DIVULGADORES DA TELEXFREE INTERDITAM RUA EM FRENTE AO MP DO ACRE
Manifestantes pedem
desbloqueio da empresa. Telexfree continua impedida pela Justiça de operar no
Brasil. Equipes de divulgadores da Telexfree reuniram-se em frente ao prédio do
Ministério Público do Acre, nesta quarta-feira, para protestar contra decisão
da Justiça que impede a empresa de fazer novos cadastros e efetuar os
pagamentos dos divulgadores. Com cartazes nas mãos, os manifestantes fecharam a
rua Marechal Deodoro, dificultando o trânsito no centro de Rio Branco. O motorista
e divulgador Eudes Lima participava do protesto. Ele conta que investiu na
Telexfree, há um mês, todo o dinheiro que tinha na poupança. O investimento
seria para custear a faculdade da filha, que termina o Ensino Médio este ano.
"A gente não pode ficar nessa situação. Todos no prejuízo. Cada um faz do
seu dinheiro o que bem entende. Não é justa essa proibição", diz. Em
janeiro deste ano, Clebson Fernandes investiu 60% de seu patrimônio, cerca de
R$ 55 mil. "Tive que vender bens meus para investir", diz. Em meio ao
protesto ele fez alguns questionamentos.
"A Telexfree trabalha com 40
países, por que só no Brasil é proibido? A empresa pagou mais R$ 60 milhões em
impostos ao país. Onde está a ilegalidade?", pergunta. A promotora de
Defesa do Consumidor, Nicole Gonzalez, explica que existem duas empresas
chamadas Telexfree. Uma é norte-americana e oferece um sistema de telefonia
pela internet, o VOIP (Voice Over Internet Protocol). Já a Telexfree no Brasil,
seria o nome-fantasia da empresa Ympactus Comercial LTDA. Essa, segundo a
promotora, tem sede em Vitória (ES) e atua no Brasil desde março de 2012 e
trabalha com marketing multinível. Segundo as regras da Telexfree brasileira, a
pessoa que se cadastra como divulgador deve fazer uma postagem diária de anúncios
em sites de classificados, divulgando o produto e ganhando uma comissão sobre
as vendas. Os divulgadores podem ainda, cadastrar outras pessoas como
divulgadoras criando assim, uma rede. A promotora alega ainda que o foco da
Telexfree no Brasil não é a venda de produtos ou serviços, mas a adesão de
novas pessoas para alimentar o sistema de pagamento.
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