tem preço. Então, como aumento o valor do meu produto? Com Informação. Quanto mais informação o consumidor tem sobre o produto vendido, mais seguro ele fica, maior valor ele enxerga no produto e maior probabilidade de efetuar a compra. Então você deve dar uma atenção toda especial a informação em forma de comunicação transmitida ao seu consumidor.



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