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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

ENTENDA O CÉREBRO CONSUMISTA E VENDA MAIS

Resultado de imagem para ENTENDA O CÉREBRO CONSUMISTA E VENDA MAISTodo ano é investido tempo e dinheiro para descobrir a melhor maneira de comunica-se com cérebro humano e tentar persuadi-lo. Como ele funciona? O que o seduz? Ou como ele diferencia o que gosta do que não gosta e como resolve comprar ou não os produtos e serviços que são ofertados todos os dias. Esse é um assunto muito vasto e não há nenhuma intenção e nem poderia esgotá-lo neste capítulo. Portanto vamos nos ater a como e por que o cérebro compra. A neurociência revela práticas que podem ser extraídas desses conhecimentos e aplicadas diretamente na indústria da persuasão. Como Charlie Rose disse em uma entrevista sobre neurociência: “aprendemos mais sobre o cérebro nos últimos cinco anos do que em toda a história da humanidade”. A principal lição é que o cérebro do ser humano processa grande parte dos estímulos sensitivos no nível subconsciente. A maior parte das funções desempenhadas pelo nosso cérebro dia e noite está abaixo do limiar da nossa percepção consciente. Imagine todo o trabalho que o seu cérebro teve (sem que você tivesse consciência disso) só para entender a segunda frase deste parágrafo. Os cientistas tentam mensurar a proporção entre atividade cerebral consciente e subconsciente. Segundo especialista, Timothy Wilson, em seu livro Strangers to Ouselves: Discovering the Adaptive Unconscious, os nossos sentidos recebem 11 milhões de informações por segundo. A maior parte chega através dos olhos. Mas o nosso consciente (parte do pensamento que temos consciência) consegue processar no máximo 40 bits de informação por segundo. Todo o restante é processado no nível subconsciente. A interação dos processos conscientes e subconscientes no cérebro humano representa um desafio para quem cria um produto e faz com que outras pessoas os comprem e experimentem. Saber o que leva o seu futuro cliente a tomar certas decisões ou agir de determinada maneira é um mistério. As pessoas não sabem nos dizer, com clareza, por que fazem o que fazem. Com isso, se você se basear somente no que o consumidor diz que gosta e não gosta, é possível ser induzido ao erro. Assim surgiu o marketing embasado na neurociência, que é chamado de neuromarketing, cuja a principal tecnologia que está por trás desta ciência, baseada nas ondas cerebrais é o eletroencefalograma(EEG). Método básico usado em laboratórios de neurociências de todo mundo. O Segundo elemento relacionado ao nascimento do neuromarketing diz respeito as descobertas sobre a estrutura cerebral e seu funcionamento. O cérebro (esse supercomputador) localizado dentro do crânio, é capaz de fazer aproximadamente 200 quadrilhões de cálculos por segundo. Um supercomputador construído pelo homem tem aproximadamente 96.500 km de fios. O cérebro humano tem mais de 322.000 km de “fios”. Portanto, o terceiro elemento relacionado ao início do neuromarketing foi a grande necessidade de conhecimentos mais precisos, mais confiáveis e mais aplicáveis da área de pesquisa de mercado. Um fato neurológico básico: o que o nosso cérebro de fato percebe e do que se recorda não é o mesmo que dizemos que percebemos e de que nos lembramos se nos perguntam. O desafio é descobrir o que as pessoas realmente querem e do que precisam. Uma solução é utilizar uma fermenta gratuita do Google, chamada Planejador de Palavra Chave do Google Adwords. Com uma conta no gmail você pode acessar livremente essa ferramenta e fazer uma pesquisa de intenção de busca, ou seja, você vai descobrir o número de pessoas que buscam determinada palavra chave. Por exemplo: uma busca para palavra chave“quero emagrecer” obtém-se a média anual do volume de busca igual a 6.600, ou seja, 6.600 internautas efetuaram essa pesquisa no Google. As pesquisas já comprovaram que: O Cérebro é frustrado por: - Tarefas muito demorada - Sobrecarga de propaganda - Mensagens que desviam a atenção ou que são irrelevantes O Cérebro não pode ignorar uma “Novidade”: - A Novidade é o fator isolado que mais chama atenção. A identificação de fatos novos é uma questão de sobrevivência, o nosso cérebro é treinado para procurar algo novo e genial, algo que se destaque da paisagem, algo que pareça delicioso. O segredo para penetrar na mente subconsciente é uma mensagem ou produto inovador que possa ser notado. - Contato Visual é importante para uma espécie social como a nossa. Imagens de prazer ou recompensa são irresistíveis ao cérebro. A tática é descobrir exatamente que imagens são essas e quais são as melhores formas de apresenta-las a cada grupo de consumidores.



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