COMO DEVO OCUPAR A MENTE? UMA PALAVRA IMPACTANTE DO PRESIDENTE DO CONSELHO INTERDENOMINACIONAL DE MINISTROS EVANGÉLICOS DO BRASIL - CIMEB - PASTOR SILAS MALAFAIA
Para que o cristão possa estar preparado para enfrentar as iminentes adversidades do cotidiano, precisa manter uma fé constante firmada na Rocha, que é Cristo, e zelar por uma vida espiritual e físi¬ca saudáveis. A melhor forma de perseverar neste propósito é saber ocupar a mente com coisas que edificam, deixando o pessimismo de lado e não se apegando aos valores terrenos.
a) Pense nas coisas celestiais
Siga a recomendação de Colossenses 3.2: Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da ter¬ra. Paulo exortou todos os cristãos a dedicarem suas faculdades intelectuais a Cristo. Assim, ele espera que o nosso coração esteja voltado para o bem.
Aquele que permite sua mente ser invadida com as coisas mundanas, dificilmente será capaz de fixá-la no reino celestial e nas bem-aventuranças que a vida em Cristo nos proporciona. O mesmo vale para aquele que se preocupa exclusivamente com as coisas terrenas.
Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua jus¬tiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6.33). Volte a sua mente para as coisas celestiais, para a glória e o poder do Senhor. Consagre-se ao Senhor e busque o bem-estar espiritual para que possa encontrar o bem-estar físico. E que você não se engane acerca disto: sem santificação, ninguém verá Deus (Hebreus 12.14).
b) Ocupe a mente com a Palavra de Deus
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1.1,2
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das jun¬tas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4.12
O verdadeiro cristão não pensa como o ímpio nem segue seus comportamentos pecaminosos. Ao contrário, o servo de Deus não somente evita o mal como também medita na Palavra, que é o seu manual de conduta e fé. Assim, ele aprende como moldar seus pensamentos e suas atitudes, vivendo sob a bênção do Altíssimo.
c) Desfrute bons momentos
Pare de pensar em desgraças e em coisas que não prestam. Ore, louve, leia bons livros, prin¬cipalmente a Bíblia. Fale, veja e converse sobre coisas edificantes. Idealize projetos, trace metas para o seu futuro e batalhe por seus sonhos. Vá à igreja, desfrute momentos de lazer com a família e os amigos, e trabalhe com alegria.
Invista nos seus dons e talentos. Deixe a pre¬guiça de lado e saia da ociosidade. Alimente sua mente e seu coração com a Verdade. Obedecer ao Senhor e aos Seus mandamentos deve ser a mo¬tivação diária dos santos de Deus, não deixando brechas nem dando legalidade ao inimigo para que contamine sua mente com aquilo que não provém do Alto.
Nenhum comentário
Postar um comentário