OUVINDO A VOZ DE DEUS - A TUA VONTADE SENHOR, NAO A MINHA - BENNY HINN
"A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é majestosa"
Salmos 29.4
Deus fala com cada um de nós de inúmeras maneiras diferentes. Independente da forma que ele escolhe para falar a nós, tudo o que ele fala e faz é em resposta às nossas orações.
Quando o chamamos em oração, ele pode escolher responder de diversas maneiras. Aqui vão sete das formas mais comuns pelas quais ele revela sua vontade.
A voz de Deus n° 1:
Sua Palavra
"Dario, filho de Xerxes, da linhagem dos medos, foi constituído governante do reino babilônio. No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos"
Daniel 9.1,2
Daniel deixa claro nessa passagem que Deus nos fala mais freqüentemente através da sua Palavra. Daniel nos conta que ele "compreendeu pelas Escrituras"; nesse caso, pela leitura de Jeremias. Foi dessa forma que ele descobriu qual a vontade de Deus para sua vida.
A Bíblia é a Palavra escrita de Deus, e ele a usa para falar conosco durante nossa leitura. Eu já li a Bíblia do começo ao fim por várias vezes. Durante cada leitura, eu descobri novos significados até mesmo nas passagens mais familiares. Deus me permite ver palavras e ensinamentos sob uma nova ótica para falar comigo sobre um assunto específico em que eu esteja buscando sua direção.
E sempre uma maravilhosa surpresa ler algo que eu já li tantas vezes antes. E como se uma nova luz se acendesse. Sinto como se uma passagem já familiar pulasse fora das Escrituras e entrasse no âmago de meu ser. Em muitas dessas ocasiões, Deus usou as Escrituras para fornecer respostas às perguntas que eu tinha sobre sua vontade.
A voz de Deus n° 2:
Sonhos e visões
Às vezes, Deus fala aos seus filhos por meio de visões e sonhos:
"Quando voltei a Jerusalém, estando eu a orar no templo, caí em êxtase."
Atos 22.17
O apóstolo Paulo relatou uma visão memorável de Jesus:
"E vi o Senhor que me dizia: 'Depressa! Saia de Jerusalém imediatamente, pois não aceitarão seu testemunho a meu respeito. '"
Atos 22.18,19
O plano de Paulo era ficar em Jerusalém e pregar para aqueles que o conheciam. Paulo tinha certeza do que deveria fazer para Deus. Mas, em uma visão, Paulo descobre que seu plano não é o plano de Deus para sua vida. Paulo tinha seu próprio plano para sua vida, e Deus mudou isso através de uma visão. Como um conhecido fariseu, Paulo pensava que sua influência entre os judeus permitiria que ele os persuadisse a seguir Jesus e que isso, certamente, agradaria a Deus.
Essa não era a vontade de Deus, e somente depois que Paulo orou pedindo direção, Deus revelou sua vontade. Sabendo que os judeus não receberiam a mensagem de Paulo, Deus falou com ele por meio de uma visão e lhe disse que o enviaria aos povos gentios. Por causa da resposta de Deus em forma de visão e à obediência e oração de Paulo, sua vida foi mudada por completo. Como resultado disso, o evangelho foi pregado por todo o mundo.
A voz de Deus n° 3:
Circunstâncias
Circunstâncias podem ser bem enganosas. Algumas pessoas passam pela vida, tropeçando de pedra em pedra, culpando Deus por tudo que acontece a elas. Não é preciso muito discernimento para perceber que Satanás adora enganar os crentes de qualquer modo que ele possa, para, então, culpar o Senhor pelo que aconteceu. As pessoas caem nesse golpe o tempo todo.
Por outro lado, algumas vezes Deus fala através das circunstâncias porque as respostas são fáceis de ser encontradas. As circunstâncias são uma excelente forma que Deus escolhe para mostrar sua direção. Inúmeros exemplos podem ser encontrados na Bíblia. Um dos meus favoritos é quando o servo de Abraão, Eliézer, orou para que Deus o guiasse na escolha de uma esposa para Isaque. Ele, então, orou:
"Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Concede que a jovem a quem eu disser: Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: 'Bebe. Também darei água aos teus camelos', seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor."
Gênesis 24.12-14
Eliézer pede a Deus que a escolhida cumpra algumas condições. Deus usou as circunstâncias para revelar sua vontade a Eliézer com relação à futura esposa de Isaque.
Outra excelente história sobre circunstâncias é a de Gideão (Juízes 6). Gideão, para saber se Deus estava realmente ao seu lado na batalha contra os midianítas, pede por provas específicas. Deus, que realmente o estava direcionando na batalha, revela-se por meio de circunstâncias específicas. Ele poderia ter escolhido outra forma de direcionar Gideão, mas, nesse caso, ele respondeu por meio das circunstâncias.
A voz de Deus n° 4:
Profecia e os dons do Espírito
O Apóstolo Paulo era um poderoso homem de Deus, e, mesmo assim, está registrado em Atos 21.10 que o Senhor enviou Ágabo para falar com Paulo por meio da profecia, confirmando assim algo que o apóstolo já sabia em seu coração.
Hoje, alguns indivíduos estão tão desesperados para ouvir algo de Deus, que saem em busca de uma palavra de Deus em todos os lugares. Eu acredito que Deus se revela por meio de profecias algumas vezes, mas estou convencido de que devemos ter cuidado. O melhor lugar para procurar a direção de Deus sobre a vontade dele para sua vida é com a Bíblia aberta, dentro do seu quarto de oração. Invista tempo conhecendo o Senhor, e você irá ouvi-lo e entender o que ele tem para lhe dizer.
