“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra.” (1 Pedro 3.1)
Sem palavras. Foi assim que a primeira-dama honrou a Deus e a Igreja durante a cerimônia de posse do marido. Até hoje, muitos elogios estão sendo tecidos a respeito do gesto de amor que o discurso em LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais, representou aos brasileiros. Isso também foi uma maneira de anunciar o Evangelho, como disse Francisco de Assis: "Pregue o Evangelho; se necessário, use palavras”.
O discurso da primeira-dama surpreendeu em vários aspectos. Primeiro por ter sido todo feito em LIBRAS, emocionando o público e representando uma parcela da sociedade que vive no esquecimento. Nem mesmo a intérprete, que lia o discurso de Michelle, conseguiu se conter enquanto a primeira-dama gesticulava, comunicando-se diretamente com os deficientes auditivos.
Esses receberam da primeira-dama uma mensagem que falava sobre Deus, amor e esperança. “Agradeço à população brasileira pelas orações que nos deram tanta coragem para seguir adiante. Agradeço a Deus pela grande oportunidade de ajudar as pessoas que mais precisam”, disse.
Assistimos ali à demonstração clara do cumprimento de um dos ensinamentos de Jesus Cristo: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39).
Uma mensagem para todas as mulheres
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mateus 6.7)
O exemplo de submissão e, ao mesmo tempo, de influência de Michelle Bolsonaro, nos traz várias leituras e muito aprendizado. Suas atitudes traduzem que ela conquistou o seu marido e tem sobre ele grande poder de influência, sem precisar falar muito. Mesmo sem ser evangélico, Bolsonaro aceitou se casar em uma Igreja Evangélica; ela foi a primeira mulher de um presidente a discursar em uma cerimônia de posse, e fez isso antes mesmo que o líder máximo da nação. Convenceu-o sem palavras. Ou seja, Michelle conquistou grandes coisas, como a rainha Ester, que também sem palavras, ganhou o coração do Rei.
De acordo com Provérbios 14.1, “a mulher sábia edifica a sua casa”. Podemos observar através das matérias na internet e televisão, que a casa do presidente vive recebendo visitas de várias lideranças evangélicas. Ali eles promovem momentos de orações, louvam, entre outras ações espirituais para atrair a Presença de Deus. Michelle prega, ministra sobre a vida do marido, mostrando que não é preciso falar muito para ser ouvida, pois sem palavras ela ganhou, não apenas o amor do marido, mas também, de toda a nação.
Por trás da serenidade, equilíbrio e semblante pacificador, Michelle irá edificar toda uma nação, pois passou a ser um modelo, mandando um recado fantástico, sem usar palavras, em especial às mulheres: vale a pena ser submissa, fiel, dar força ao marido e servir a Deus.
Liderança sábia
O discurso de Michelle Bolsonaro foi reconhecido como uma posição explícita de liderança e – usando o termo que as feministas gostam de bradar – “empoderamento feminino”, já que foi a primeira vez na história que uma primeira-dama se manifesta durante o cerimonial de posse.
Mas o gesto que deixou a todos estarrecidos, nada mais foi do que uma demonstração de amor à causa que Michelle milita há anos, como serva de Deus, na Igreja a qual faz parte. Esse olhar de acolhimento e respeito trouxe esperança ao nosso povo, que, finalmente, pode crer em um Brasil que, a partir de agora, terá governantes que realmente se importarão com todos os cidadãos.
Mais do que um discurso inédito de uma primeira-dama do Brasil, para mim, aquele foi o maior discurso da história, onde séculos de clamor por inclusão social e igualdade foram ouvidos e atendidos.
Desta forma, não temos em Brasília hoje, um presidente e sua esposa, meramente. Mais do que isso, temos duas pessoas levantadas por Deus para representar o Seu povo. Tanto o presidente quanto a primeira-dama têm um papel importantíssimo neste momento em que o país está vivendo. E através do amor, eles serão reconhecidos como discípulos de Jesus Cristo. Como diz João 13.35: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
Uma serva virtuosa
Michelle Bolsonaro faz parte da Igreja Batista Atitude, presidida pelo pastor Josué Valandro Jr., a quem tive a honra de conhecer. Lá ela já exerce um ministério com surdos, através do qual foi despertada a valorizar os portadores de necessidades especiais. “Gostaria de modo muito especial de dirigir-me à comunidade surda, às pessoas com deficiência e a todos aqueles que se sentem esquecidos. Vocês serão todos valorizados”, prometeu durante o discurso.
Não apenas em seu discurso, mas durante toda a campanha presidencial, a primeira-dama demonstrou ser uma mulher de honra, portando-se de maneira adequada, ao lado do seu marido, como ajudadora idônea e companheira presente, inclusive nos piores momentos, quando seu marido passou pelo vale da sombra da morte, demonstrando ter altivez de espírito, equilíbrio e sabedoria para conduzir o presidente a boas decisões.
