A REFORMA PROTESTANTE EM GENEBRA
Logo, Calvino e Farel entraram em conflito com os magistrados de
Genebra e dois anos depois foram expulsos. Calvino seguiu então para
Estrasburgo, onde passou os três anos mais felizes e produtivos da sua carreira
(1538-1541). Naquela cidade, ele pastoreou uma igreja de refugiados franceses,
casou-se com a viúva Idelette de Bure (†1549), lecionou na academia de João
Sturm, participou de conferências religiosas ao lado de Martin Butzer e
publicou algumas obras importantes, entre elas a segunda edição das Institutas
e o Comentário de Romanos, o primeiro dos muitos que escreveu. Eventualmente,
os magistrados de Genebra insistiram no seu retorno. Calvino aceitou com a
condição de que pudesse escrever a constituição da Igreja Reformada de Genebra.
Essa importante obra, as Ordenanças Eclesiásticas, previa quatro categorias de
oficiais: pastores, encarregados da pregação e dos sacramentos; doutores para o
estudo e ensino da Bíblia; presbíteros, com funções disciplinares; e diáconos,
encarregados da beneficência. Os pastores e os doutores formavam a Companhia
dos Pastores; os pastores e os presbíteros integravam o Consistório, uma
espécie de tribunal eclesiástico. Calvino teve um relacionamento tenso com as
autoridades municipais até 1555. No final desse período, em 1553, o médico
espanhol Miguel Serveto foi condenado e executado por heresia. Calvino teve uma
participação nesse episódio, lamentada por seus herdeiros, o que não anula a
sua grande obra como reformador, escritor, teólogo e líder eclesiástico. Em
1559, um ano especialmente significativo, o reformador tornou-se cidadão de
Genebra, fundou a sua Academia, embrião da Universidade de Genebra, e publicou
a última edição das Institutas. A visão do reformador francês era tornar
Genebra uma cidade-cristã-modelo através da reorganização da Igreja, de um
ministério bem preparado, de leis que expressassem uma ética bíblica e de um
sistema educacional completo e gratuito. O resultado foi que Genebra tornou-se
um grande centro do protestantismo, preparando líderes reformados para toda a
Europa e abrigando centenas de refugiados. O calvinismo veio a ser o mais
completo sistema teológico protestante, tendo por princípio básico a soberania
de Deus e suas implicações, soteriológicas e outras. Foi essa a origem das
Igrejas reformadas (continente europeu) ou presbiterianas (Ilhas Britânicas).
Os principais países em que se difundiu o movimento reformado foram, além da
Suíça e da França, o sul da Alemanha, a Holanda, a Hungria e a Escócia. Calvino
também se notabilizou como um erudito bíblico. Escreveu comentários sobre quase
todo o Novo Testamento e os principais livros do Antigo Testamento. Seus
sermões e preleções também expuseram amplamente as Escrituras. Além disso,
escreveu muitos opúsculos, tratados e cartas. Mas a maior das suas obras são as
Institutas, nas quais ele expôs todos os aspectos da doutrina cristã, apelando
às Escrituras e ao testemunho dos antigos pais da igreja. Em muitas de suas
obras, se vê uma mão que sustenta um coração, e ao redor as palavras Cor meum
tibi offero Domine, prompte et sincere (“O meu coração te ofereço, ó Senhor, de
modo pronto e sincero”). Implicações
Práticas: Os reformadores não estavam buscando inovar, mas restaurar antigas
verdades bíblicas que haviam sido esquecidas ou obscurecidas pelo tempo e pelas
tradições humanas. Sua maior contribuição foi chamar a atenção das pessoas para
a importância das Escrituras e seus grandes ensinos, especialmente no que diz
respeito à salvação e à vida cristã. Para que as Igrejas Evangélicas atuais
possam manter-se fiéis à sua vocação, é preciso que julguem tudo pelas
Escrituras, acolhendo o que é bom e lançando fora o que é mau. Os reformadores
nos mostraram que o critério da verdade não são os ensinos humanos, nem a
experiência espiritual subjetiva, mas o Espírito Santo falando na Palavra e
pela Palavra.
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