CANTORES E MÚSICOS SIM, LEVITAS NÃO “CANTORES E MÚSICOS CRISTÃOS NÃO DEVEM SER CHAMADOS DE LEVITAS”
Não sabemos quando começou, no meio cristão, o costume de se chamar
cantores e músicos de levitas. Será que esse hábito está correto? Para
respondermos a contento esta pergunta, necessitamos de recorrermos às
Escrituras. Primeiramente, quem eram os levitas? Os levitas eram descendentes
de Levi – um dos filhos de Jacó (Gn 29.34). Os filhos de Levi eram um clã
consagrado a Deus (Nm 3.12, 13) e responsável pelo cuidado do Templo. Eles
ensinavam a Torá ao povo de Israel, serviam aos sacerdotes e cuidavam do Templo
(Nm 3, 4). Entre os levitas existiam homens designados para exercerem vários
ofícios e atividades específicas no Santuário: eram sacerdotes (Ex 4.14; Nm
3.1-3, 10), porteiros (1 Cr 9.26), cantores (1 Cr 6.31-48), cuidavam dos
utensílios sagrados (Nm 3.25-26, 31, 36, 37) e montavam e desmontavam a Tenda
da Congregação no deserto (Nm 4). Vale salientar que até a varredura e a
limpeza dos átrios do Templo eram de responsabilidade dos levitas, ou seja,
eles desenvolviam uma espécie de serviços gerais na Tenda e, posteriormente,
nos templos de alvenaria (de Salomão, de Zorobabel e de Herodes). Corroborando
essas verdades sobre os levitas, Souza Filho diz: Biblicamente não existem
equipes de levitas que se dediquem exclusivamente ao louvor da igreja. Os
levitas eram uma tribo escolhida por Deus – e Deus tinha duas razões que eram a
de compensar os primogênitos mortos no Egito – e deviam se dedicar unicamente
ao serviço religioso, que incluía fazer a faxina do tabernáculo, carregar
equipamentos, limpar banheiros, fazer o trabalho de açougueiro, cozinhar, lavar
louça, e, entre eles, havia músicos que eram convocados para se dedicarem ao
louvor contínuo.* Após essa sucinta introdução acerca desses homens
consagrados, compreendemos que é temerário chamarmos cantores e músicos de
levitas, pois, dessa forma, estaremos contribuindo para a criação – ainda que
informalmente – de uma classe especial de crentes dentro da Igreja de Cristo.
Em o Novo Testamento (NT), em nenhuma parte lemos ou percebemos os apóstolos
chamando cantores e músicos de levitas. Encontramos, sim, a palavra “levita” em
Lucas 10.32 e em Atos 4.36; e “levitas” em João 1.19. Mas todas elas fazem
referência aos legítimos filhos de Levi. Como dito anteriormente, dentre os
levitas existiam sacerdotes. Isso significa que, no Antigo Testamento (AT),
todos os sacerdotes pertenciam exclusivamente à tribo de Levi. No entanto,
quando olhamos para o NT, observaremos a quebra desse paradigma, pois Cristo,
através do seu sacrifício expiatório, fez-nos reino sacerdotal: “Vós, porém,
sois raça eleita, sacerdócio real” (1 Pe 2.9). No AT apenas o sumo sacerdote
podia entrar no Santo dos Santos (Lv 16.2). Todavia, Cristo rasgou-nos o véu de
divisão do Templo, dando-nos pleno acesso ao Pai Celestial. Somos, agora,
sacerdotes e sacerdotisas de Deus: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar
no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos
consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a
casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé,
tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água limpa
(Hb 10.19-22). A bem da verdade, todos os salvos, de certa forma, são “levitas
espirituais”- porque são “sacerdotes” de Deus -, e não um grupo seleto que toca
instrumentos e canta músicas nas igrejas. Portanto, cantores e músicos cristãos
não devem ser chamados de levitas. NOTA * SOUZA FILHO, João A. de. O livro de
ouro do ministério de louvor. Santa Bárbara d’Oeste, SP: Z3 Editora, 2010, p.
143-144.
Nenhum comentário
Postar um comentário