GÊNESIS - CAPÍTULO 4- ESTUDANDO A BÍBLIA DE FORMA EFICIENTE - REALIZAÇÃO: CANAL DA BÍBLIA - MINISTÉRIO EM DEFESA DA FÉ APOSTÓLICA E CENTRO DE FORMAÇÃO APOSTÓLICA
Um aspecto terrível do pecado é que ele não pode ser isolado nem
obliterado facilmente. Executa progressivamente sua obra devastadora na
sociedade, de geração em geração. O pecado de Adão e Eva não causou infortúnio
apenas para suas vidas; passou de pai para filho, de época para época. A
história no capítulo 4 ilustra dolorosamente este fato e as genealogias ampliam
as repercussões do mal por todas as gerações. O Assassinato de um Irmão Crédulo
(4.1-16) Na estrutura geral, esta história é muito semelhante à anterior. Tem
um cenário (4.1-5), um ato de violação (4.8), uma cena de julgamento (4.9-15) e
a execução da sentença (4.16). A história dos primeiros dois rapazes nascidos a
Adão e Eva (1) realça as repercussões do pecado dentro da unidade familiar. Os rapazes,
Caim e Abel (2), tinham temperamentos notavelmente opostos. Caim gostava de
trabalhar com plantas cultiváveis. Abel gostava de estar com animais vivos.
Ambos tinham uma disposição de espírito religioso. Os filhos de Adão levaram
sacrifícios ao SENHOR (3), o primeiro incidente sacrifical registrado na
Bíblia. Que Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua
gordura (4) não quer dizer necessariamente que animais são superiores a
plantas para propósitos sacrificais. Por que atentou o SENHOR para Abel e para
a sua oferta (5) fica evidente à medida que a história se desenrola. A primeira
pista aparece quase imediatamente. Caim não suportava que algum outro ficasse
em primeiro lugar. A preferência do Senhor por Abel encheu Caim de raiva. Só
Caim podia ser o “número um”. O Senhor não estava ausente da hora da adoração.
Ele abordou Caim e lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente, mas por
meio de um jogo de palavras informou Caim que ele estava em real perigo. Em
hebraico, a palavra aceitação (7) é, literalmente, “levantamento”, e está em
contraste com descaiu (6). Um olhar abatido não é companhia adequada de uma
consciência pura ou de uma ação correta. O ímpeto das perguntas de Deus era
levar Caim à introspecção e ao arrependimento. Se Caim tivesse feito bem (7),
com certeza Deus o teria graciosamente recebido. Mas, e se Caim não tivesse
feito bem? Esta era a verdadeira questão que Caim ignorava, pois ele lançava a
culpa em Abel. A ameaça à sua vida espiritual não estava longe. O pecado estava
bem do lado de fora da porta, pronto para levar Caim à ruína. Precisamos
examinar duas palavras no versículo 7. A palavra traduzida por pecado (hatt'at)
pode significar pecado ou oferta pelo pecado. A última opção está fora de
questão, porque a presença fora da porta não parece ser útil; é sinistra.
Apalavra jaz (robesh) é um substantivo verbal. O problema para o tradutor é:
Esta palavra serve de verbo, jaz, ou de substantivo, dando o sentido: “O pecado
está de tocaia”? E. A. Speiser destaca que o acádio, uma das origens do
hebraico bíblico, tem basicamente a mesma palavra, rabishum (note que as
primeiras três consoantes são as mesmas), que significa “demônio”. Esta
história bíblica vem do mesmo local geográfico; assim, se considerarmos que robesh
é um empréstimo do acádio, a solução está à mão.' O texto descreve o pecado
como um demônio malévolo, pronto para se lançar sobre Caim se este sair da
presença de Deus sem se arrepender. Deus graciosamente ofereceu a Caim o poder
de vencer o pecado: Sobre ele dominarás. A última porção do versículo 7 pode
ser parafraseada: “Tu deixaste o fogo da raiva arder por dentro; por
conseguinte, quando tu deixares meu domicílio, o pecado te tomará. É melhor
dominares a raiva para que a destruição não te vença”. Mas Caim saiu da
presença de Deus e a raiva se transformou em ciúme, o qual, por sua vez, se
tornou em ódio assassino junto com um plano ardiloso. No campo, um dia a ação
má foi executada — Caim... matou (8) Abel deliberadamente e sem provocação. Mas
Caim não pôde evitar o SENHOR (9). Logo se desenvolveu a cena de julgamento. A
voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra (10) é vívida expressão
idiomática que significa: “Tu podes tentar esquecer teu ato de violência, mas
eu não posso. O que quer que aconteça com meus filhos é questão de preocupação
pessoal para mim”. O privilégio de cultivar a vida vegetal foi tomado de Caim e
ele foi banido para o deserto, a fim de ser fugitivo e errante (12). A
exposição do seu pecado mudou Caim. O ódio arrogante se tornou em medo covarde
misturado com autopiedade. Ele estaria suscetível do mesmo destino que desferiu
ao irmão. Não pôde nem suportar o pensamento. Mas Deus não escarneceu dele.
Mais uma vez sua misericórdia suavizou o castigo. Pôs o SENHOR um sinal em Caim
(15). Assim, Caim partiu para enfrentar uma vida totalmente nova, longe de
Deus. A designação terra de Node (16) significa “terra de vagueação”, e não
parece ser o nome de uma região específica que não seja sua direção geral para
a banda do oriente do Éden. De 4.2-9, G. B. Williamson analisa “Caim e Abel”.
1) A diferença nos homens — até entre irmãos, 2b,5b,6,8,9; 2) A diferença
significativa nas suas ofertas, 3-5a (cf. Hb 11.4); 3) Eis uma revelação da
bondade e severidade de Deus, 7a. Os Descendentes de Caim: Criativos mas
Impiedosos (4.17-24) A importância de Caim foi exaurida, e a linhagem de sua
posteridade rebelde é incompletamente apresentada em forma genealógica
abreviada. A esposa de Caim foi, implicitamente, uma irmã (cf. 5.4) que partiu
com ele para o exílio. Caim começou a construir uma habitação fortalecida, uma
cidade (17), e orgulhosamente a chamou de Enoque, o nome do seu primeiro filho.
A procura de Caim e seus filhos por segurança estava simbolizada pela
construção de muros pesados, a procriação de muitos filhos com esposas
múltiplas e o poder da perícia profissional, do armamento e do ódio. O primeiro
poema da Bíblia (23,24) serve de ilustração da amargura feroz que envenenou o
espírito destes homens. O significado do versículo 23 é: “Matei um homem
[meramente] por me ferir e um jovem [só] por me golpear e me ferir” (BA).
Alcançaram o pico da habilidade e realização, mas também se chafurdaram nas
profundezas do mal. A EXPANSÃO DE UM Novo COMEÇO (4.25-6.8) No Livro de
Gênesis, as linhas de pensamento ou grupos de indivíduos menos importantes
recebem pouca atenção para logo serem descartados. O interesse é focalizado nas
doutrinas ou pessoas que são centrais aos procedimentos redentores de Deus com
o homem. O Terceiro Filho de Adão (4.25,26) O rapaz que substituiu o Abel
assassinado recebeu um nome bem adequado. Sete (25) significa “designado ou
colocado”, o que indicava a misericórdia de Deus. Ele deu a Adão e Eva um filho
que preservaria a fé no único Deus verdadeiro. Foi nesta família que o fogo da
verdadeira adoração foi luminosamente mantido aceso. Aqui estava a base para a
esperança de que a piedade era possível entre os homens.
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