E formou o IHVH Elohim o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gn 2.7.
Neste texto de Gênesis temos a palavra “Vayitzer” traduzida como “e formou” escrita de uma forma incomum. Ela tem dois “yods”. Mas por que a palavra “Vayitzer” vem escrita com dois “yods”? Qual é o segredo que está por trás dessa forma inusitada da palavra? Detalhe: esta é a única ocorrência em toda a Escritura! Isso significa algo para nós? Vejamos.
Dois Yods
Um comentarista judeu medieval, Rashi, explica essa grafia da seguinte maneira: ela indica duas criações, “uma criação para este mundo e uma criação para o (tempo da) ressurreição dos mortos”. No entanto, uma das visões mais predominantes no judaísmo hoje é que cada um desses yods representa a palavra “yetzer”, que significa “inclinação”.
Quando pensamos sobre isso nos lembramos de que a formação do homem se deu a partir de um “modelo” pré-existente. Vejamos o que a tradição judaica diz sobre isso:
“Há aqueles que dizem que D-us não criou apenas um Adão, mas dois. O primeiro Adam era um ser celestial que não era feito de barro, mas estava estampado com a mesma imagem e imagem de D-us, como é dito, à imagem de D-us que Ele criou (Gn 1:27). Este Adão ajudou D-us na criação do Adão terrestre. Há uma grande diferença entre este Adão celestial e o Adão terrestre.
Quanto ao homem celestial Sha´ul diz: “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão, em espírito vivificante” I Co 15.45.
O Adão terrestre foi criado do pó da terra, como se diz. O senhor D-us
formou o homem do pó da terra (Gn 2:7). Ao mesmo tempo, Adam foi trazido à vida pelo sopro de D-us, como é dito. Ele soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivo (Gn 2:7). Assim, o homem terreno foi feito de um composto de respiração divina
e um pedaço de barro.
Existe uma vasta diferença entre o homem celestial e as gerações descendentes do Adão terrestre - embora o Adão terrestre tenha voltado ao pó, o Adão celestial ainda existe. Pois o homem celestial, nascido à imagem de D-us, não tem participação em qualquer essência terrena, é imperecível e não é nem masculina nem feminina.
Outros, que discordam, dizem que esse homem celestial não era outro senão o próprio Adão, pois era a intenção original de D-us que Adão vivesse para sempre, como os anjos. Este é o significado do verso "Agora o homem se tornou como um de nós" (Gn 3:22). Pois D-us intentou
fazer de Adão como rei sobre todas as Suas criaturas. D-us disse: "Eu sou o Rei dos mundos acima, e Adão será o rei nos mundos abaixo". Então D-us trouxe Adão ao Jardim do Eden e fez dele rei lá.
Outros ainda dizem que tanto o homem celestial como o homem terreno foram introduzidos no Paraíso juntos, o homem celestial no jardim celestial e o homem terreno no Jardim terrestre. No entanto, enquanto o homem celestial ainda faz sua casa no alto, o homem terrestre foi expulso do Jardim há muito tempo. Porque as intenções de D-us para Adão chegaram ao nada quando Adão comeu do fruto proibido, e nesse momento a mortalidade foi decretada a ele. Mas se Adão não tivesse pecado, ele teria vivido para sempre.
Outros concordam que dois Adãos foram criados, mas dizem que um é para este mundo, e um para o mundo vindouro. No entanto, a criação do segundo Adão não será concluída até o tempo da ressurreição dos mortos no final dos dias”.
A tradição judaica explica de forma genérica o que Sha´ul em I Coríntios nos fala de forma clara: o segundo Adão é Ieshua! Ele é o homem celestial que inclusive serviu de modelo para a criação do Adão terreno!
Os dois “yods” podem representar duas coroas – já que o yod é também o número 10 e este número está ligado a Keter – Coroa. As duas coroas são aqueles que o Ungido usou – a de espinhos como o Adão terreno e depois a celestial como o Adão celestial que retornou vitorioso para a eternidade. Isso está expresso no Salmo 24, onde está escrito: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O IHVH forte e poderoso, o IHVH poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O IHVH dos Exércitos; ele é o Rei da Glória. (Selá)” Sl 24.7-10.
O Adão terreno foi a coroa da criação do Eterno, mas perdeu sua condição de reinar no Gan Eden ao lado do Eterno; mas Ieshua veio para devolver ao homem este domínio e com sua morte e ressurreição retomou a condição de liderança e devolveu-a ao homem! Agora, como servos do Ungido podemos então reinar novamente com Ele!
Bem e mal
Yetzer HaTov (inclinação para o bem) é a consciência moral, a voz interior que nos lembra a Torah de Elohim, quando estamos prestes a violá-la. Yetzer HaRa (inclinação para o mal) é a natureza egoísta, o desejo de satisfazer às necessidades pessoais; não é algo ruim – mas, se deixado sem controle, talvez possa levar ao mal. A existência de dois Yods na palavra Vayitzer ("Ele criou") indica que, desde o início, D-us criou o homem com duas inclinações: para o bem e para o mal.
Esta condição dual no homem veio “embutida” no pacote da criação, também com a prerrogativa do livre arbítrio. E foi justamente isso que fez o homem poder decidir qual seria o melhor para si mesmo.
