QUEM FOI MARTINHO LUTERO?
Martinho Lutero foi um dos grandes líderes da Reforma Protestante. Suas críticas à Igreja Católica deram força a um movimento para voltar à verdade da Bíblia, que acabou por formar vária igrejas novas.
Martinho Lutero viveu entre 1483 e 1546, no Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha). Ele era um jovem inteligente e teve a oportunidade de estudar Direito na universidade. Mas, por causa de uma promessa que ele fez em um momento de dificuldade, Lutero abandonou Direito e se tornou monge.
Naquela época, poucas pessoas tinham acesso à Bíblia e a única tradução disponível estava em latim. Martinho Lutero foi muito privilegiado, porque ele sabia ler latim e ainda aprendeu as línguas em que a Bíblia tinha sido escrita originalmente. Como monge, ele teve acesso à Bíblia e podia estudá-la livremente.
Martinho Lutero se tornou doutor de Teologia e um pregador muito popular. Ele explicava as Escrituras de maneira que o povo comum podia entender. Mas, ao mesmo tempo, ele começou a ver quanto a Igreja Católica da época tinha se desviado da verdade.
A vida de Lutero foi impactada por Romanos 1:17, que diz que “o justo viverá pela fé”. Lutero tinha feito muitas coisas (boas obras, orações, jejuns...) para receber o perdão dos seus pecados, mas nada disso lhe dava paz. Ele sabia que ainda era pecador. Mas, ao ler a Bíblia, ele entendeu que a salvação vem pela fé, não pelas obras! Essa verdade se tornou o centro de sua vida e do movimento que ele liderou...
Nenhum comentário
Postar um comentário