PARADOXO DA ATENÇÃO PARA INICIAR DO ZERO SEU NEGOCIO DIGITAL
Você já percebeu a quantidade de variações que existe de um mesmo produto. Quando é necessário comprar um celular, por exemplo, você corre o risco de ficar testando diversas marcas para escolha final. Se você não conhecer os modelos, marcas e vantagens de cada celular, provavelmente, não levara nenhum. A dor da perda de não comprar os celulares que não vai levar, para alguns não compensará e não será suficiente o prazer do celular escolhido. Isso pode acontecer em muitos negócios digitais, quando só existe a preocupação de mostrar várias opções do mesmo produto para ser escolhido. O usuário fica em um dilema muito grande. Por isso, cada produto tem que dispor muitas informações, listar as vantagens e desvantagens sobre produtos similares utilizando o máximo de comparativos a fim de que informe e aumente a segurança do consumidor na compra que está fazendo. Há quem diga que não ter opção é a melhor opção. Einstein tinha vários ternos iguais. Para muitas pessoas o ato da escolha é um dilema muito desconfortável. Isso esta relacionado com a “economia do excesso”, isto é, não conseguirmos distinguir a melhor marca para comprar, e isso faz com que compremos a última marca utilizada ou a marca mais divulgada. Vemos propagandas em todos os lugares. O excesso de propaganda gera uma poluição visual e um excesso de comunicação que só faz confundir o consumidor e irritá-lo. O consumidor passa a não acreditar nas propagandas (descrença generalizada), é a crise de credibilidade. Devido a quantidade de publicidade, crescimento de novos desejos de consumo, e um aumento de tarefas que não tínhamos e que agora passamos a ter, as 24 horas do dia se tornam muito curtas. Acumulamos a realização de várias atividades em um tempo que não dilata. Assim, cria-se uma crise de tempo, bem como, o aparecimento do (TDAH) Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Isso também explica o problema da distração. A cada minuto que você gasta checando seu email ou Facebook para logo em seguida retornar as suas atividades faz com que seu cérebro fique bagunçado com constantes distrações, reduzindo o foco e aumentando o déficit de concentração.
Nenhum comentário
Postar um comentário