PARQUE TEMÁTICO INFANTIL NO IRÃ ENSINA A USAR ARMAS PESADAS E ODIAR ISRAEL DE FORMA LÚDICA, GOVERNO TREINA SOLDADOS-MIRINS PARA “GUERRA CONTRA O OCIDENTE”
O governo do Irã inaugurou um parque temático chamado “Cidade dos Jogos
para Crianças Revolucionárias”, que ensina meninos a partir dos 8 anos de idade
a usar uniformes militares e atacar os “inimigos”, como Israel e o Ocidente. Usando
armas de brinquedo que disparam balas de plástico, os alvos mais comuns são
bandeiras dos Estados Unidos e fotografias de primeiro-ministro israelense,
Benjamin Netanyahu. No local, são feitas simulações de guerra e os visitantes
podem “brincar” com réplicas de armamentos pesados, como rifles AK-47s e
granadas. Além dos tutoriais de armamentos, as crianças são ensinadas a operar
bombas e a desviar de minas terrestres. Os instrutores gritam ordens das torres
de controle pelo rádio e coordenam as ações dos soldados-mirins no solo. Dos
alto-falantes ouve-se a gravação de sons de guerra verdadeiros como trilha
sonora, incluindo ataques aéreos e metralhadoras. Com idade variando entre 8 a
13 anos, os visitantes aprendem a escalar paredes e rastejar, além de táticas
de formação militar. As instalações do parque, construído na região de Mashad,
segunda maior cidade iraniana, lembram o programa da “Sagrada Defesa” que usou
milhares de crianças e adolescentes na guerra contra o Iraque durante a década
de 1980. Hamid Sadeghi, que gerencia o parque, contou ao The Sun que “Na Cidade
dos Jogos, tentamos passar para as crianças mensagens sobre lutas armadas e
temas globais, utilizando para isso jogos, diversão e atividade de grupo”. O
objetivo é estimular desde cedo os iranianos a se envolver na “luta contra o
Ocidente”. Entre as réplicas no local
está a mesquita de Zanyab, que fica em Damasco, Síria, onde estariam os restos
mortais da neta de Maomé. Segundo a tradição, eles têm o dever de protegê-la.
Com isso, aprendem por que o Irã está ao lado do governo sírio na luta contra a
Arábia Saudita, que apoia as forças rebeldes. O último exercício do dia é onde
eles têm os olhos vendados e devem atirar uma bola contra uma bandeira de
Israel até derrubá-la. Não por acaso, o governo do Irã transmite pela TV uma
campanha de recrutamento focado nos adolescentes. A esperança é que eles se
alistem voluntariamente para a guerra na Síria e no Iraque. O comercial em
forma de clipe mostra adolescentes e crianças cantando uma canção chamada
“Mártires que defendem o santuário sagrado.” Enquanto eles cantam, surgem
imagens de jovens portando armas e sendo submetidos a treinamento militar. No
final, fica claro que o objetivo após o final da guerra síria é “libertar
Jerusalém”.
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