ISRAELENSES ACREDITAM A ASCENSÃO DO MAR DA GALILÉIA À «GRAÇA DE DEUS» DEPOIS DE ANOS DE SECA
Pela primeira vez em 20 anos e graças a um inverno chuvoso, o Mar da Galiléia está quase cheio, o que se tornou uma notícia positiva.
Os israelenses estão satisfeitos com isso e consideram que os invernos chuvosos são uma “bênção”.
“Estamos muito emocionados por este fato. É muito bom para todos nós ao redor do lago, o Mar da Galiléia, para a agricultura, para os agricultores, para os turistas, para todos”, disse o presidente do Conselho Regional do Vale do Jordão e chefe da União Urbana Kinneret, Idan Greenbaum.
A ascensão deste icônico mar tem sido bastante notável nos últimos anos. Após cinco anos de seca, cresceu cerca de 18 pés entre 2019 e 2020.
“Estou emocionado. Ainda o tratamos como nosso salva-vidas apesar de já não bebermos a água”, disse Rachela Dotan, guia turística, à CBN News.
“Cada vez que vejo um lago cheio, é como se quisesse cantar, quero chorar de alegria. Estou surpreso pela graça de Deus”.
Perto do limite
Cabe salientar que Israel, terrivelmente, teve mais anos de seca do que anos chuvosos.
“Durante os cinco anos secos, tivemos um problema muito severo com o Mar da Galiléia. Deixamos de bombear quase por completo do Mar da Galiléia”, disse Uri Schor, porta-voz da Autoridade das Águas de Israel.
Esse enorme lado costumava ser uma das três principais fontes de água potável da nação. Mas devido à pouca chuva, o país teve que recorrer a outras medidas.
“Israel está fechando a brecha com a dessalinização, com a reciclagem da água, com a conservação, as tecnologias, a educação, tudo o que pudermos”, disse Schor à CBN News.
Todos os anos, cerca de um milhão de turistas visitam esse lugar bíblico, mas não em 2020, como resultado da pandemia.
Actualmente, o Mar da Galileia está apenas a cinco polegadas do seu marcador completo, mas a época das chuvas termina no próximo mês de outubro. E a cada verão, por causa da evaporação, este diminui entre quatro e cinco pés.
No entanto, os israelitas já estão a rezar por outro Inverno chuvoso para o próximo ano, esperando que seja do agrado dos turistas.
Nenhum comentário
Postar um comentário