Com Ieshua isso não mudou, mas agora temos o Espírito o Santo que nos ajuda nesta tomada de decisão e também podemos desfrutar da transformação de nossa natureza para que possamos escolher com sabedoria!
Pecaremos ainda? Com certeza; mas não permaneceremos no pecado e isso faz toda a diferença! Não nos tornamos criaturas super dotadas – em qualquer sentido – mas sim temos acesso à uma orientação nunca antes imaginada: o Criador do Universo permitiu que seu Espírito habitasse em nós como um selo que garantira a inviolabilidade do conteúdo enquanto formos obedientes à Ele.
O Espírito o Santo é associado com a Shekiná – Presença. A tradição judaica nos ensina que: “Note que o relato do exílio da Shekhinah é um relato de duas partes. Na primeira etapa, a Noiva de D-us entra no exílio no momento da destruição do Templo, enquanto na segunda etapa, uma reunião de D-us e da Shekhinah acontece. Esta reunião é trazida através das atividades de Israel no cumprimento das exigências das mitsvot, o ritual dos requisitos da Lei, e através da aplicação consciente, ou kawanah, das orações.
Quando esta reunificação se tornar permanente, o exílio da Shekhinah chegará a um fim, e "a Shekhinah retornará ao marido e terá relações com ele".
Todo seu desenvolvimento está ligado à vinda do Messias, em que uma das consequências da era messiânica é que o templo em Jerusalém, que era a casa de Shekhinah neste mundo será reconstruído. Desde que o Shekhinah foi para o exílio por causa de sua destruição, a reconstrução do templo representará o fim do seu exílio. Desta forma, os mitos de a Shekhinah e o Messias ficam ligados”.
O que fica transparente neste relato é que a “casa da Shekina” hoje somos nós. Então Ele – o Espírito o Santo – está “preservando” as nossas vidas para o Ungido e tem nos “moldado” com uma finalidade muito específica: tornar-nos a Noiva do Ungido e fazer de nós um só “Corpo” para nos reencontrarmos com a nossa origem: o Ungido.
Que este tempo venha rapidamente, pois ansiamos pela vinda do Ungido, Ieshua!
Baruch ha Shem!
Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Abrindo o Mar Vermelho
O ministério teve seu início em Maio de 2010 , quando o Pastor Sergio Lourenço encontrou dificuldades em alcançar vidas de pessoas que não conhecem a Cristo através do púlpito das igrejas, pois seria impossível ganhar o mundo para Cristo somente ministrando na igreja local, tendo uma visão de conquista em massa, o ministério consiste em alcançar vidas e evangelizar através da rede mundial da internet, sem perder o compromisso de exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Temos o ideal de amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento. Com a necessidade de ter um líder nos dias 22 e 23 de Abril de 2011 no salão de convenções do Hotel Bernal na Cidade de Ituiutaba – Minas Gerais, foi realizada a unção e consagração de Obreiros e Pastores do Seminário Internacional de Teologia, com as ilustres presenças do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo. Onde foi realizada a unção com olho e consagração do Pastor Sergio Lourenço, sobre a palavra de I SAMUEL 16:12-13 que diz assim: E DISSE O SENHOR DEUS, LEVANTE E UNGE-O PORQUÊ ESTE MESMO É. ENTÃO SAMUEL TOMOU O CHIFRE DO AZEITE, E UNGIU-O NO MEIO DE SEUS IRMÃOS E DESDE AQUELE DIA EM DIANTE O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS SE APODEROU DE DAVI. Após a ministração da palavra, o Pastor Sergio Lourenço fez o seguinte Juramento Pastoral: Eu Pastor Sergio Lourenço, prometo exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Prometo amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, criar e dirigir igrejas, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento ou do ultimo minuto de minha vida. Assim eu prometo! Após o juramento pastoral o Pastor Sergio Lourenço Junior teve seu ministério pastoral reconhecido e apoiado pelas instituições presentes, e recebeu seu diploma de conclusão das mãos do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo concluindo assim a cerimônia. Após o termino da cerimônia o Pastor Sergio Lourenço fez a seguinte declaração aos presentes: “Eu quero trabalhar pra meu Senhor, Levando a Palavra com amor; Quero eu cantar e orar, E ocupado quero estar, Sim, na vinha do Senhor. Trabalhai e orai. Na seara e na vinha do Senhor; Meu desejo é orar, E ocupado quero estar Sim, na vinha do Senhor. Eu quero, cada dia, trabalhar; Escravos do pecado libertar; Conduzi-los a Jesus, Nosso guia, nossa luz, Sim, na vinha do Senhor. Eu quero ser obreiro de valor, Confiando no poder do Salvador; Se quiseres trabalhar, Acharás também lugar, Sim, na vinha do Senhor”. O ministério teve uma grande aceitação mundial e já teria alcançado mais de 55 países ao redor do mundo entre eles: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, México, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Território Britânico do Oceano Índico, Turquia, Ucrânia, Venezuela, Vietnã entre outros. O ministério tem o apoio do grupo Portas Abertas e também o apoio do CONSELHO DE PASTORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. Faça você também parte e ajude este ministério a levar a palavra de Deus para o mundo quebrando as fronteiras e salvando vidas para o reino dos céus!
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