COM APOIO DE BOLSONARO, DEPUTADO PASTOR PODE SER O PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA; ENTENDA A ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA ESTÁ MARCADA PARA FEVEREIRO DO ANO QUE VEM E, SEGUNDO O ESTADÃO, BOLSONARO JÁ SE MOVIMENTA PARA ELEGER O DEPUTADO MARCOS PEREIRA POR HELENO FARIAS
Deputado Marcos Pereira é apoiado por Bolsonaro para assumir a Presidência da Câmara(foto: Fickr)
A estratégia do presidente Jair Bolsonaro para formar uma base de sustentação parlamentar passa pela eleição para o comando da Câmara, hoje nas mãos de Rodrigo Maia (DEM-RJ), seu opositor. Bolsonaro também procura construir uma candidatura à sucessão de Maia.
+ PEC poderá permitir reeleição infinita de Maia e Alcolumbre; entenda
Segundo o Estadão, o presidente se movimenta para impulsionar a campanha do deputado Marcos Pereira (SP) nessa disputa, marcada para fevereiro de 2021. Vice-presidente da Câmara, Pereira comanda o Republicanos, partido que recentemente abrigou o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, ambos do Rio. Os dois se filiaram temporariamente, enquanto o Aliança pelo Brasil não consegue as assinaturas suficientes para sair do papel.
Pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Pereira é um dos postulantes do Centrão ao comando da Câmara. A bancada evangélica leva hoje o título de principal avalista de Bolsonaro no Congresso.
Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não poderão concorrer à reeleição, se não houver mudanças de regras. Motivo: a Constituição impede que os presidentes da Câmara e do Senado sejam reconduzidos aos cargos na mesma legislatura. Antes da crise do coronavírus, no entanto, havia uma articulação nesse sentido, principalmente por parte de Alcolumbre, que encomendou até parecer jurídico. Bolsonaro, por sua vez, está convencido de que precisa construir uma alternativa a Maia. Cabe ao presidente da Câmara autorizar ou não a tramitação de qualquer pedido de impeachment na Casa.
Nenhum comentário
Postar um comentário