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MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA


PASTOR SERGIO LOURENÇO JUNIOR - REGISTRO CONSELHO DE PASTORES - CPESP - 2419

JEREMIAS OU ZACARIAS? - A BÍBLIA RESPONDE - CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS

"Em Mateus 27.9, lê-se: 'Então se cumpriu o que profetizou o profeta Jeremias...', porém quem vaticinou realmente foi Zacarias. Pergunta-se: Como se explica esta contradição?" Diversas teorias engenhosas têm surgi¬do para solucionar o problema, e dentre elas, citemos algumas: 1. Alguns têm sugerido que o autor ci¬tou de memória, e que por isso simplesmente incorreu em pequeno equívoco. 2. Orígenes, ao tentar solucionar o mis¬tério, supôs que a passagem se encontra em algum livro apócrifo de Jeremias. Jerônimo chegou mesmo a encontrar uma refe¬rência em certo livro apócrifo de Jeremias, mas pensou que esse versículo, na obra apócrifa, em realidade fosse uma citação tirada do livro original de Zacarias, pelo que o problema permanece até hoje. 3. Eusébio pensava que o livro original de Jeremias tivesse essa citação, mas que os judeus a apagaram de todas as cópias, por causa de sua conexão com a história de Jesus. Entretanto, disso não há prova al¬guma. Agostinho concorda com a primeira po¬sição, dada acima, afirmando que o motivo foi um lapso de memória. Entre os teólogos modernos, Alford também concorda com isso, dizendo: "Provavelmente a citação foi feita de memória, sem exatidão". Essa explicação é, de fato, contrária e incom¬patível com a inspiração divina da Escri¬tura Sagrada. Na realidade, após um estudo mais acurado do assunto, entendemos que no texto de Mateus, há, em verdade, uma alu¬são a Zacarias 11.12,13, mas as palavras não concordam pormenorizadamente nem em hebraico, nem em grego (LXX). O acréscimo mais importante é a palavra "campo", sobre a qual depende o cumpri¬mento da profecia citada pelo evangelista. Tanto esta palavra, como as idéias relacio¬nadas a ela, são oriundas de Jeremias 32.6-9, onde ocorre a transação de um campo por tantas moedas de prata. Gostaríamos de salientar também ao leitor que a relação entre a profecia e seu cumprimento, a que o evangelista chama a atenção, depende dos dois trechos do Ve¬lho Testamento. É compreensível então que dos profetas, o evangelista escolhesse Jeremias, sendo até o maior e mais antigo dos dois e que também fornece a palavra essencial da citação. Segundo Champlin, teólogo norte-americano, a referência feita a Jeremias também se deve ao fato de que esse profeta aparecia em primeiro lugar entre os livros proféticos, e que ele fez a ci¬tação sob o nome daquele que figurava em primeiro lugar entre esses livros, ao invés de identificar com mais exatidão o autor dessas palavras. Já Meyer procurou resolver a dificulda¬de explicando que não é provável que o au¬tor do evangelho de Mateus incorresse em tão grande equívoco, porquanto em muitíssimas outras passagens ele demons¬tra ter bom conhecimento do VT, e que é provável que tivesse usado o material bási¬co de Jeremias 32.6,14, como vimos acima, e, mediante uma paráfrase, produziu a ci¬tação que encontramos aqui. Essa paráfra¬se teria a intenção de destacar o sentido original do autor, ou de explicar mais com¬pletamente as implicações dessa profecia. Isto nos parece ser o mais provável, para explicar o texto de Mateus.

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