É de fato uma guerreira que não se envergonha de ocupar um papel de destaque diante da sociedade, representando bem a todos nós, evangélicos. É por reunir todas essas características que Michelle demonstra que entende as necessidades do povo. “O cidadão brasileiro quer segurança, paz e prosperidade. Um país em que sejamos todos respeitados”, disse.
É verdade que ao longo da história, o homem sempre ocupou lugares de destaque em relação à mulher, mas reconhecemos também o grande valor delas, em todas as esferas da sociedade.
Também tenho a dádiva de ter ao meu lado uma esposa atuante e incansável, por isso sei a importância disso. A pastora Mara Engel, é uma grande líder e exerce o seu ministério com excelência. Tenho certeza de que jamais chegaria onde cheguei sem a ajuda dela, que coordena todos os trabalhos em nosso ministério, além de ter a tarefa de educar os nossos filhos. Ela é uma guerreira que influencia positivamente em meu chamado no Reino de Deus e, que inúmeras vezes, conquistou-me sem palavras.
O porte de honra
Assim como temos o exemplo de mulheres na Bíblia que se sobressaíram, exercendo liderança, a primeira-dama desempenhará um papel fundamental para o governo e para o Reino de Deus. Débora foi juíza de Israel, Ester levantada por Deus como rainha e Febe, possivelmente pastora em Cencreia, região não muito distante de Corinto.
Está claro que estamos vivendo um novo tempo em nosso país, onde os preceitos da Palavra de Deus serão honrados e o amor fará parte de todas as decisões. Estamos diante de um cenário onde, antes de levantar um presidente, Deus levantou uma esposa cristã. Isto fará toda a diferença em todo o território nacional.
Por Joel Engel, pastor, líder do Ministério Engel, em Santa Maria (RS) e fundador do Projeto Daniel, que ajuda crianças órfãs em países da África.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
O ministério teve seu início em Maio de 2010 , quando o Pastor Sergio Lourenço encontrou dificuldades em alcançar vidas de pessoas que não conhecem a Cristo através do púlpito das igrejas, pois seria impossível ganhar o mundo para Cristo somente ministrando na igreja local, tendo uma visão de conquista em massa, o ministério consiste em alcançar vidas e evangelizar através da rede mundial da internet, sem perder o compromisso de exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Temos o ideal de amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento. Com a necessidade de ter um líder nos dias 22 e 23 de Abril de 2011 no salão de convenções do Hotel Bernal na Cidade de Ituiutaba – Minas Gerais, foi realizada a unção e consagração de Obreiros e Pastores do Seminário Internacional de Teologia, com as ilustres presenças do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo. Onde foi realizada a unção com olho e consagração do Pastor Sergio Lourenço, sobre a palavra de I SAMUEL 16:12-13 que diz assim: E DISSE O SENHOR DEUS, LEVANTE E UNGE-O PORQUÊ ESTE MESMO É. ENTÃO SAMUEL TOMOU O CHIFRE DO AZEITE, E UNGIU-O NO MEIO DE SEUS IRMÃOS E DESDE AQUELE DIA EM DIANTE O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS SE APODEROU DE DAVI. Após a ministração da palavra, o Pastor Sergio Lourenço fez o seguinte Juramento Pastoral: Eu Pastor Sergio Lourenço, prometo exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Prometo amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, criar e dirigir igrejas, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento ou do ultimo minuto de minha vida. Assim eu prometo! Após o juramento pastoral o Pastor Sergio Lourenço Junior teve seu ministério pastoral reconhecido e apoiado pelas instituições presentes, e recebeu seu diploma de conclusão das mãos do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo concluindo assim a cerimônia. Após o termino da cerimônia o Pastor Sergio Lourenço fez a seguinte declaração aos presentes: “Eu quero trabalhar pra meu Senhor, Levando a Palavra com amor; Quero eu cantar e orar, E ocupado quero estar, Sim, na vinha do Senhor. Trabalhai e orai. Na seara e na vinha do Senhor; Meu desejo é orar, E ocupado quero estar Sim, na vinha do Senhor. Eu quero, cada dia, trabalhar; Escravos do pecado libertar; Conduzi-los a Jesus, Nosso guia, nossa luz, Sim, na vinha do Senhor. Eu quero ser obreiro de valor, Confiando no poder do Salvador; Se quiseres trabalhar, Acharás também lugar, Sim, na vinha do Senhor”. O ministério teve uma grande aceitação mundial e já teria alcançado mais de 55 países ao redor do mundo entre eles: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, México, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Território Britânico do Oceano Índico, Turquia, Ucrânia, Venezuela, Vietnã entre outros. O ministério tem o apoio do grupo Portas Abertas e também o apoio do CONSELHO DE PASTORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. Faça você também parte e ajude este ministério a levar a palavra de Deus para o mundo quebrando as fronteiras e salvando vidas para o reino dos céus!
Nenhum comentário
Postar um comentário