No século XVI Lutero deu um recado para sua comunidade de fé, a Igreja Católica Romana, dizendo: “tenho mais medo do meu coração do que do papa e seus cardeais”. A mensagem do reformador é clara, Lutero é autônomo, a fé e salvação são processos individuais e intransferíveis, não é necessário intermediários, somos todos sacerdotes: eu, minha Bíblia e Deus, basta – diria Lutero.
Infelizmente, como uma típica característica da pós-modernidade o movimento evangélico radicalizou essa mensagem ao ponto de criar crentes alto-independentes, desigrejados e suficientes; progredindo uma doença da carência da comunidade de fé, pensando que é possível viver sem Igreja e história. Um movimento que prioriza seu individual, carece do geral e como consequência cai em des-graça.
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O foco do artigo não é Lutero, mas como este foi citado anteriormente é interessante pontuarmos algumas informações para um melhor desenrolar da reflexão. Lutero era monge agostiniano, estudou em uma universidade católica, o que sabia como indivíduo foi adquirido graças a algo mais abrangente (geral): a sua própria comunidade de fé, a Igreja Católica Romana. Lutero apresentou 95 teses pedindo respostas aos acadêmicos da Igreja justamente porque conhecia a Igreja Católica, porque aprendeu a desenvolver teses, a fazer teologia, interpretar a Bíblia, aprendeu as línguas. Foi todo esse geral apreendido pelo monge na Igreja que formou o individual de Lutero e possibilitou buscar mudanças posteriormente. Sem o geral, não existiria o individual.
Fique claro, Lutero está num dado momento histórico, questões políticas envolvem essa história, ele não deseja a divisão mas a reforma da Igreja. O reformador não quer destruir a comunidade, mas quer participar de uma Igreja com fé sadia. É um extremismo de nosso tempo pensar os termos “todos somos sacerdotes” ou “não é necessário intermediário entre mim e Deus” que Lutero apresentou como um individualismo evangélico. Pois, Lutero luta por uma comunidade verdadeira e sua doutrina visa uma Igreja bíblica, não como o evangecalismo de hoje que prega uma visão cristã individualista.
Para o apóstolo Paulo a frase “você sozinho é a Igreja” não faria sentido. Em sua pregação dizia o contrário “vós sois corpo de Cristo e individualmente seus membros” (1Co 12.27) e “somos um só corpo em Cristo, individualmente uns dos outros” (Rm 12.5). A Igreja é comunhão de fiéis para Paulo. Aqui, o individual necessita do geral. O indivíduo precisa da generalidade, da comunhão, pois solitário não é o corpo de Cristo.
É interessante notar que Inácio de Antioquia, no século II, fala de forma dura contra os individualistas cristãos: “aquele que não participa da reunião é orgulhoso e já está por si mesmo julgado, pois está escrito: Deus resiste aos orgulhosos. Tenhamos cuidado, portanto, para não resistirmos ao bispo, a fim de estarmos submetidos a Deus” (Inácio aos Efésios 5.2). Já no inicio do cristianismo os pais da Igreja orientam os crentes a viverem em união, inclusive com respeito ao ‘bispo/liderança’.
Alguém pode pensar que as palavras de Inácio são opostas ao ensino de Lutero, mas como já citamos, em outras palavras diríamos que Lutero não é contra o bispo em si, mas contra o bispo corrupto. Lutero não quer extinguir lideranças, ordem e a Igreja, mas quer uma reforma para que as lideranças e Igreja sejam realmente cristãs. Em Inácio, percebemos que o crente individualista é orgulhoso e que é convidado para comunhão.
O mundo evangélico de nossos tempos é tomado por um individualismo exacerbado. Chega-se o ponto de pessoas se denominarem cristãs e não partilharem de contato nenhum com Igrejas, taxados estes de desigrejados. Muitos outros dizem ter fé, mas uma fé distante da comunidade religiosa, pois acreditam que a fé em Deus está no seu coração e isso basta. No fundo, o problema de espírito destes é a carência do geral.
O des-igrejado (aqui estamos nos referindo a qualquer um que vive sua fé sem a religião, o autônomo da fé) é um crente que quer ser ele, mas somente ele, não tendo o sentido do geral. Ele pensa que pode escolher ao seu bel-prazer, que sabe o que é bom, que seu culto solitário é o melhor possível e que sua opinião é suficiente para reger a vida. Tudo isso é a carência do des-igrejado.
Este movimento esquece-se que qualquer opinião que tenham sobre Deus é fruto de uma comunhão geral anterior a eles. O discurso da fé é transmitido de geração em geração e graças a “outros” os desigrejados tiveram o privilégio de aprender do discurso de Deus. Este movimento não entende que tudo que sabem veio do exterior a eles, inclusive em algum momento de uma Igreja que gerou conhecimento do amor de Deus. O geral nos dá a noção de nosso individual. A Igreja forma nossa fé como pessoas, para que como pessoas (membros) possamos participar do corpo de Cristo.
