A JUSTIÇA DA FÉ - JOHN WESLEY EM ÁUDIO
John Wesley (1703-1791) foi um reverendo anglicano e teólogo britânico. Foi o líder e precursor do Movimento Metodista ocorrido na Inglaterra no século XVIII.
John Wesley (1703-1791) nasceu em Epworth, na Inglaterra, no dia 17 de junho de 1703. Filho de um sacerdote anglicano foi o décimo quinto filho de uma família de dezenove irmãos. Estudou durante seis anos na escola de Charterhouse, em Londres. Em 1720 foi para a Christ Church College, em Oxford. Em 1726 foi eleito membro da Lincoln College. Foi ordenado diácono para o Ministério Anglicano, e passou a acompanhar seu pai na direção da Igreja Anglicana.
Em Oxford, Wesley se reunia com um grupo de estudantes, entre eles, seu irmão Charles Wesley e o pastor Jorge Whitefield, com a finalidade de estudar as Escrituras e praticar a religião com fidelidade. Fizeram votos para levar uma vida santa, comungar uma vez por semana, orar diariamente e visitar os enfermos encarcerados com certa regularidade. Também reservou três horas diárias para estudar a Bíblia. O grupo passou a ser chamado pelos colegas universitários de “Santo Clube”.
Nessa época, a Inglaterra vivia uma Revolução Industrial, e o número de desempregados e mendigos era enorme, levando John Wesley a se interessar pela questão social e pela miséria. Passou a fazer pregações, onde reunia um grande número de pessoas na Inglaterra e na Irlanda. Fez campanhas para diversas questões sociais, entre elas, a reforma do sistema educacional e prisional.
Após a morte de seu pai, Wesley estava cheio de dúvidas e aceitou o convite para pregar o Evangelho em uma colônia da Geórgia. A bordo de um navio, seguiu em viagem para os Estados Unidos, onde permaneceu entre 1736 a 1738. Na Geórgia, Wesley atraia uma multidão para ouvir suas pregações.
Apesar de Wesley ter a intenção de permanecer como membro da Igreja Anglicana, em 1740, quando os seus seguidores foram excluídos da comunhão, ele passou a administrar a comunhão durante as suas reuniões. Como os púlpitos da Igreja Anglicana estavam fechados para os irmãos Wesley e para Whitefield, este decidiu fazer as pregações ao ar livre, o que fez um enorme sucesso, e logo os irmãos Wesley seguiram o mesmo exemplo.
John e Charles organizaram pequenas sociedades e classe dentro da Igreja da Inglaterra, com o objetivo de estudar a Bíblia, orar e pregar. Seus trabalhos logo foram difundidos em vários países, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, reunindo milhares de integrantes, deixando um legado de 300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais. Só após a morte de Wesley, a Igreja Metodista se organizou como Igreja propriamente formada. Primeiro nos Estados Unidos e depois na Inglaterra.
John Wesley faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 02 de março de 1791.
Nenhum comentário
Postar um comentário