10 MENTIRAS EM QUE MUITAS PESSOAS ACREDITAM SOBRE DINHEIRO- PASTOR MIKE MURDOCK -SABEDORIA PARA VENCER
• MENTIRA 1: dinheiro não é importante.
Recentemente, sentei-me em um café no aeroporto de Dallas-Fort Worth. E ouvi enquanto a garçonete falou de suas longas horas de trabalho, do pequeno apartamento e de duas crianças.
"Você não gostaria de ganhar mais dinheiro?", perguntei. Ela respondeu indignadamente: "Não, eu não! Isso é o que está errado com o nosso mundo hoje: ganância. Tenho o suficiente para minhas contas e sustento para meus dois filhos. Isso é tudo que quero. As pessoas dão muita ênfase ao dinheiro. Ele não é importante".
Eu não conseguia acreditar no que estava ouvindo. Perguntei-lhe: "Alguma vez você já ouviu falar de Calcutá, na índia?" Ela respondeu: "Sim". Prossegui: "Já viu as imagens de crianças famintas lá?" Ela confirmou: "Sim". Indaguei: "Alguma vez você já lhes enviou algum dinheiro ou comida?" Ela foi sincera: "Não". Tornei a perguntar: "Por que não?" Ela esclareceu: "Não tive o suficiente..." Então, calou-se.
Eu pude ver nos olhos dela que a ficha tinha caído. Dinheiro realmente importa. A vida depende dele. Dinheiro é algo poderoso em nosso mundo. Com ele barganhamos, vendemos, compramos e negociamos ao longo da vida! Abrigo, alimentação, cuidados médicos, educação e mesmo autopreservação envolvem dinheiro. Dinheiro é um elemento de comunicação entre seres humanos. Na guerra ou na paz, no amor ou no ódio, o dinheiro fala mais alto.
• MENTIRA 2: o dinheiro é mau.
Muitas pessoas que creem nisso citam erroneamente o texto que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males (1 Timóteo 6.10). Note que não é dito que o dinheiro é mau, e sim que o amor ou a obsessão por dinheiro é a raiz, o início, de toda espécie de males. Por quê? Porque o amor ao dinheiro é idolatria. E o culto à criação, em vez de ao Criador.
Deus é o Dono da riqueza. Em Ageu 2.8, Ele diz: Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.
Deus é o Doador da riqueza, como vemos em Deuteronômio 8.18: Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder.
Quando Deus lhe der um dom, este deve ter valor, importância e propósito em sua vida: Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes (Tiago 1.17).
Deus nunca daria presentes ruins aos Seus filhos. E o mau uso ou o abuso do dinheiro que pode ser destrutivo. Não é o dinheiro em si.
O fogo pode destruir casas, belas florestas, matar seres humanos. Mas adequadamente aproveitado, pode ser usado para cozinhar alimentos, para o aquecimento de casas e o funcionamento de motores de automóveis.
Enchentes podem matar afogadas muitas pessoas. No entanto, a água é necessária para a vida humana, a limpeza e até para a natureza.
Da mesma forma acontece com dinheiro. Ele pode ser usado para o bem! Como um humorista disse: "O dinheiro não são notas frias, mas quentes e suaves bênçãos!"
• MENTIRA 3: dinheiro nunca faz mal a ninguém.
Uma verdade é inegável: o dinheiro sempre influenciará sua vida. Por quê? O que está por trás do misterioso magnetismo do ouro? Alguns homens mataram por dinheiro; abandonaram filhos e esposa em busca de ouro.
Veja, o desejo básico do homem é um senso de valor, um sentimento de importância. O dinheiro representa poder, influência, realizações e segurança. E por isso que dinheiro pode ser enganoso.
Jesus se referiu a essa questão como a sedução das riquezas, que impede o desenvolvimento espiritual (veja Mateus 13.22), porque dá uma falsa sensação de segurança.
Um sábio e rico governante, Salomão, avisou: As riquezas não duram para sempre (Provérbios 27.24). Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada1 Porque, certamente, isso se fará asas e voará ao céu como a águia (Provérbios 23.5).
Dinheiro demais frequentemente produz orgulho. Isso é espiritualmente devastador (veja Marcos 10.25). Qualquer coisa que consuma seu tempo, qualquer coisa em que você pense a maior parte do tempo, torna-se o seu deus (veja Mateus 6.24). O Senhor se recusa a competir e garante que: Aquele que confia nas suas riquezas cairá (Provérbios 11.28). Sim, o dinheiro pode ferir você.
PRINCÍPIO DE SABEDORIA 29:
Qualquer coisa em que você pense a maior
parte do tempo torna-se o seu deus.
• MENTIRA 4: dinheiro pode resolver seus problemas egarantir sua felicidade pessoal.
Infelizmente, o oposto é verdadeiro em muitos casos (veja Eclesiastes 5.12). Os ricos, às vezes, sentem que suas amizades são frágeis e artificiais, baseadas em suas posses, e não na pessoa deles mesmos. Amargurados, frustrados e solitários, alguns têm até cometido suicídio.
Pense por um momento. Você ainda está contente com o seu último aumento salarial? Provavelmente não. Em Eclesiastes 5.10, é dito: O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda.
Ter um propósito na vida, e não apenas riquezas, é verdadeiramente gratificante. E esse propósito só pode ser realizado em uma pessoa: Jesus Cristo. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida (1 João 5.12).
Incrédulos muitas vezes ignoram os problemas da riqueza. Cristãos freqüentemente ignoram o propósito da prosperidade. Quando se trata da deterioração do casamento ou da moral de uma nação inteira, o problema humano básico é espiritual.
• MENTIRA 5: alguns são beneficiados com a riqueza; outros destinados à pobreza.
Esta ridícula mentira tem destruído a iniciativa, o direcionamento e a motivação em muitos potenciais vencedores em todo o mundo. Muitas pessoas ca- pazes acreditam que "seja o que for, se aconteceu, era para ser". Absurdo!
A verdade é que, por meio do desenvolvimento dos talentos dados por Deus e dos princípios do dar, você possibilidade uma abundante colheita financeira em sua vida.
O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. A mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários.
Provérbios 12.11,24.
Em todo trabalho há proveito, mas a palavra dos lábios só encaminha para a pobreza.
Provérbios 14.23
Jesus disse: Dai, e ser-vos-á dado (Lucas 6.38).
Salomão afirmou: Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda. A alma generosa engordará, e o que regar também será regado (Provérbios 11.24,25).
Deus explicou que a maldição ou a bênção financeira dependia da atitude de nossa obediência: Bendito serás (Deuteronômio 28.1-14), ou maldito serás (Deuteronômio 28.15-68).
Em Malaquias 3.8-11, é revelado o motivo pelo qual muitos não são prósperos:
Roubará o homem a Deus1 Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos ? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
• MENTIRA 6: Deus não quer que você seja financeiramente próspero.
Isso é um absurdo! As necessidades em nossa vida e as necessidades dos outros demandam bênçãos financeiras. Jesus assegurou-nos: Vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas (Mateus 6.32).
O apóstolo Paulo criticou quem não provê as necessidades de sua família: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou aféeé pior do que o infiel (1 Timóteo 5.8).
Nenhum comentário
Postar um comentário