Existe uma multidão de gente auto-suficientes que dão seus discursos sobre como é Deus, o que Deus quer e o ódio de Deus a religiosidade. Religiosidade esta determinada na própria cabeça dos individualistas. Pois, se antes não existisse Igrejas que reescreviam e guardavam as cartas e os evangelhos, não seria possível ler o Novo Testamento. Se antes não houvesse a preocupação do estudo das palavras sagradas, não teríamos a bíblia traduzida para nosso idioma. Se seus avós, pais, algum familiar ou conhecido não tivesse aprendido de Deus em uma Igreja em algum tempo, os des-igrejados não teriam se rendido a Cristo ou discursado e postado suas opiniões sobre a fé nas suas redes sociais.
Como pode algum homem dizer que sozinho se basta? Se compreende assim, é porque está carente do geral, carente do que é maior que ele e do que lhe poderia ajudar a coerência da realidade.
O mesmo vale para algumas novas igrejas evangélicas, que na verdade são des-igrejas, pois romperam com tudo o que a Igreja primitiva ensinou e com que a história demonstrou, tornaram-se independentes com relações próprias e novas. Na verdade, também estão carentes do sentido do geral. A verdade nua e crua é que não existe crente ou igreja sem história, comunhão e intermediários. É só por conta do Espírito que age em toda história da Igreja Cristã, pela comunhão dos crentes nessas comunidades e por suas ações de gerações em gerações que é possível um crente no secreto no seu quarto.
Até mesmo quando um cristão fecha a porta do seu quarto para orar não está num momento solitário com o Pai, está sim em secreto, mas acompanhado de toda a história da Igreja anterior que o possibilitou aprender do Cristo. Crente que despreza Igreja é des-crente, igreja que despreza história é des-igreja. Tudo isso é des-graça.
O ministério teve seu início em Maio de 2010 , quando o Pastor Sergio Lourenço encontrou dificuldades em alcançar vidas de pessoas que não conhecem a Cristo através do púlpito das igrejas, pois seria impossível ganhar o mundo para Cristo somente ministrando na igreja local, tendo uma visão de conquista em massa, o ministério consiste em alcançar vidas e evangelizar através da rede mundial da internet, sem perder o compromisso de exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Temos o ideal de amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento. Com a necessidade de ter um líder nos dias 22 e 23 de Abril de 2011 no salão de convenções do Hotel Bernal na Cidade de Ituiutaba – Minas Gerais, foi realizada a unção e consagração de Obreiros e Pastores do Seminário Internacional de Teologia, com as ilustres presenças do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo. Onde foi realizada a unção com olho e consagração do Pastor Sergio Lourenço, sobre a palavra de I SAMUEL 16:12-13 que diz assim: E DISSE O SENHOR DEUS, LEVANTE E UNGE-O PORQUÊ ESTE MESMO É. ENTÃO SAMUEL TOMOU O CHIFRE DO AZEITE, E UNGIU-O NO MEIO DE SEUS IRMÃOS E DESDE AQUELE DIA EM DIANTE O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS SE APODEROU DE DAVI. Após a ministração da palavra, o Pastor Sergio Lourenço fez o seguinte Juramento Pastoral: Eu Pastor Sergio Lourenço, prometo exercer a obra de Deus com honestidade, cumprir a Bíblia e depois a Constituição e as Leis; defender a ética e a moral cristã e os bons costumes, amparar os abandonados, necessitados e idosos, combater o crime, os vícios e a violência, trabalhar pela filantropia e paz social. Prometo amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir o ide do Senhor Jesus, evangelizar as nações, criar e dirigir igrejas, ministrar libertação e cura divina, ensinar a doutrina para os fiéis, gerar e incentivar novos obreiros e zelar do rebanho de Deus, até o momento do arrebatamento ou do ultimo minuto de minha vida. Assim eu prometo! Após o juramento pastoral o Pastor Sergio Lourenço Junior teve seu ministério pastoral reconhecido e apoiado pelas instituições presentes, e recebeu seu diploma de conclusão das mãos do Reitor e Pastor Omar Silva da Costa e do Diretor Geral Pastor Magnos Carlo concluindo assim a cerimônia. Após o termino da cerimônia o Pastor Sergio Lourenço fez a seguinte declaração aos presentes: “Eu quero trabalhar pra meu Senhor, Levando a Palavra com amor; Quero eu cantar e orar, E ocupado quero estar, Sim, na vinha do Senhor. Trabalhai e orai. Na seara e na vinha do Senhor; Meu desejo é orar, E ocupado quero estar Sim, na vinha do Senhor. Eu quero, cada dia, trabalhar; Escravos do pecado libertar; Conduzi-los a Jesus, Nosso guia, nossa luz, Sim, na vinha do Senhor. Eu quero ser obreiro de valor, Confiando no poder do Salvador; Se quiseres trabalhar, Acharás também lugar, Sim, na vinha do Senhor”. O ministério teve uma grande aceitação mundial e já teria alcançado mais de 55 países ao redor do mundo entre eles: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, México, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Território Britânico do Oceano Índico, Turquia, Ucrânia, Venezuela, Vietnã entre outros. O ministério tem o apoio do grupo Portas Abertas e também o apoio do CONSELHO DE PASTORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. Faça você também parte e ajude este ministério a levar a palavra de Deus para o mundo quebrando as fronteiras e salvando vidas para o reino dos céus!
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