No final, a profecia tem três propósitos específicos:
"Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens"
1Co 14.3
Edificar sua fé, encorajar a seguir em frente e consolação para acalmar e confortar.
Uma palavra profética deve confirmar algo que você já sabe no seu coração. E, acima de tudo, deve estar de acordo com as Escrituras.
A voz de Deus n° 5:
Voz audível
Ocasionalmente, Deus fala a seus filhos por meio de uma voz audível. As Escrituras registram que Deus falou de forma audível e, na verdade, face a face com Moisés:
"Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?"
Números 12.6-8
Quando Deus me chamou para servi-lo, eu era apenas um adolescente que pensava em estudar Administração Hoteleira na faculdade de Sêneca, em Toronto, Canadá. E eu já havia pagado o primeiro semestre. Um pouco antes de começar, eu estava esperando pelo ônibus, e, de repente, ouvi uma voz dizendo: "Vá para casa!"
Primeiro, pensei que minha mente estava me enganando. O ônibus chegou. As pessoas embarcaram, e o veículo acelerou e foi embora. Era como se eu estivesse congelado no mesmo lugar.
"Vá para casa!"
Pensei comigo: "Isso é loucura. Não é possível!"
De novo, uma terceira vez a voz veio: "Vá para casa!" Então, eu voltei para casa, completamente desnorteado. Quando cheguei, minha mãe perguntou: "Já voltou?"
Eu contei para ela que não iria mais para a faculdade.
"Não vai mais?" Ela perguntou chocada. "O que você quer dizer com isso?"
"Eu não sei" era a única resposta que eu conseguia dar para ela. Você pode imaginar o que a minha mãe pensou? Eu nem sabia o que pensar. Eu sabia que tinha ouvido uma voz.
Uma semana depois disso, Jim Poynter, um pastor da Igreja Metodista Livre, me chamou para uma viagem de ônibus fretado para Pittsburgh. Um grupo estava indo para um encontro de cura com a evangelista Kathryn Kuhlman. Eu nem sabia quem ela era, mas não queria decepcionar Jim. Como minha vida mudou por causa daquela viagem! Deus tocou minha vida profundamente naquele encontro.
Eu não subi naquele ônibus circular porque ouvi voz de Deus e sou tão grato por ter subido naquele ônibus fretado que uma semana depois estava indo para Pittsburgh. O Senhor me revelou seus próximos passos lá mesmo. Nunca na minha vida eu fui tão tocado como naquele dia. Logo depois que eu recebi o Espírito Santo, um mundo completamente novo se abriu para mim.
A voz de Deus n° 6:
Imagens
Às vezes, Deus fala por meio de uma semelhança ou imagem (o que em hebraico é conhecido como t'mnuah) tão poderosa que você não consegue tirar da sua cabeça:
"Eu mesmo falava aos profetas, dava-lhes muitas visões, e por meio deles falava em parábolas"
Oséias 12.10
A primeira vez que isso aconteceu comigo foi no dia em que eu nasci de novo. Eu estava sentado na aula de história, minha matéria preferida na escola. Mas, naquele dia, a história acabou ficando em segundo plano. Eu tinha acabado de aceitar Jesus Cristo como meu salvador, um pouco antes das oito horas daquela mesma manhã, e meu coração estava transbordando de amor pelo meu Senhor. Eu estava assistindo a aula e, de repente, eu vi minha própria imagem, usando um terno e pregando para uma multidão. Eu não estava entendendo aquilo. Naquela época, eu nem era um bom orador, e muito menos tinha um terno.
Deus me deu uma imagem do meu futuro naquela manhã de 1972. E tudo o que eu fiz desde lá, até hoje, só veio a confirmar o que antes era uma simples imagem.
Sempre que eu fico à frente de milhares de pessoas nas cruzadas ao redor do mundo, eu me lembro da imagem que veio à minha mente naquela aula de história. Deus tem sido fiel.
A voz de Deus n° 7:
Paz sobrenatural
A paz do Senhor sempre habita os lugares que ele freqüenta. Portanto, se não há paz, existe uma boa chance de você estar indo para o lugar errado:
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus"
Filipenses 4.7
O falecido William Barclay, um comentarista da Bíblia e ministro da igreja da Escócia, conhecido mundialmente, fez uma profunda observação sobre a paz de Deus:
Pode ser que uma das nossas principais falhas na oração é que falamos demais e ouvimos de menos. Quando a oração chegar ao alto, devemos aguardar em silêncio pela voz de Deus; devemos continuar em sua presença para que a sua paz e seu poder possam fluir para nós e à nossa volta; devemos descansar em seus eternos braços e sentir a serenidade da perfeita segurança que ele nos dá.
Eu aprendi por experiência própria que essa perfeita paz é um elemento-chave para discernir a vontade de Deus. Quando meu coração está cheio de uma paz que excede todo o entendimento, eu estou no meio da vontade de Deus. O maravilhoso pastor e escritor R.A. Torrey escreveu essa profunda, porém simples, declaração: O único homem competente o suficiente para interpretar a vontade de Deus é aquele que está em harmonia com Deus, e o único homem em harmonia com Deus é aquele cuja vontade foi completamente entregue a Deus.
Por meio das escrituras, nós lemos sobre um Deus amoroso que busca se comunicar com seu povo. Sua verdadeira intenção ao nos criar era desfrutar um relacionamento próximo conosco. Ele quer que sigamos o exemplo do Senhor.
Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra"
João 4.34
Para estar na vontade de Deus, devemos estar dispostos a obedecer e fazer a sua vontade.

Nenhum comentário
Postar um comentário